Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da Fibromialgia

O tratamento para a fibromialgia pode ser feito com medicamentos ou de forma natural com terapias alternativas, como aromaterapia, psicoterapia ou acupuntura, por exemplo. Além disso, a fisioterapia através de exercícios e massagens também é importante para tratar a fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, de causa desconhecida, que provoca dor por todo o corpo e que acomete, principalmente, mulheres entre os 35 e os 50 anos de idade.

Tratamento medicamentoso para fibromialgia

O tratamento medicamentoso para fibromialgia deve ser orientado pelo reumatologista, neurologista ou psiquiatra e pode ser feito com:

  • Remédios analgésicos, como o Paracetamol, a Codeína ou o Tramadol para aliviar a dor por todo o corpo, característica desta doença;
  • Relaxantes musculares, como o Coltrax, por exemplo, para diminuir a rigidez dos músculos que ficam duros;
  • Antidepressivos, como a Amitriptilina, a Fluoxetina ou a Duloxetina para ajudar a tratar a depressão;
  • Indutores do sono, como o Zolpidem ou o Midazolam, por exemplo, para ajudar a tratar os distúrbios de sono que costumam ser frequentes na fibromialgia;
  • Remédios para a ansiedade, como o Diazepam ou o Lorazepam para ajudar a tratar a ansiedade;
  • Anti-convulsionantes, como Gabapentina, por exemplo, pois podem ajudar a melhorar a dor associada à fibromialgia.

A fibromialgia não tem cura, por isso, o tratamento medicamentoso apenas ajuda a diminuir a dor e os sintomas da fibromialgia.

Tratamento natural para fibromialgia

O tratamento natural para fibromialgia pode ser feito com massagens terapêuticas ou de relaxamento com óleo de semente de uva ou aromaterapia com óleo essencial de lavanda, por exemplo. Além disso, a prática regular de exercícios, como natação, yoga ou pilates pode ser uma mais valia no tratamento da fibromialgia. Saiba mais sobre este tipo de tratamento em: Tratamento natural para fibromialgia.

Tratamento caseiro para fibromialgia

Um ótimo tratamento caseiro para fibromialgia é:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano, como o tomate, a soja, os frutos do mar, os produtos integrais e as frutas secas e gordurosas, como nozes ou castanhas;
  • Tomar diariamente o suco de couve.

Veja exercícios que podem ajudar a vida melhor:

Os alimentos ricos em triptofano estimulam a produção de serotonina, uma substância responsável pela sensação de bem -estar físico e emocional, auxiliando no tratamento da fibromialgia, e o suco de couve possui propriedades mineralizantes que ajudam a combater a dor nos ossos e nos músculos.

Tratamento fisioterapêutico para fibromialgia

O tratamento fisioterapêutico para fibromialgia pode ser feito com eletroterapia com laser ou ultrassom ou apenas com massagem e exercícios de alongamento para aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e a qualidade de sono, diminuindo o cansaço. Veja como a fisioterapia pode ajudar a tratar a fibromialgia em: Tratamento de fisioterapia para fibromialgia.

Tratamento alternativo para fibromialgia

O tratamento alternativo para fibromialgia pode ser feito com a hidroterapia, a osteopatia, a psicoterapia, a acupuntura, ou técnicas de relaxamento, por exemplo. Estas terapias alternativas ajudam a aliviar a dor da fibromialgia e a reduzir alguns sintomas como o cansaço e os distúrbios do sono.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...