Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Opções de tratamento para Fibromialgia

O tratamento para fibromialgia pode ser feito com medicamentos ou de forma natural com terapias alternativas, como aromaterapia, psicoterapia ou acupuntura, por exemplo. Além disso, a fisioterapia através de exercícios e massagens também é importante para ajudar a aliviar a dor e evitar novas crises.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, de causa desconhecida, que provoca dor por todo o corpo e que acomete, principalmente, mulheres entre os 35 e os 50 anos de idade.

1. Tratamento medicamentoso

Os medicamento para fibromialgia devem ser sempre orientados pelo reumatologista, neurologista ou psiquiatra, podendo incluir:

  • Remédios analgésicos, como o Paracetamol, a Codeína ou o Tramadol para aliviar a dor por todo o corpo, característica desta doença;
  • Relaxantes musculares, como o Coltrax, por exemplo, para diminuir a rigidez dos músculos que ficam duros;
  • Antidepressivos, como a Amitriptilina, a Fluoxetina ou a Duloxetina para ajudar a tratar a depressão;
  • Indutores do sono, como o Zolpidem ou o Midazolam, por exemplo, para ajudar a tratar os distúrbios de sono que costumam ser frequentes na fibromialgia;
  • Remédios para a ansiedade, como o Diazepam ou o Lorazepam para ajudar a tratar a ansiedade;
  • Anti-convulsionantes, como Gabapentina, por exemplo, pois podem ajudar a melhorar a dor associada à fibromialgia.

A fibromialgia não tem cura, por isso, o tratamento medicamentoso apenas ajuda a diminuir a dor e os outros sintomas da fibromialgia.

2. Tratamento fisioterapêutico

O tratamento com fisioterapia para fibromialgia pode ser feito através da eletroterapia com laser e ultrassom ou apenas com massagem e exercícios de alongamento para aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e a qualidade de sono, diminuindo o cansaço.

Veja como a fisioterapia pode ajudar a tratar a fibromialgia em: Tratamento de fisioterapia para fibromialgia.

A prática regular de exercícios, como natação, yoga ou pilates também pode ser uma mais valia no tratamento da fibromialgia, sendo que estas atividades podem ser orientadas por um fisioterapeuta.

Confira ainda exercícios que pode fazer em casa:

3. Opções de tratamento alternativo e natural

O tratamento alternativo para fibromialgia pode ser feito com a hidroterapia, a osteopatia, a psicoterapia, a acupuntura, ou técnicas de relaxamento, por exemplo. Estas terapias alternativas ajudam a aliviar a dor da fibromialgia e a reduzir alguns sintomas como o cansaço e os distúrbios do sono.

Além disso, existem ainda as massagens terapêuticas ou de relaxamento, assim como a aromaterapia com óleos essenciais, por exemplo. Saiba mais sobre quais as diferentes opções de tratamento natural para fibromialgia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...