Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a luxação do tornozelo em casa

Após uma entorse do tornozelo é recomendado ir ao médico para fazer um raio-x e se necessário imobilizar o pé por alguns dias. O médico também poderá indicar o uso de analgésico ou anti-inflamatório, para aliviar a dor, e é importante evitar sapatos fechados porque podem causar dor e inchaço, e nos casos mais graves pode ser necessário recorrer a fisioterapia.

Os passos a seguir mostram o que é preciso fazer para se recuperar de uma luxação de tornozelo em casa:

  1. Manter o pé elevado, para evitar o inchaço ou que ele piore. Pode-se deitar na cama ou sofá e colocar uma almofada alta por baixo do pé, por exemplo.
  2. Aplicar uma compressa de gelo picado ou de ervilhas congeladas na área afetada, deixando atuar durante 15 minutos. É importante colocar uma toalhinha fininha ou uma fralda entre a pele e a compressa para evitar que o frio queime a pele.
  3. Usar muletas para não apoiar o peso todo do corpo no pé afetado e evitar mancar para não comprometer o quadril e as costas.
  4. Mexer os dedos dos pés para facilitar a recuperação e diminuir o inchaço;
  5. Quando retirar o gesso, mobilizar o tornozelo, movendo lentamente o tornozelo para cima, para baixo e para os dois lados, várias vezes ao dia.
  6. Fazer alongamentos suaves com o tornozelo para melhorar a circulação sanguínea e a amplitude de movimentos.
  7. Fazer os exercícios de fortalecimento como mover o pé para cima, para baixo e para os lados, para fortalecer os músculos da perna e facilitar a recuperação;
  8. Fazer exercícios de propriocepção. Veja alguns exemplos em: Exercícios de propriocepção para o tornozelo.
Como tratar a luxação do tornozelo em casa
Como tratar a luxação do tornozelo em casa

Numa luxação de tornozelo as partes que mais sofrem são os ligamentos e nos casos mais graves pode ocorrer fratura de algum osso da perna ou do pé. Com os ligamentos rompidos ou lesionados o tornozelo tem uma menor estabilidade, dificultando o caminhar e causando muita dor no local.

Apesar de ser possível tratar uma entorse de tornozelo leve, de grau 1, em casa, o fisioterapeuta é o profissional mais indicado para avaliar a lesão e indicar a melhor forma de reabilitação, especialmente quando há complicações como lesão nos ligamentos.

Veja outra técnica caseira para tratar a luxação no tornozelo em: Tratamento caseiro para tornozelo inchado.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...