Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como escolher o melhor protetor solar infantil

Dezembro 2019

O protetor solar deve ser utilizado no bebê a partir de 6 meses de idade, pois é muito importante para proteger a pele frágil dos raios solares agressivos, que podem provocar problemas graves, como queimaduras ou câncer de pele. Os bebês que têm maior risco de lesões pelo sol são aqueles com cabelos loiros ou ruivos, olhos claros e pele clara.

Algumas dicas para comprar o melhor protetor infantil incluem:

  • Preferir uma fórmula específica para bebês de marcas de produtos infantis de confiança
  • Escolher uma fórmula à prova de água, pois mantém-se mais tempo na pele;
  • Dar preferência para fórmulas com dióxido de titânio ou óxido de zinco, pois são ingredientes que não são absorvidos, diminuindo o risco de alergia;
  • Optar por um protetor com FPS superior a 30 e contra raios UVA e UVB;
  • Evitar protetores solares com repelentes de insetos, porque aumentam o risco de alergia.

Não é recomendado passar antes dos 6 meses de idade porque a maioria dos protetores solares contêm químicos que podem irritar a pele e, por isso, se utilizado em excesso, pode causar uma reação alérgica grave.

Assim, antes de passar qualquer tipo de protetor solar na pele do bebê é importante consultar o pediatra e, depois, testar o produto numa pequena área da pele para observar se surgem alterações durante as 48 horas seguintes. Este teste deve ser feito sempre que se troca de produto. Veja o que fazer em caso de reação alérgica ao protetor solar.

Como escolher o melhor protetor solar infantil

Além de saber escolher o melhor protetor também é importante não esquecer de vestir o bebê de forma adequada para proteger o máximo de pele, sem exagerar nas camadas de roupa, pois podem aumentar muito a temperatura corporal.

O horário de exposição deve ser feito nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, evitando-se as horas entre as 10 e as 16 horas, onde os raios solares são mais intensos.

Como passar o protetor solar

Dependendo da idade do bebê existem cuidados diferentes na hora de ir para a praia ou de passar o protetor:

1. Até os 6 meses

Evitar ao máximo, preferindo usar roupas claras e cobrir o rosto com óculo de sol e chapéu de aba larga. O bebê não deve ficar exposto ao sol, nem ficar na areia da praia, embaixo do guarda sol, porque o sol ainda pode atravessar o tecido e prejudicar o bebê. 

2. Mais de 6 meses

Utilizar o protetor solar com abundância, passando em todo o corpo para evitar que o bebê exponha regiões não protegidas enquanto brinca na praia, por exemplo. Deve-se voltar a passar o protetor a cada 2 horas, mesmo que o bebê não vá na água, porque a transpiração também remove o creme.

3. Em todas as idades

O protetor deve ser aplicado na pele cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol para garantir proteção completa desde o primeiro minuto. Além disso, é importante passar o protetor em toda a pele do rosto, mesmo em volta dos olhos.

O protetor solar deve ser usado todos os dias, mesmo durante o inverno, uma vez que os raios solares sempre podem agredir a pele. 

Assista o vídeo seguinte e esclareça todas as suas dúvidas sobre o protetor solar:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Proteção solar na infância. 2015. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2012/12/Fotoproteo-na-infancia-e-adolescencia-para-o-pediatra-2015.pdf>. Acesso em 17 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem