Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais benefícios do nopal, propriedades e como usar

Fevereiro 2020

O nopal, também conhecido como tuna, chumbera ou figueira-tuna e cujo nome científico é Opuntia ficus-indica, é uma espécie de planta que faz parte da família dos cactos, muito comum em regiões muito secas e muito utilizada como alimento em algumas receitas de origem mexicana, por exemplo.

Diversos estudos vêm demonstrando os benefícios do nopal para a saúde, sendo considerado um superalimento, já que é rico em polifenóis, polissacarídeos, flavonoides, vitaminas, fibras, gorduras polinsaturadas e proteínas, que garantem ao nopal diversas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes.

As partes que se pode consumir do nopal são as folhas, sementes, frutos e as flores que podem ser encontradas em diferentes cores como verde, brancas, vermelhas, amarelas e laranjas, por exemplo. Além disso, também pode ser utilizada em forma de chá, geleia, óleos essenciais que são encontrados em lojas de produtos de beleza e cosméticos.

Principais benefícios do nopal, propriedades e como usar

1. Controlar a diabetes

Alguns estudos indicam que consumir 500 g de nopal pode ajudar a regular o açúcar no sangue em pessoas diabéticas, pois em sua composição há substâncias como polissacarídeos, fibras solúveis, como a pectina, e outras substâncias que ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a regular a ação da insulina.

2. Diminuir o colesterol

O nopal pode atuar nos receptores de colesterol mal, conhecido como LDL, diretamente no fígado, ajudando a reduzir o colesterol no sangue. Também é rico em gorduras polinsaturadas como o ácido linoleico, oleico e palmítico que ajudam a diminuir o colesterol LDL, aumentar o colesterol bom, chamado de HDL, evitando o surgimento de problemas do coração.

3. Prevenir o câncer

O nopal contém compostos antioxidantes como fenóis, flavonoides, vitamina C e vitamina E que protegem as células do corpo contra os danos causados por radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo. Para prevenir o câncer é indicado ingerir entre 200 a 250 g da polpa de nopal.

4. Proteger as células do sistema nervoso

Este tipo de cactos contém diversas substâncias como a niacina, por exemplo, que é uma substância que tem efeito protetor e anti-inflamatório sobre as células do cérebro, diminuindo, desta forma, o risco de desenvolvimento de demências.

5. Facilitar a perda de peso

O cacto do tipo nopal é um alimento com baixas calorias e rico em fibras, por isso pode ser incluído na dieta para emagrecer, além de aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a fome.

6. Melhorar a digestão

O nopal é rico em fibras e por isso ajuda a melhorar a digestão, facilitando o trânsito intestinal, reduzindo os sintomas de prisão de ventre e diarreia. Além disso, ajuda a evitar o desenvolvimento de úlceras gástricas.

Propriedades do nopal

Fruto do nopal
Fruto do nopal

O nopal possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, antimicrobianas, anticancerígenas, hepatoprotetoras, antiproliferativa, antiulcerogênica, diuréticas e neuroprotetoras.

Informações nutricionais

Na tabela a seguir é possível verificar as informações nutricionais por cada 100 g de nopal:

Componentes por cada 100 g de nopal
Calorias25 calorias
Proteínas1,1 g
Gorduras0,4 g
Carboidratos16,6 g
Fibras3,6 g
Vitamina C18 mg
Vitamina A2 mcg
Cálcio57 mg
Fósforo32 mg
Ferro1,2 mg
Potássio220 mg
Sódio5 mg

Como usar o nopal

O recomendado é incluir o nopal diretamente na alimentação, entre 200 a 500 g, para que seja possível verificar os benefícios para saúde conforme citado anteriormente.

Nos casos dos suplementos, não existe uma dose bem definida para o uso, sendo que na maioria destes produtos o recomendado é usar pelo menos uma dose entre 500 a 600 mg por dia, no entanto, são necessários mais estudos científicos para comprovar se esses suplementos funcionaram realmente e quais são os efeitos colaterais.

