Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pontos dolorosos da Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome crônica de causa desconhecida que provoca dor por todo o corpo e outros sintomas, como cansaço frequente e distúrbios do sono, por exemplo. Entenda mais sobre os principais sinais deste problema.

A dor causada pela fibromialgia, apesar de ser generalizada, fica mais intensa quando se pressiona alguns pontos específicos do corpo, os chamados pontos dolorosos da fibromialgia e que podem ser representados num mapa, como o que mostramos.

Mapa de pontos dolorosos

Pontos dolorosos da Fibromialgia

Nesta imagem é possível observar os principais pontos de dor da fibromialgia, que estão localizados:

  1. Na parte da frente e de trás do pescoço;
  2. Na parte de trás dos ombros;
  3. Na parte superior do peito;
  4. Nos cotovelos;
  5. Na parte superior das nádegas;
  6. No quadril;
  7. Nos joelhos.

Pessoas que sofrem com fibromialgia possuem dor crônica, mas esta pode estar ainda mais presente ou agravar quando o tempo muda e a chuva chega. Saiba porque isso pode acontecer e como aliviar esta dor aqui.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito por um clínico geral e, normalmente, é feito quando existe de dor intensa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses, no mínimo, ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo, também durante 3 meses, no mínimo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da fibromialgia tem como objetivo controlar os seus sintomas e pode ser feito com analgésicos, massagens, fisioterapia ou terapias alternativas como aromaterapia ou acupuntura, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento da fibromialgia.

Veja ainda alguns alongamentos que podem ajudar a melhorar o dia-a-dia:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...