5 dicas para beber sem ficar de ressaca

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2022

A melhor forma de não acordar de ressaca é não consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada. O vinho e até mesmo a cerveja podem ter benefícios para saúde desde que a pessoa tome apenas 1 dose por dia, junto à refeição.

Mas existem algumas estratégias que se podem adotar quando vai à uma festa ou está num churrasco com os amigos, como não beber de estômago vazio, beber um copo de água entre cada copo de álcool ou tomar um chá de gengibre antes de começar a beber.

Assim, para consumir bebidas alcoólicas e não ficar bêbado, e consequentemente não ficar de ressaca, é preciso seguir as seguintes estratégias:

1. Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica

Uma ótima forma de evitar a bebedeira e a ressaca no dia seguinte é comer pedacinhos de frutas enquanto bebe. Uma caipirinha de frutas é melhor do que a cachaça pura, por exemplo, porque traz frutose e glicose pra ajudar a processar o álcool, e as frutas ainda repõem o potássio que é perdido através da urina.

Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte. A quantidade de doce que se deve comer depende da quantidade de álcool que vai ingerir, mas em média, para cada copo de bebida alcoólica a pessoa precisa comer 1 quadradinho de chocolate.

2. Comer alimentos salgados enquanto bebe

Uma outra excelente estratégia é comer 1 refeição antes de começar a beber porque não se deve beber com estômago vazio. Além disso, comer petiscos naturalmente salgados como amendoim, azeitona, queijo ou pistache enquanto consome bebidas alcoólicas também é uma boa estratégia porque, com o intestino “cheio”, o álcool é absorvido mais devagar e não afeta tanto o fígado, diminuindo o risco da pessoa se embebedar e acabar com a alegria da festa.

3. Não misturar diferentes bebidas

Uma outra dica preciosa para não ficar de ressaca é não misturar bebidas diferentes, e por isso quem começou a festa bebendo cerveja deve permanecer tomando cerveja, deixando de lado a caipirinha, vodca, vinhos ou qualquer outra bebida que contenha álcool porque essa mistura faz com que o álcool seja metabolizado ainda mais rápido pelo fígado e a pessoa fica bêbada mais rápido.

4. Tomar 1 copo de água entre cada copo de álcool

Uma outra maneira de evitar ficar de ressaca é sempre tomar 1 copo de água após cada copo de bebida alcoólica. A água não contém calorias sendo a opção mais saudável que todas as anteriores e ela funciona porque à medida que o álcool desidrata, a água rehidrata, deixando o corpo equilibrado, diminuindo o risco da pessoa ficar com enjôo e dor de cabeça no dia seguinte.

No entanto, deve-se evitar tomar água com gás ou refrigerante, se estiver consumindo alguma bebida alcoólica, porque o gás faz com que o corpo absorva ainda mais rápido o álcool e por isso as chances da pessoa ficar bêbada é maior. Antes de ir dormir também é recomendado tomar 1 copo cheio de água porque isso também diminui as chances de acordar com ressaca na manhã seguinte.

5. Tomar um chá de gengibre ou ginseng

Alguns estudos [1,2] mostram que tomar de chá de ginseng vermelho ou chá de gengibre com tangerina e açúcar mascavo, antes de começar a beber, pode ajudar a diminuir a quantidade de álcool que chega na corrente sanguínea, prevenindo a ressaca ou diminuir os sintomas de náuseas e mal estar que podem ocorrer quando se ingerem bebidas alcoólicas.  

Uma boa forma de tomar os chás para prevenir a ressaca é beber uma xícara de 100 mL de um desses chás, cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar o consumo da bebida alcoólica.

Como não ficar de ressaca nunca mais

Aqui nesse vídeo você encontra as melhores dicas para consumir bebidas alcoólicas sem ficar bêbado:

A melhor forma de se livrar completamente da ressaca é não consumir bebidas alcoólicas, por isso, se tem o hábito de beber álcool todos os dias ou se consome bebidas alcoólicas porque está calor, porque está chovendo, porque está triste, ou só porque está com vontade, estes podem ser sinais de alcoolismo e de que você precisa de ajuda para se livrar desse vício. Saiba como identificar um alcoólatra e como se livrar desse vício.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.

Bibliografia

  • KRUISSELBRINK, L. D.; et al. Physical and psychomotor functioning of females the morning after consuming low to moderate quantities of beer. J Stud Alcohol. 67. 3; 416-20, 2006
  • WANG, F.; et al. Natural Products for the Prevention and Treatment of Hangover and Alcohol Use Disorder. Molecules. 21. 1; 64, 2016
Mostrar bibliografia completa
  • HOBSON, R. M.; MAUGHAN, R. J. Hydration status and the diuretic action of a small dose of alcohol. Alcohol Alcohol. 45. 5; 366-73, 2010
  • TAKAHASHI, M.; et al. Clinical effectiveness of KSS formula, a traditional folk remedy for alcohol hangover symptoms. J Nat Med. 64. 4; 487-91, 2010
  • SWIFT, R.; DAVIDSON, D. Alcohol hangover: mechanisms and mediators. Alcohol Health Res World. 22. 1; 54-60, 1998
  • EISENHOFER, G.; JOHNSON, R. H. Effect of ethanol ingestion on plasma vasopressin and water balance in humans. Am J Physiol. 242. 5; R522-7, 1982
  • LEE, M-Y.; et al. Red ginseng relieves the effects of alcohol consumption and hangover symptoms in healthy men: a randomized crossover study. Food Funct. 5. 3; 528-34, 2014
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como curar a RESSACA rápido

    03:26 | 849135 visualizações