Problemas de coluna podem causar dor de cabeça

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
janeiro 2022

Os problemas de coluna são uma importante causa para o aparecimento de dor de cabeça, pois, quando há alguma alteração na região cervical, a tensão que se acumula nos músculos da parte superior das costas e do pescoço produz um estímulo doloroso para o cérebro, que responde gerando dor de cabeça.

Este tipo de dor de cabeça é também muitas vezes conhecido como cefaleia tensional. Conheça outras causas da dor de cabeça tensional e o que fazer.

Alguns exemplos dos principais problemas relacionado à coluna, que podem causar dor de cabeça, são:

  • Aumento da tensão muscular devido ao cansaço e ao estresse;
  • Desvio na coluna;
  • Má postura;
  • Costela cervical;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico.

Estas alterações levam ao desequilíbrio nas forças de sustentação da cabeça, gerando compensações que podem comprometer a biomecânica da região do pescoço, causando dor de cabeça.

Por vezes, a dor de cabeça pode ser confundida com uma enxaqueca porque geram sintomas semelhantes. No entanto, a dor de cabeça com origem em problemas de coluna possui algumas características típicas. Estas características são dor que inicia ou que piora com os movimentos do pescoço e/ou aumento da sensibilidade na região da nuca.

Como aliviar a dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça causada por problemas de coluna, existem alguns passos que se podem fazer:

Assista o vídeo a seguir para saber o que pode aliviar a dor nas costas, que também pode estar relacionada com a dor de cabeça tensional:

Além disso, é fundamental tratar a coluna para eliminar o problema pela raiz. Neste caso, o ideal é buscar ajuda de um fisioterapeuta para que ele inicie o tratamento adequado. Este profissional poderá utilizar algumas técnicas, como mobilização das vértebras da coluna, da primeira costela, além de exercícios e massagens que podem ajudar a reequilibrar as forças que mantêm o bom posicionamento do pescoço e da cabeça, evitando assim a dor de cabeça de origem cervicogênica.

Quando ir ao médico

É aconselhado procurar um clínico geral ou ortopedista quando:

  • A dor de cabeça é intensa e persistente;
  • A dor de cabeça começa ou piora quando mexe o pescoço;
  • Quando ela se torna cada vez mais frequente;
  • Quando, além da dor de cabeça, há sensação de queimação ou formigamento no pescoço, ombros, braços ou mãos.

Na consulta é importante dizer exatamente o que sente, a quanto tempo percebe esses sintomas, se esteve envolvido em algum acidente e se pratica exercícios regularmente.

Estas questões ajudam o médico a entender a causa, ajudando no diagnóstico. Em alguns casos ele poderá solicitar exames como raio X ou ressonância, mas eles nem sempre são necessários, pois, por vezes, o médico pode chegar ao diagnóstico somente ao observar o indivíduo e seus sintomas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2022.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • O que fazer para aliviar a dor nas costas

    02:58 | 779871 visualizações