Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferença entre diet e light

A diferença entre diet e light está na quantidade de nutrientes que foram reduzidos na receita do produto: os DIET são produtos que têm zero de algum nutriente, como zero gordura, zero açúcar ou zero sal. Por outro lado, os alimentos LIGHT apresentam apenas uma redução, de pelo menos 25%, na quantidade de algum nutriente ou nas calorias em geral, quando comparado à versão normal do produto.

Assim, nenhuma das duas versões garante que o produto a ser comprado é saudável ou com baixas calorias, pois isso irá depender do nutriente que foi reduzido na receita. Por exemplo, não adianta fazer dieta e comprar um alimento light que reduziu a quantidade de sódio do produto, pois as suas calorias irão continuar as mesmas.

Diferença entre diet e light

Quando comprar um produto Diet

Os produtos diet devem ser comprados apenas em casos específicos de alguma doença ou alteração no exame de sangue mas, em geral, os produtos Diet normalmente são voltados para pessoas com diabetes, pois normalmente possuem zero adição de açúcar na sua formulação. No entanto, eles também podem, por exemplo, conter zero gordura, sendo voltados principalmente para pessoas com doenças cardíacas, ou zero sódio, quando são específicos para casos de hipertensão.

Assim, é importante conhecer o problema de saúde que deve ser tratado para conseguir comprar alimentos específicos, sendo necessário sempre olhar o rótulo do produto para identificar qual dos nutrientes foi alterado e se ele realmente se encaixa na dieta.

Além disso, também é importante lembrar que muitos produtos descritos como diet, apesar de não terem açúcar (que normalmente é substituído por algum adoçante)não significa que possuem menos calorias, e alguns alimentos diet podem conter a mesma quantidade de calorias que um produto que não é diet. Isso acontece porque para manter o sabor e a textura, os fabricantes colocam uma quantidade maior de gorduras ou outros ingredientes, deixando o alimento mais calórico.

Quando comprar um produto Light

Os produtos light devem ser comprados quando se deseja ter alguma redução em um nutriente específico ou nas calorias gerais do produto. Por lei, os produtos light obrigatoriamente devem conter 25% a menos de calorias ou de algum nutriente, como sal, açúcar, gordura ou proteínas, o que nem sempre representa uma redução significativa e que traga benefício para a saúde.

Assim, antes de comprar um produto light, é importante observar qual nutriente foi reduzido e se essa redução é interessante para a dieta que se está seguindo. Também é importante saber que os produtos diet ou light também podem ser ricos em gorduras, e por isso é preciso entender porque comer esses alimentos nem sempre ajuda a emagrecer.

Uma boa dica para não errar é comparar os rótulos dos alimentos, por isso assista ao vídeo a seguir e saiba o que é importante olhar nos rótulos para comer melhor:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...