O nitrato de miconazol é um medicamento com ação anti-fúngica, que é muito utilizado para o tratamento de infecções causadas por leveduras de fungos na pele ou mucosas.
Esta substância pode ser encontrada em farmácias, na forma de creme e loção, para o tratamento de infecções fúngicas da pele, e em creme ginecológico, para o tratamento da candidíase vaginal.
O modo de uso do nitrato de miconazol depende da forma farmacêutica que o médico receitar, sendo que o creme ginecológico deve ser aplicado internamente, no canal vaginal, de preferência à noite, para que tenha maior eficácia. Saiba mais sobre outros tipos de nitrato de miconazol e como usar.

Para que serve
O nitrato de miconazol em creme vaginal, está indicado para o tratamento de infecções na vulva, vagina ou região perianal causadas pelo fungo Candida, chamada de Candidíase.
Geralmente, as infecções causadas por este fungo causam intensa coceira, vermelhidão, ardência e um corrimento vaginal branco grumoso. Saiba como identificar a candidíase.
Como usar
O creme vaginal de nitrato de miconazol deve ser utilizado com os aplicadores contidos na embalagem junto com o creme, que têm uma capacidade para cerca de 5 g do medicamento. A utilização do medicamento deve seguir os seguintes passos:
- Preencher a parte interna do aplicador com o creme, adaptando-o no bico da bisnaga e apertando o seu fundo;
- Introduzir o aplicador delicadamente na vagina, o mais profundamente possível;
- Empurrar o êmbolo do aplicador para que este fique vazio e o creme seja depositado no fundo da vagina;
- Remover o aplicador;
- Descartar o aplicador, caso a embalagem contenha com a quantidade suficiente para o tratamento.
O creme deve ser usado de preferência à noite, por 14 dias seguidos, ou conforme orientação do médico.
Durante o tratamento, devem ser mantidas as medidas habituais de higiene e adotadas outras medidas, como manter a região íntima seca, evitar compartilhar toalhas, evitar o uso de roupas apertadas e sintéticas, evitar alimentos com açúcar e beber bastantes líquidos ao longo do dia. Saiba mais sobre o tratamento, receitas caseiras e cuidados durante o tratamento da candidíase.
Possíveis efeitos colaterais
Apesar de ser raro, o nitrato de miconazol pode causar algumas reações, como irritação local, coceira e sensação de ardor e vermelhidão na pele, além de cólicas abdominais e urticária.
Quem não deve usar
Este medicamento é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e não deve ser usado por grávidas ou lactantes sem recomendação do médico.