Receitas com nopal

O nopal pode ser consumido em sucos, saladas, geleias e panquecas e esta planta possui pequenas espinhas, que devem ser retiradas com uma faca, com cuidado, antes de ser consumido. Algumas receitas que podem ser preparadas com nopal são:

1. Suco verde

Principais benefícios do nopal, propriedades e como usar

O suco de nopal é rico em antioxidantes e também é diurético, ajudando a reduzir o inchaço do corpo. O nopal pode ser usado junto com qualquer outra fruta ou vegetal.

Ingredientes

  • 3 folhas de nopal picadas;
  • 1 rodela de abacaxi;
  • 2 folhas de salsa;
  • 1/2 pepino;
  • 2 laranjas descascadas.

Modo de preparo

Deve-se colocar todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga de alimentos. Em seguida, está pronto para beber.

2. Salada de nopal

Ingredientes

  • 2 folhas de nopal;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 tomate médio;
  • 2 folhas de coentro;
  • 1 abacate picado em cubos;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Queijo fresco em cubos;
  • 1 colher de azeite de oliva.

Modo de preparo

Lavar a folha de nopal e retirar os espinhos com uma faca. Cortar as folhas de nopal em quadrados e depois colocar em um pote com água, junto com a cebola, os dentes de alho e uma pitada de sal. Deixar cozinhar por 20 minutos aproximadamente. Depois de cozidos devem ser colocados em um recipiente de vidro para esfriar.

Por último, é indicado picar a cebola, o tomate, o queijo e o abacate em cubos. Depois, misturar estes ingredientes com o nopal em um pote, acrescentando azeite de oliva, sal e pimenta ao final.

4. Panqueca de nopal

Principais benefícios do nopal, propriedades e como usar

Ingredientes

  • 1 folha de nopal;
  • 1 copo de aveia moída ou farinha de amêndoa;
  • 2 copos de farinha de milho;
  • 1 folha de espinafre;
  • Sal a gosto;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo

Primeiramente, deve-se lavar a folha de nopal e retirar os espinhos. Depois, é necessário cortar em pedaços e colocar em um liquidificador junto com o espinafre e a água. Deixar bater até que fique uma massa homogênea.

Em um recipiente separado colocar a farinha de milho, o sal e a aveia moída ou farinha de amêndoa. Em seguida, colocar a mistura do liquidificador e mexer até criar uma consistência em que consegue-se pegar com as mãos, fazendo pequenas bolinhas, colocando em uma frigideira ou qualquer outro tipo de panela plana até cozinhar.

O recheio pode ser feito com queijo branco, vegetais ou frango grelhado picado ou em tiras, por exemplo.

Efeitos colaterais

Alguns possíveis efeitos colaterais estão relacionados ao uso de nopal em forma de suplemento e podem ser dor de cabeça, náuseas ou diarreia.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem ingerir suplementos a base de nopal, já que o uso destes produtos ainda não tem comprovação científica. Em pessoas diabéticas e que estejam fazendo uso de medicamentos para baixar o açúcar no sangue, o uso do nopal deve ser feito somente com orientação de um médico, pois seu uso pode provocar hipoglicemia.

Bibliografia >

  • INSTITUTO DE NUTRICIÓN DE CENTRO AMÉRICA Y PANAMÁ (INCAP) Y ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD (OPS). Tabla de composición de alimentos de centroamérica. 2012. . Acesso em 27 Mai 2019
  • EL-MOSTAFA, Karym et al. Nopal Cactus (Opuntia ficus-indica) as a Source of Bioactive Compounds for Nutrition, Health and Disease. Molecules. Vol.9, n.9. 14879-14901, 2014
  • RAI, Amita; EAPEN, Cicy; PRASANTH, V. G. Interaction of Herbs and Glibenclamide: A Review. ISRN Pharmacol. Vol. 2012. 659478, 2012
  • EXAMINE.COM. Prickly Pear Fruit. Disponível em: <https://examine.com/supplements/prickly-pear-fruit/>. Acesso em 04 Fev 2020
  • MORAN-RAMOS, S. et al. Nopal feeding reduces adiposity, intestinal inflammation and shifts the cecal microbiota and metabolism in high-fat fed rats. PLoS One. Vol.12, n.2. e0171672, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem