Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para luxação articular

A luxação acontece quando os ossos que formam uma articulação saem da sua posição natural devido a uma pancada forte, por exemplo, causando dor forte no local, inchaço e dificuldade para mexer a articulação.

Quando isso acontece é recomendado que:

  1. Não force o membro afetado, nem tente movimentá-lo;
  2. Faça uma tipoia para impedir a articulação de mexer, utilizando tecido, uma faixa ou um cinto, por exemplo;
  3. Aplique uma compressa gelada na articulação afetada;
  4. Chame uma ambulância, ligando para o 192, ou vá no pronto-socorro.

As luxações são muito frequentes nas crianças e podem acontecer em qualquer local, especialmente no ombro, cotovelo, dedo, joelho, tornozelo e pé.

Quando uma articulação se encontra-se luxada nunca se deve tentar colocá-la de volta no lugar, pois se for mal realizado pode causar lesões graves no sistema nervoso periférico, causando ainda mais dor e incapacidade.

Primeiros socorros para luxação articular

Como identificar uma luxação

A luxação pode ser confirmada quando existem estes 4 sinais:

  • Dor muito forte na articulação;
  • Dificuldade para movimentar o membro afetado;
  • Inchaço ou manchas roxas na articulação;
  • Deformação do membro afetado.

Dependendo do tipo da pancada e da intensidade, a luxação também pode surgir com uma fratura do osso. Nesse caso, também se deve evitar corrigir a fratura, sendo aconselhado ir rapidamente para o pronto-socorro. Saiba como identificar uma luxação.

Como é feito o tratamento

O tratamento é indicado pelo médico de acordo com o tipo de luxação, no entanto na maioria dos casos é recomendado o uso de medicamento analgésicos para aliviar os sintomas. Além disso, o médico coloca a articulação no lugar com o objetivo de acelerar o processo de recuperação da pessoa. Veja como é feito o tratamento dos principais tipos de luxação no hospital.

Como evitar uma luxação

A melhor forma de evitar uma luxação consiste em utilizar os equipamentos de segurança recomendados para atividades perigosas. Por exemplo, no caso de esportes de alto impacto é aconselhável utilizar sempre os protetores de joelho e cotovelo ou luvas de proteção.

Já no caso das crianças, também se deve evitar puxá-las pelos braços, mãos, pernas ou pés, pois pode provocar força excessiva na articulação, que acaba provocando uma luxação.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem