6 teorias que explicam porque sonhamos

Atualizado em março 2024

Algumas teorias que explicam porque sonhamos são que os sonhos podem representar os nossos pensamentos e desejos ou servem para criar ou consolidar os aprendizados e memória, por exemplo.

Ao longo dos anos têm sido feitos vários estudos e investigações sobre o cérebro, mas muito sobre o seu funcionamento ainda continua um grande mistério, não existindo um consenso entre os vários tipos de cientistas e investigadores.

Embora a maioria concorde que os sonhos são uma coleção de imagens que vemos durante o dia, não existe uma explicação unanime sobre a razão pela qual isso acontece, e por isso, são propostas algumas teorias do porque sonhamos.

Imagem ilustrativa número 1

6 teorias que explicam porque sonhamos

As principais teorias que tentam explicar o porquê dos sonhos são:

1. Sonhamos para realizar nossos desejos

Tudo aquilo que lembramos dos sonhos é uma representação dos nossos pensamentos, vontades e desejos mais inconscientes e primitivos. Dessa forma, a mente consciente consegue ter contato direto com aquilo que desejamos realmente, permitindo atingir mais facilmente a realização pessoal.

Ao sabermos aquilo que desejamos mais profundamente, conseguimos tomar medidas mais concretas durante o nosso dia a dia para atingir nossos sonhos.

2. Sonhamos para lembrar

Em 2010, um grupo de cientistas chegou à conclusão de que existe maior taxa de sucesso para resolver um labirinto quando se dorme e se sonha com esse labirinto.

Assim, pessoas que tentavam sair do labirinto pela segunda vez e tinham sonhado, tinham uma taxa de sucesso 10 vezes superior a quem tentava pela segunda vez sem sonhar com o labirinto.

Isto poderá significar que alguns processos de memória apenas acontecem enquanto dormimos e, por isso, os nossos sonhos podem ser apenas um sinal de que esses processos estão acontecendo durante o sono.

3. Sonhamos para esquecer

O nosso cérebro contém mais de 10 mil trilhões de ligações neuronais que são criadas sempre que pensamos ou fazemos alguma coisa nova.

Em 1983, um estudo sobre o cérebro, sugeriu que, enquanto dormimos, principalmente durante a fase de sono REM, o neocortex do cérebro revê todas as ligações e elimina as desnecessárias, resultando nos sonhos.

4. Sonhamos para manter o cérebro funcionando

Segundo esta teoria, os sonhos resultam da necessidade constante do cérebro para criar e consolidar memórias. Por isso, quando não existe qualquer tipo de atividade que estimule o cérebro, como acontece enquanto dormimos, o cérebro ativa um processo automático que gera imagens através de memórias, apenas para se manter ocupado.

Dessa forma, os sonhos seriam comparados a uma proteção de tela, como acontece nos celulares ou laptops, que evita que o cérebro fique completamente desligado.

5. Sonhamos para treinar nossos instintos

Sonhos com situações perigosas são geralmente considerados pesadelos e, por isso, não são o tipo de sonhos que queremos lembrar.

No entanto, segundo esta teoria, os pesadelos podem ser muito benéficos. Isso porque, servem para treinar nossos instintos básicos de fuga ou luta, caso sejam necessários um dia.

6. Sonhamos para curar a mente

Os neurotransmissores responsáveis pelo estresse estão muito menos ativos durante o sono, mesmo quando sonhamos com experiências traumáticas. Por essa razão, alguns investigadores acreditam que um dos principais objetivos dos sonhos é tirar a carga negativa dessas experiências dolorosas, para permitir a cura psicológica.

Assim, a teoria apoia a ideia de que, durante o sono, podemos rever nossas memórias negativas com menos efeito do estresse, o que pode acabar ajudando a ultrapassar nosso problemas com maior clareza e de forma psicologicamente mais saudável.

O que significam os sonhos

Segundo a crença popular, quando se sonha com um determinado objeto, ideia ou símbolo, significa que algo irá acontecer na nossa vida. Algumas das crenças mais popular incluem sonhar com:

  • Cobra: ver uma cobra ou ser mordido por uma indica que existem medos ou preocupações escondidas;
  • Cachorro: este sonho representa valores como lealdade, generosidade e proteção e, por isso, pode significar que a pessoa tem valores fortes e boas intenções;
  • Dentes caindo: normalmente indica falta de autoconfiança ou vergonha;
  • Rato: pode indicar que a pessoa está gastando muito tempo em problemas pouco importantes;
  • Dinheiro: dinheiro significa confiança, sucesso e valor, por isso, pode indicar que existe prosperidade ao alcance da pessoa;
  • Aranhas: ver uma aranha pode significar que a pessoa se sente um estranho em uma determinada situação, ou pode indicar a necessidade de manter a distância de alguma situação;
  • Estar grávida: geralmente indica que existe um aspeto na vida pessoal da própria pessoa que está crescendo e se desenvolvendo;
  • Bebês: ver um bebê no sonho indica inocência e novos inícios. Os bebês normalmente simbolizam pureza e vulnerabilidade;
  • Cabelo: sonhar com cabelo indica viralidade, sedução e sensualidade;
  • Morte: sonhar com a morte de alguém significa que sentimos falta da qualidade que torna essa pessoa especial na nossa vida.

Estes significados não são comprovados pela ciência, mas conseguem muita vezes representar os períodos pelo qual a pessoa está passando e, por isso, são tidos muitas vezes como verdadeiros.

Vídeos relacionados