Ressaca: o que é, sintomas, por que acontece e como evitar

Atualizado em janeiro 2024

Ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais, como dor de cabeça, enjoo, mal estar geral e sede excessiva, que surgem devido a uma intoxicação no fígado que aumenta sua atividade para eliminar o excesso de álcool do sangue.

Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, resulta em uma leve desidratação, e alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes.

Para evitar a ressaca é recomendado manter a hidratação do corpo, bebendo um copo de água entre os copos de bebida alcoólica, além de evitar misturar diferentes bebidas alcoólicas e fazer uma refeição antes de beber.

Imagem ilustrativa número 3

Sintomas de ressaca

Os principais sintomas de ressaca são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz;
  • Náuseas, vômito ou dor de estômago;
  • Mal-estar geral;
  • Dor no corpo;
  • Boca seca, muita sede ou gosto ruim na boca;
  • Falta de apetite;
  • Não se lembrar o que aconteceu na noite anterior.

Geralmente estes sintomas surgem no dia seguinte, depois de dormir, mas podem surgir antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber.

A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de álcool que a pessoa consumiu e por isso, se a pessoa não se lembra de nada da noite anterior, significa que ela consumiu uma grande quantidade de álcool e encontra-se num estado chamado Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Por que acontece a ressaca

A ressaca acontece porque ao consumir bebidas alcoólicas, o álcool é metabolizado por enzimas do fígado para ser eliminado do corpo, como a desidrogenase, transformando o álcool em acetaldeído. 

O excesso de acetaldeído é o principal responsável pelos sintomas da ressaca.

Além disso, o álcool é diurético, resultando na maior vontade para urinar e em urina mais diluída, causando desidratação.

O consumo de álcool em excesso também estimula a liberação de substâncias pró-inflamatórias, leva a um quadro de hipoglicemia, que pode interferir diretamente no funcionamento do cérebro, promove dilatação dos vasos sanguíneos resultando em dor de cabeça, além de provocar alterações no sono e favorecer a produção de suco gástrico.

Quando surgem os sintomas de ressaca

Os sintomas de ressaca surgem após o consumo de quantidades excessivas de álcool, o que faz com que o fígado não seja capaz de metabolizar todo o álcool consumido e que o rim seja incapaz de filtrar essa substância para que seja eliminada na urina.

Assim, quanto maior o consumo de álcool, mais severos são os sintomas da ressaca.

Quanto tempo uma pessoa fica de ressaca?

A ressaca pode durar até 24 horas, o que varia com a quantidade de bebida alcoólica consumida, eliminação do do álcool do corpo e restauração da atividade normal do organismo.

Como evitar a ressaca

Para evitar a ressaca, é recomendado:

  • Beber 1 copo de água para cada copo de bebida para garantir a hidratação;
  • Não beber de estômago vazio;
  • Tomar sempre a mesma bebida, evitando misturar cerveja, vinho, vodka e caipirinha, por exemplo.
  • Tomar carvão ativado antes de ingerir a bebida alcoólica, pois isso dificulta a absorção do álcool no organismo.

Ao adotar essas dicas, é possível evitar que a pessoa fique rapidamente bêbada, além de fazer com que beba menos, mantenha a hidratação e dando mais tempo ao organismo para metabolizar o álcool, ajudando, assim, a evitar a ressaca. Veja outras formas de evitar a ressaca.

No entanto, estas dicas não devem ser usadas para conseguir beber mais, uma vez que o consumo excessivo de álcool pode levar a problemas mais sérios de saúde como o coma alcoólico e a cirrose hepática, por exemplo.

Como curar a ressaca mais rápido

Para curar a ressaca mais rápido, é essencial beber bastante água para aumentar os níveis de hidratação, bem como ter uma alimentação leve e saudável e rica em vitamina C.

O uso de remédios para a ressaca podem também ser indicados, já que ajudam a aliviar os sintomas mais rápido. Veja o que fazer para curar a ressaca.

Veja no vídeo a seguir mais dicas do que fazer para curar a ressaca mais rápido:

youtube image - Como curar a RESSACA rápido