Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Peniscopia

A peniscopia é um exame de diagnóstico utilizado para observar lesões ou alterações imperceptíveis a olho nu, que podem estar presentes no pênis, escroto ou região perianal.

Geralmente, a peniscopia é utilizada para diagnosticar infecções por HPV, uma vez que permite observar a presença de verrugas microscópicas. No entanto, também pode ser usado em casos de herpes, candidíase ou outros tipos de infecções genitais.

A peniscopia é um exame recomendado sempre que a parceira ou o parceiro do homem apresenta sintomas de HPV, permitindo descobrir se houve transmissão do vírus. Porém, mesmo que o resultado seja negativo, o homem pode ter a infecção, mas não desenvolver qualquer manifestação.

Preço da peniscopia

O preço da peniscopia é de, aproximadamente, 100 reais, mas pode variar de acordo com a clínica onde será realizado o exame.

Como é feita a peniscopia

​A peniscopia é feita no consultório do urologista e não dói. Para isso, o médico coloca uma compressa com ácido acético em volta do pênis durante cerca de 10 minutos e depois observa a região com a ajuda de um peniscópio, que é um aparelho com lentes capazes de aumentar até 40 vezes.

Caso o médico encontre verrugas ou qualquer outra alteração, é feita uma biópsia com anestesia local e o material é enviado para laboratório, de forma a identificar qual o micro-organismo responsável e iniciar o tratamento adequado.

Preparo para a peniscopia

O preparo para a peniscopia deve incluir:

  • Aparar os pêlos pubianos antes do exame;
  • Evitar contato íntimo durante 3 dias;
  • Não colocar remédios no pênis no dia do exame.

Estes cuidados facilitam a observação do pênis e previnem falsos resultados, evitando ter de repetir o exame.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...