Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa proteína na urina na gravidez

A presença de proteína na urina, conhecida cientificamente como proteinúria, é uma alteração comum e normal na gravidez, que normalmente está relacionada com o aumento do trabalho dos rins para filtrar o excesso de líquidos desta nova fase da vida da mulher.

Porém, quando a quantidade de proteínas na urina está muito elevada, geralmente acima de 300 mg por dia, pode significar alguns problemas de saúde, como uma pequena infecção ou, até mesmo, pré-eclâmpsia.

Dessa forma, todos os exames, de sangue ou urina, feitos pela gestante devem ser sempre avaliados pelo obstetra para identificar se é necessário fazer outros exames de forma a diagnosticar possíveis problemas de saúde e iniciar o tratamento precoce.

O que significa proteína na urina na gravidez

Principais causas de proteína na urina na gravidez

Algumas das causas mais comuns da presença de excesso de proteína na urina são:

1. Excesso de estresse

O que significa proteína na urina na gravidez

A gestação é um período de muitas alterações e adaptações na vida da grávida e, por isso, o nível de estresse pode estar muito elevado. Geralmente, o aumento do estresse provoca um aumento no funcionamento do organismo, o que também se traduz num aumento da filtração nos rins.

Assim, é comum o surgimento de proteína no exame de urina, no entanto, esta alteração é temporária e desaparece em poucos dias, sem afetar a saúde da gestante ou do bebê.

O que fazer: Para aliviar o estresse durante a gravidez, é importante adotar algumas estratégias, como a prática regular de exercício, fazer atividades que gosta, ter uma alimentação saudável e descansar. Assim, é possível diminuir a quantidade de proteína na urina, bem como aproveitar a gravidez.

2. Infecção urinária

O que significa proteína na urina na gravidez

A existência de uma infecção urinária é uma das principais causas de proteinúria, acontecendo devido à presença de bactérias. Nestes casos, é possível ter outros sinais como aumento da frequência para urinar, sensação de peso na bexiga ou desconforto ao urinar, por exemplo.

Embora a infecção urinária não afete diretamente o bebê, ela precisa ser tratada rapidamente para evitar outras complicações como parto prematuro ou diminuição do peso do bebê ao nascimento.

O que fazer: O tratamento para infecção urinária na gravidez é feito com o uso de antibióticos, que devem ser indicados pelo ginecologista e usados de acordo com a recomendação, uma vez que alguns antibióticos não são recomendados durante a gravidez e podem trazer consequências para a saúde do bebê. Os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção urinária durante a gravidez são Cefalexina ou Ampicilina, que normalmente são indicados por 7 a 14 dias. Saiba mais sobre o tratamento da infecção urinária na gravidez.

3. Pré-eclâmpsia

O que significa proteína na urina na gravidez

A pré-eclâmpsia é uma complicação séria da gravidez, caracterizada por pressão alta, ganho rápido de peso e pressão alta na gravidez, que deve ser identificada o mais rápido possível para evitar problemas de saúde na grávida. Nestes casos, o excesso de proteínas surge após o 2º trimestre de gravidez e está associado a outras alterações como aumento da pressão arterial, dor de cabeça ou inchaço no corpo.

Quando existe suspeita de pré-eclâmpsia, é importante repetir o exame de urina e fazer consultas no obstetra para avaliar a pressão arterial.

O que fazer: Nos casos de pressão alta na gravidez, é recomendado que a mulher repouse durante o dia e beba bastante líquidos, além de manter uma dieta equilibrada e pobre em sal e alimentos industrializados. Além disso, é recomendado praticar atividades físicas leves, como caminha, Yoga ou hidroginástica, por exemplo. Veja como é feito o tratamento da pressão alta na gravidez.

Proteína na urina pode indicar gravidez?

Embora a gestação provoque um aumento na quantidade de proteína na urina, nem sempre essa alteração é sinal de gravidez. Isso acontece porque vários problemas de saúde podem causar a mesma alteração:

  • Problemas no funcionamento dos rins;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Pressão alta;
  • Infecção urinária.

Assim, quando o exame de urina indica a presença de proteína é importante consultar o clínico geral para avaliar a necessidade de fazer outros exames, que ajudem a determinar se existe algum problema de saúde que precise ser tratado.

Entenda o significado das diferentes alterações no exame de sangue.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem