Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Fibromialgia

Um excelente remédio caseiro para a fibromialgia é o suco de couve com laranja e o chá de erva de São João, pois ambos possuem propriedades que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados ​​por esta doença.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor em várias partes do corpo e não tem cura. No entanto, existem vários tratamentos que permitem aliviar os sintomas, como a fisioterapia, uso de medicamentos prescritos pelo médico e algumas terapias alternativas. Entenda o que é fibromialgia e como é o tratamento.

Estes remédios caseiros podem ser usados ​​em conjunto com terapias prescritas pelo médico para aliviar os sintomas causados ​​pela fibromialgia.

1. Chá de erva de São João

Remédios caseiros para Fibromialgia

O chá de erva de São João possui propriedades relaxantes, diminuindo assim as dores da fibromialgia, sendo por isso outro excelente remédio caseiro para fibromialgia.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de Erva de São João;
  • 500 ml de água.

Modo de Preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Quando ferver, desligar o fogo e tampar a panela. Deixar esfriar com a tampa, coar e beber 3 a 5 xícaras por dia.

2. Suco de couve com laranja

Remédios caseiros para Fibromialgia

Este remédio caseiro com couve é rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C, que ajudam a tonificar os músculos, fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a energia e desintoxicar o organismo, sendo excelente para diminuir as dores provocadas pela fibromialgia.

Ingredientes

  • 1 copo de suco puro de laranja;
  • 2 folhas de couve;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem coar. Recomenda-se tomar este suco 2 vezes ao dia, 1 em jejum e outro ao final da tarde. Pode-se variar o sabor do suco, batendo a couve com outras frutas, como abacaxi, limão ou maçã, por exemplo.

3. Chá de Ginkgo biloba

Remédios caseiros para Fibromialgia

O ginkgo biloba é uma planta medicinal chinesa, rica em flavonóides e terpenóides, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, esta planta apresenta inúmeros benefícios, como melhorar a concentração, evitar a perda de memória e combater a ansiedade e a depressão, que é uma das principais causas da fibromialgia.

Ingredientes

  • 5 folhas secas ou 1 colher de sopa de pó de gingko biloba seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e deixear descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar 4 vezes ao dia.

Também se pode ingerir gingko biloba como suplemento, numa dose de 2 cápsulas por dia ou conforme indicado pelo médico.

4. Pimenta caiena

Remédios caseiros para Fibromialgia

A pimenta caiena contém capsaicina, assim como a pimenta e a malagueta. Esta substância, de acordo com alguns estudos científicos, ajuda a liberar serotonina, que está diretamente relacionada à percepção da dor, levando à sua diminuição. Por esse motivo, adicionar uma pitada de pimenta caiena a sucos, batidos, água e refeições, pode ajudar a aliviar a dor, além de incluir pimenta para temperar os alimentos.

Além disso, também é possível comprar creme de capsaicina em farmácias, para aliviar as dores musculares, que pode ser aplicado na pele 3 ou 4 vezes ao dia.

5. Chá de cúrcuma

Remédios caseiros para Fibromialgia

A cúrcuma é uma raiz rica em antioxidantes, cujo principal composto ativo é a curcumina, com efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a dor causada pela fibromialgia. Conheça outros benefícios da cúrcuma.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açafrão em pó;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a cúrcuma em pó na água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, deixar esfriar e, uma vez quente, beber até 3 xícaras por dia entre as refeições.

Veja também o vídeo seguinte com exercícios e dicas para melhorar sua qualidade de vida:

Bibliografia >

  • DE SOUSA Simone; MELO Josimari et al. Efficacy and Safety of Medicinal Plants or Related Natural Products for Fibromyalgia: A Systematic Review. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 1º. 1-10, 2013
  • GALEOTTI Nicoletta; VIVOLI Elisa et al. St. John’s Wort reduces neuropathic pain through a hypericin-mediated inhibition of the protein kinase C g and e activity. Biochemical Pharmacology. 79. 1327–1336, 2010
  • SHARMA Sanya; KOCHHAR K. USE OF MEDICINAL PLANTS IN TREATMENT OF FIBROMYALGIA. International Journal of Pharmaceutical and Biological Science Archive. 7. 5; 7-11, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem