Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

HPV no homem - Como identificar e Tratar

O HPV no homem nem sempre manifesta sintomas, mas quando as verrugas genitais estão presentes, elas podem surgir no pênis ou escroto, por exemplo, o que não significa que a sua ausência seja suficiente para dizer que o homem não tem HPV.

Mesmo que o homem não apresente nenhum sintoma a olho nu, ele pode transmitir o vírus do HPV para seus parceiros através do contato íntimo e, por isso, é recomendado usar preservativo durante o sexo vaginal, anal ou oral.

Assim como ocorre na mulher, o HPV no homem também não tem uma cura definitiva, porque nem sempre o vírus é eliminado do corpo. No entanto, é possível controlar os sintomas da infecção através de tratamentos indicados por um clínico geral ou urologista.

Sintomas de HPV no homem

HPV no homem - Como identificar e Tratar
Imagem de CDC - Centers of Disease Control and Prevention.

O principal sintoma de HPV no homem é o surgimento de verrugas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta, no entanto, os sintomas são raros e, por isso muitos homens não sabem que se encontram infectados com o vírus. Assim, a melhor forma de diagnóstico do HPV no homem é através de exames como a peniscopia, realizados pelo urologista, num consultório médico.

Apesar de o homem não conseguir ver nenhuma verruga em sua região genital, se estiver infectado pelo HPV, pode transmitir o vírus para outras pessoas durante o contato sexual.

Como é feito o tratamento

Quando existem sintomas, é importante tratar o HPV, porque este vírus pode favorecer o desenvolvimento do câncer de pênis, ânus e garganta. O tratamento do HPV pode ser feito com soluções indicadas pelo médico, durante aproximadamente 2 anos e geralmente inclui a aplicação de pomadas para HPV, como a Podofilina, receitadas pelo urologista.

Saiba mais sobre o tratamento do HPV.

No entanto, quando o homem descobre que possui o vírus HPV num exame de rotina, o médico pode optar por não iniciar o tratamento, porque algumas vezes o HPV cura-se sozinho, não necessitando de nenhum tratamento clínico, mas isso não acontece em todas as pessoas. Saiba quando ocorre a remissão espontânea do HPV.

Vacina contra HPV no homem

A vacina contra HPV, vendida comercialmente como Gardasil, protege contra o surgimento de verrugas genitais e câncer anal, devendo ser tomada por indivíduos com menos de 26 anos, mesmo que já tenham sido infectados com HPV, porque ela protege contra vários tipos dessa doença.

A vacinação é especialmente indicada para homens que mantêm relações sexuais com outros homens e em pacientes com HIV positivo, mas todos os homens podem tomar esta vacina. Saiba mais detalhes desta vacina.

Como o homem pega HPV

O homem pode pegar HPV através do contato pele com pele com uma pessoa infectada. Dessa forma, é possível que a transmissão do HPV ocorra através das relações sexuais sem preservativo ou quando o preservativo não cobre a área que contém as verrugas. Por isso, quando não é possível proteger a região afetada, o risco de transmissão é muito grande.

Veja de forma simples como identificar e tratar o HPV assistindo ao vídeo a seguir:

HPV - o que é e como se trata

579 mil visualizações

Bibliografia >

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. HPV and Men - Fact Sheet. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv-and-men.htm>. Acesso em 17 Abr 2019
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANDROLOGIA, MEDICINA SEXUAL E REPRODUÇÃO. Consensos HPV Masculino. Disponível em: <http://www.spandrologia.pt/pdfs/Consensos%20HPV%20Masculino%20SPA%202018.pdf>. Acesso em 03 Set 2019
  • SANTOS, Iris Mattos. Infecção por HPV em homens: Importância na transmissão, tratamento e prevenção do vírus. 111-118, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem