Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Shampoo para piolhos e outras Soluções Naturais

Um bom remédio para piolho é lavar o cabelo com shampoos adequados, como os que levam permetrina em sua fórmula.

Porém, também podem ser utilizados comprimidos para acabar de vez com os piolhos, que são facilmente encontrados nas farmácias, como a Ivermectina, mas que deve ser tomada sempre sob orientação do médico dermatologista ou pediatra.

Shampoo para piolhos e outras Soluções Naturais

Shampoos para piolhos

Alguns exemplos shampoos para acabar com piolhos podem ser:

  • Kwell;
  • ​Sanasar
  • Escabin;
  • ​Deltcid;
  • Stop piolhos;
  • Del-lend;
  • Pedider;
  • Keltrine.

Estes podem ser encontrados nas farmácias e drogarias com preço bastante acessível.

Como usar: 

Aplicar o produto sobre o cabelo molhado e friccionar um pouco, para se certificar de que está bem espalhado cobrindo todos os fios. Deixar atuar durante cerca de 10 a 20 minutos, mas verificar sempre na embalagem do produto, a instrução do fabricante.

A seguir deve-se enxaguar o cabelo retirando completamente o shampoo e pentear a seguir para remover os piolhos e lêndeas mortos. Em caso de cabelo crespo ou encaracolado poderá aplicar um pouco de creme para pentear e então dividir o cabelo por mexas, para ter certeza de que passa o pente fino por todo cabelo e couro cabeludo.

Como o piolho pode viver até 30 dias, passando de lêndea para piolho adulto em cerca de 12 dias, é recomendado aplicar novamente o shampoo contra piolhos uma segunda vez após 7 dias da primeira aplicação.

Shampoo para piolhos e outras Soluções Naturais

Remédios naturais para piolhos

Para combater a infestação de piolhos e lêndeas também pode-se apostar em ingredientes naturais como os óleos essenciais, mas também é possível matar os piolhos com um mingau de fubá que se coloca no couro cabeludo, impedindo a respiração dos piolhos. Uma outra solução natural contra piolhos e lêndeas é apostar no óleo de tomilho que deve ser misturado no shampoo.

Veja como preparar cada uma destas receitas:

1. Com óleos essenciais

​Um ótimo remédio natural para acabar de vez com os piolhos e as lêndeas é a lavagem do cabelo com óleos essenciais e azeite, porque a oleosidade impede que os piolhos se grudem no cabelo, facilitando a sua retirada com o pente fino.

Além disso, o óleo essencial de malaleuca tem propriedades repelentes que previnem uma nova infestação de piolhos. Já os óleos essenciais de alecrim e de alfazema são usados para complementar o tratamento, acalmando a irritação do couro cabeludo e aliviando a coceira.

Ingredientes

  • 30 ml de azeite
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de malaleuca

Modo de preparo

Misture os ingredientes num recipiente até obter uma mistura homogênea. Depois, utilizando um algodão, passe o remédio por todo o couro cabeludo, esfregando bem especialmente na raiz do cabelo. A seguir, cubra com uma touca e aguarde por 2 a 3 horas, para matar todos os piolhos e lêndeas, antes de lavar o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.

Depois de lavar o cabelo, passe um pente fino, mecha por mecha. Entre cada passagem do pente é muito importante verificar se existem piolhos agarrados no pente e, caso existam, deve-se remover antes de voltar a passar o pente nos cabelos.

Atenção: Este remédio caseiro só deve ser utilizado depois dos 2 anos de idade, pois o óleo essencial de malaleuca não deve ser usado em bebês. Uma vez que os ovos dos piolhos podem demorar até 7 dias para eclodir, é importante utilizar este remédio natural a cada 3 dias, durante pelo menos 4 semanas.

2. Com fubá

Um excelente tratamento natural para piolhos no cabelo é a mistura de fubá e arruda, pois são plantas medicinais com propriedades que ajudam a matar vermes, como os piolhos, e a acalmar o couro cabeludo, reduzindo a coceira.

Ingredientes

  • 1 punhado de arruda
  • 1 punhado de fubá
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo

Adicionar a arruda na água fervente e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Depois adicionar o fubá e mexer bem, evitando que se formem caroços. Quando a mistura estiver com a consistência de mingau, está pronta para ser utilizada.

Deixar a mistura esfriar e aplicar ao longo dos fios e no couro cabeludo. A seguir, envolver os cabelos com uma touca e deixar o remédio agir por aproximadamente uma hora. Após o tempo determinado o cabelo deve ser lavado com bastante água e com shampoo neutro. Para uma melhor eficácia é recomendado passar um pente fino para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

3. Com tomilho

Uma outra excelente solução natural para piolhos e lêndeas é o shampoo caseiro feito à base de tomilho, pois é uma planta medicinal com potente propriedade inseticida.

Ingredientes

  • Óleo essencial de tomilho
  • Shampoo com amargoseira

​Modo de preparo

Adicionar 3 gotas do óleo essencial de tomilho no shampoo de amargoseira e misturar bem. Depois, aplicar a mistura nos cabelos molhados com uma leve massagem, deixando agir por 5 minutos. Após o tempo determinado enxaguar bem o cabelo com água morna e passar um pente fino para retirar os piolhos e lêndeas mortas.

O tomilho pode ser irritante para a pele do couro cabeludo, sendo que nunca se deve exceder a quantidade recomendada, nem usá-lo sem ser diluído.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...