Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a luxação do tornozelo em casa

Uma entorse de tornozelo é uma situação comum, que pode ser solucionada em casa, e geralmente a pessoa se recupera em 3 a 5 dias, havendo diminuição da dor e do inchaço. No entanto quando surgem sintomas como dificuldade para colocar o pé no chão e caminhar normalmente é recomendado fazer fisioterapia para se recuperar mais rápido.

Quando a pessoa torce o pé porque 'pisa em falso' podem haver lesões nos ligamentos do tornozelo. Enquanto que as lesões mais leves podem ser tratadas em casa, as lesões que apresentam roxidão na frente e na lateral do pé, além de dificuldade para caminhar são indicativos de que é preciso fazer fisioterapia.

Saiba mais sobre a gravidade da lesão e como é o tratamento para os casos mais graves.

Como tratar a luxação do tornozelo em casa

Passos para curar uma entorse de tornozelo mais rápido

Apesar de ser possível tratar uma entorse de tornozelo leve, de grau 1, em casa, o fisioterapeuta é o profissional mais indicado para avaliar a lesão e indicar a melhor forma de reabilitação, especialmente quando há complicações como lesão nos ligamentos.

Os passos a seguir mostram o que é preciso fazer para se recuperar de uma luxação de tornozelo em casa:

  1. Manter o pé elevado, para evitar o inchaço ou que ele piore. Pode-se deitar na cama ou sofá e colocar uma almofada alta por baixo do pé, por exemplo.
  2. Aplicar uma compressa de gelo ou de ervilhas congeladas na área afetada, deixando atuar durante 15 minutos. É importante colocar uma toalha fininha ou uma fralda entre a pele e a compressa para evitar que o frio queime a pele.
  3. Mexer os dedos dos pés para facilitar a recuperação e diminuir o inchaço;
  4. Fazer alongamentos suaves com o tornozelo para melhorar a circulação sanguínea e a amplitude de movimentos.

Numa luxação de tornozelo as partes que mais sofrem são os ligamentos e nos casos mais graves pode ocorrer fratura de algum osso da perna ou do pé. Com os ligamentos rompidos ou lesionados o tornozelo tem uma menor estabilidade, dificultando o caminhar e causando muita dor no local. Por isso, nas lesões mais graves o tratamento caseiro não é suficiente, sendo necessário fazer fisioterapia. 

Quanto tempo demora a recuperação 

As lesões mais simples demoram até 5 dias para recuperar completamente, mas no caso de lesões mais graves, havendo roxidão, inchaço e dificuldade para caminhar, o tempo de recuperação pode demorar até cerca de 1 mês, sendo necessário fazer reabilitação. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem