Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quais os primeiros socorros na suspeita de infarto

Os primeiros socorros para infarto agudo do miocárdio ajudam a reduzir as sequelas, ou salvar a vida da pessoa que sofre o episódio. Para isto é recomendado reconhecer os sintomas, acalmar e deixar a vítima confortável, e chamar uma ambulância, ligando par ao SAMU 192 o mais rapidamente possível. 

Assim, para entender melhor como agir diante de uma situação de infarto, mesmo estando sozinho, é recomendado seguir os seguintes passos:

1. Reconhecer os sintomas

Uma pessoa que sofre um infarto agudo do miocárdio pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor no peito, tipo queimação ou aperto, que pode irradiar para os braços ou para a mandíbula, intensa ou dura mais que 20 minutos;
  • Enjoo ou vômito;
  • Suor frio;
  • Falta de ar;
  • Palpitações.

Além disso, podem haver tontura intensa e desmaio. 

Quais os primeiros socorros na suspeita de infarto

2. Chamar uma ambulância

Após identificar os sintomas de infarto, é recomendado chamar a ambulância ligando para o SAMU 192, ou para serviço de atendimento móvel particular, caso prefira. 

3. Acalmar a vítima

Na presença dos sintomas, a pessoa afetada pode ficar muito ansiosa ou agitada, o que pode piorar os sintomas e a gravidade do quadro. É recomendado solicitar que a pessoa respire profunda e calmamente, solicitar que as pessoas muito próximas se afastem, evitando aglomerado de pessoas. 

4. Desapertar a roupa

É recomendado evitar apertos, como cintos ou botões apartados e, caso seja possível, é preferível deixar a vítima sentada ou deitada, em um local calmo e ventilado.

5. Oferecer 2 comprimidos de aspirina

Os comprimidos de aspirina (AAS) são recomendados caso a vítima nunca tenha tido infarto prévio e não possuir alergia. 

Também recomendado colher algumas breves informações, como doenças que possui ou se usa alguma medicamento para o coração, pois quando a vítima tem histórico de infarto, o cardiologista pode ter receitado um comprimido de nitrato, como Monocordil ou Isordil, para ser utilizado em emergências. Por isso, deve-se substituir a aspirina por este comprimido.

6. Em caso de desmaio, deitar e observar os sinais vitais

Caso a vítima desmaie, deve-se deixa-la deitada em uma posição confortável, com a barriga para cima ou de lado, checando sempre a presença dos batimentos cardíacos e respiração. 

Porém, se o coração da vítima parar de bater antes da chegada da ajuda médica, é importante iniciar a massagem cardíaca até que a ambulância chegue ou até o coração voltar a bater. Confira o passo-a-passo de como fazer a massagem cardíaca vendo este vídeo:

As pessoas que apresentam infarto também têm risco aumentado de desenvolver AVC, principalmente pessoas hipertensas, diabéticas, que têm um colesterol elevado ou que fumam, e alguns dos sintomas que podem apresentar neste caso são fraqueza em um alado do corpo ou do rosto ou dificuldade para falar, por exemplo. Confira, também, os primeiros socorros para AVC.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...