Pipoca realmente engorda?

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2022

Uma xícara de chá de pipoca simples, sem gordura ou açúcar adicionado, tem apenas 31 kcal e pode até ajudar a emagrecer, porque contém fibras que prolongam a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia.

No entanto, quando preparada com gorduras, como óleo, manteiga, e doces, como açúcar e leite condensado, a pipoca realmente pode engordar porque estes ingredientes adicionais possuem muitas calorias, favorecendo o ganho de peso.

Além disso, as pipocas de micro-ondas geralmente são preparadas com óleo, manteiga, sal e outros aditivos que também podem aumentar as calorias da dieta, causando o ganho de peso. Conheça outros alimentos que podem engordar.

Como fazer a pipoca saudável

A pipoca pode ser muito saudável e pouco calórica se for preparada em uma panela usando apenas com um fiozinho de azeite, óleo de abacate ou óleo de coco para ajudar a estourar or grãos do milho. Outra opção saudável de fazer uma pipoca saudável é colocar os grãos de milho para estourarem no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem precisar adicionar nenhum tipo de gordura. Além disso, a pipoqueira caseira também é uma ótima opção para fazer pipoca sem precisar de gorduras, porque a máquina estoura os grãos somente com o ar quente.

O mais importante para fazer pipoca saudável é não adicionar óleo, açúcar, chocolate ou leite condensado aos grãos de milho, pois esses alimentos aumentam muito as calorias da pipoca. Para temperar deve-se preferir ervas naturais, como orégano, manjericão ou alho, podendo também ser utilizado um pequeno fio pequeno de azeite.

Quantas calorias tem a pipoca?

As calorias da pipoca variam de acordo com a forma como a pipoca é preparada e com cada fabricante:

  • 1 xícara de chá (8 g) pipoca estourada no ar, sem gordura e sem açúcar: 31 calorias;
  • 1 xícara de chá (11 g) de pipoca caseira com óleo: 50 calorias;
  • 1 xícara de chá (12,5 g) de pipoca de micro-ondas com óleo: 47 calorias;
  • 1 xícara de chá (11 g) de pipoca de micro-ondas com manteiga: 61 calorias;
  • 1 xícara de chá (12,5 g) de pipoca de micro-ondas com açúcar: 47 calorias.

É importante lembrar que fazer a pipoca na panela, no micro-ondas ou com água não altera a sua composição nem aumenta as calorias, pois aumento calórico é devido à adição de manteiga, óleos ou doces na preparação.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin uma maneira fácil e rápida de fazer pipoca saudável em casa:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/ndb/search/list>. Acesso em 25 jan 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como fazer PIPOCA SAUDÁVEL no micro-ondas

    02:40 | 225714 visualizações