Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

HPV no homem: sintomas, como se pega e tratamento

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que, no homem, pode causar o aparecimento de verrugas no pênis, escroto ou ânus.

Porém, a ausência de verrugas não significa que o homem não tem HPV, já que, muitas vezes, essas verrugas são de tamanho microscópico e não podem ser observadas a olho nu. Além disso, também existem vários casos em que o HPV não provoca qualquer sintoma, embora esteja presente.

Uma vez que o HPV é uma infecção que pode não ter qualquer sintoma, mas que, ainda assim, é contagiosa, é recomendado o uso de preservativo em todas as relações para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

HPV no homem: sintomas, como se pega e tratamento

Principais sintomas de HPV no homem

A maior parte dos homens com HPV não apresenta qualquer sintoma, no entanto, quando surge, o sintoma mais comum é o aparecimento de verrugas na região genital:

  • Pênis;
  • Escroto;
  • Ânus.

Estas verrugas normalmente são um sinal de infecção pelos tipos mais leves de HPV.

Porém, existem tipos de HPV mais agressivos que, embora não levem ao aparecimento de verrugas, aumentam o risco de câncer genital. Por esse motivo, mesmo que não se apresente qualquer sintoma, é importante fazer consultas regulares no urologista para despistar qualquer tipo de infecção sexualmente transmissível, especialmente após ter alguma relação sexual desprotegida.

Além da região genital, as verrugas também podem aparecer na boca, garganta e em qualquer outro local do corpo que tenha entrado em contato com o vírus do HPV.

O que fazer em caso de suspeita

Quando se suspeita de infecção por HPV é importante consultar um urologista para fazer uma peniscopia, que é um tipo de exame em que o médico observa a região genital com uma espécie de lupa que permite observar lesões microscópicas. Entenda melhor o que é a peniscopia e para que serve.

Além disso, é muito importante utilizar preservativo em qualquer relação sexual, para evitar a transmissão do HPV para a parceira ou parceiro.

Como se pega HPV

A principal forma de pegar HPV é através da relação sexual desprotegida com outra pessoa infectada, mesmo que essa pessoa não apresente qualquer tipo de verruga ou lesão na pele. Assim, o HPV pode ser transmitido por via de sexo vaginal, anal ou oral.

As melhores formas de prevenir a infecção por HPV consistem em utilizar preservativo em todas as relações sexuais e fazer a vacinação contra HPV, que pode ser feita gratuitamente no SUS por todos os meninos entre os 9 e 14 anos. Saiba mais sobre a vacina do HPV e quando tomar.

HPV no homem: sintomas, como se pega e tratamento

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento capaz de eliminar o vírus do HPV e, por isso, a cura da infecção só acontece quando o próprio corpo consegue eliminar o vírus naturalmente.

No entanto, caso a infecção cause o aparecimento de verrugas, o médico pode indicar alguns tratamentos, como a aplicação de pomadas ou a crioterapia. Ainda assim, estas formas de tratamentos apenas melhoram a estética do local e não garantem a cura, o que significa que as verrugas podem voltar a aparecer. Confira as técnicas de tratamento para verrugas genitais.

Além do tratamento, homens que sabem que possuem uma infecção por HPV devem evitar ter relações sexuais desprotegidas, para não transmitir o vírus para a parceira ou parceiro.

Possíveis complicações

As complicações da infecção por HPV no homem são muito raras, no entanto, se a infecção acontecer um por um dos tipos mais agressivos do vírus do HPV, existe um risco aumentando de desenvolver câncer na região genital, especialmente no ânus.

As principais complicações por HPV parecem acontecer na mulher, nomeadamente o câncer de colo do útero. Por isso, é muito importante o uso de preservativo em todas as relações, para evitar a transmissão para a parceira.

Bibliografia >

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. HPV and Men - Fact Sheet. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv-and-men.htm>. Acesso em 17 Abr 2019
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANDROLOGIA, MEDICINA SEXUAL E REPRODUÇÃO. Consensos HPV Masculino. Disponível em: <http://www.spandrologia.pt/pdfs/Consensos%20HPV%20Masculino%20SPA%202018.pdf>. Acesso em 03 Set 2019
  • SANTOS, Iris Mattos. Infecção por HPV em homens: Importância na transmissão, tratamento e prevenção do vírus. 111-118, 2011
  • CDC. Genital HPV Infection - Fact Sheet. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv.htm>. Acesso em 22 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem