Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Polifagia (vontade excessiva de comer)

A polifagia, também conhecida por hiperfagia, é um sintoma que se caracteriza por fome excessiva e uma vontade de comer considerada superior ao normal, que não passa mesmo que a pessoa coma.

Embora se possa manifestar esporadicamente em algumas pessoas sem causa aparente, este é um sintoma muito característico de certas doenças metabólicas, como diabetes ou hipertireoidismo, e é muito comum em pessoas que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão.

O tratamento deste sintoma consiste em resolver a causa que está na sua origem, que geralmente é feito com medicamentos e ajustes na dieta.

O que é Polifagia (vontade excessiva de comer)

Possíveis causas

Geralmente, a polifagia decorre de alterações metabólicas ou psicológicas, como:

1. Ansiedade, estresse ou depressão

Algumas pessoas que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão, podem sofrer de polifagia, porque liberam cortisol em quantidades superiores ao normal, que é um hormônio que pode causar aumento do apetite.

Além da polifagia, podem surgir outros sintomas, como perda de energia, insônia ou alterações de humor.

2. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma doença que resulta da hiperatividade da tireoide, que leva a um excesso de produção de hormônios da tireoide, que promovem o aumento do apetite. Outros sintomas que podem surgir em pessoas com hipertireoidismo são suor excessivo, queda de cabelo , dificuldade para dormir e perda de peso.

Saiba quais as causas e como identificar o hipertireoidismo.

3. Diabetes

A polifagia é um dos principais sinais de diabetes, assim como sede excessiva, perda de peso e fadiga. Isto acontece porque, em pessoas com diabetes, o corpo não consegue produzir insulina, ou não produz o suficiente, o que faz com que a glicose permaneça na corrente sanguínea e seja eliminada pela urina, em vez de ser transportada para as células, privando-as da energia que necessitam para funcionar adequadamente e levando-as a enviar sinais que estimulam o apetite.

Entenda como surge a diabetes e quais os sinais a que deve estar atento.

4. Medicamentos

A polifagia também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, como antipsicóticos e antidepressivos e alguns medicamentos para o tratamento da diabetes.

Como é feito o tratamento

O tratamento da polifagia consiste em tratar a causa que está na sua origem, que geralmente é feito com remédios. Além disso, uma dieta saudável também pode auxiliar no tratamento, principalmente em casos de diabetes.

No caso de pessoas que sofrem de polifagia por causas psicológicas, é importante ter acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra.

Se a polifagia estiver a ser causada por algum medicamento, ele pode ser substituído por um semelhante, mediante recomendação do médico, caso os benefícios compensem os riscos.

Bibliografia >

  • American Diabetes Association. Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus. Diabetes Care. Vol.37. 1.ed; 81-90, 2014
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING - HARVARD MEDICAL SCHOOL. Why stress causes people to overeat. Acesso em 27 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem