Ovo de codorna: 10 benefícios e como cozinhar

Atualizado em abril 2023

O ovo de codorna é um alimento muito nutritivo e saudável e que possui vários benefícios para a saúde, ajudando a prevenir a anemia, aumentar a massa muscular, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a memória, fortalecer os ossos e diminuir a alergia.

Esses benefícios são devido ao fato do ovo de codorna ser rico em compostos antioxidantes e nutrientes, como proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, zinco e selênio. Apesar de serem menores que os ovos de galinha, o ovo de codorna tem um sabor semelhante e é ligeiramente mais calórico e mais concentrado em nutrientes.

O ovo de codorna pode ser comprado em supermercados e é uma excelente opção de lanche ou petisco, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do ovo de codorna para a saúde são:

1. Ajuda a prevenir a anemia

O ovo de codorna é rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que são nutrientes essenciais para manter as hemácias saudáveis e garantir o transporte de oxigênio, prevenindo o desenvolvimento da anemia.

2. Ajuda a aumentar a massa muscular

O ovo de codorna é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos necessários para formar as proteínas no corpo, sendo um alimento útil para manter a massa magra e promover o crescimento muscular, desde que a atividade física seja praticada regularmente.

3. Mantém a saúde dos olhos

Por ser um alimento rico em vitamina A, o ovo de codorna ajuda a evitar o desenvolvimento da xeroftalmia, que é uma doença que pode provocar ressecamento dos olhos, dificuldade para enxergar em ambientes mais escuros e, em alguns casos, cegueira. Conheça mais sobre a xeroftalmia.

4. Ajuda a melhorar a memória e a aprendizagem

Por ser rico em ácidos graxos essenciais, colina e selênio, nutrientes essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, o ovo de codorna ajuda a prevenir o aparecimento de doenças neurodegenerativas que podem se desenvolver à medida que a pessoa envelhece, como Alzheimer ou demência.

5. Fortalece o sistema imune

O ovo de codorna é rico em antioxidantes, proteínas, vitamina A, zinco e selênio, que são nutrientes necessários para fortalecer as defesas do corpo, ajudando a prevenir e combater mais facilmente a gripe, resfriado e infecções.

6. Fortalece ossos e dentes

O ovo é rico em vitamina D, de forma que favorece a absorção de cálcio e fósforo no intestino, ajudando a manter os ossos e dentes saudáveis, além de prevenir doenças como a osteoporose.

7. Diminui reações alérgicas

O ovo de codorna é rico em zinco e na proteína ovomucoide, garantindo propriedades que ajudam a combater e prevenir alergias, como rinite, e aliviar sintomas como congestão nasal, inflamação, espirros e coceira.

8. Regula o açúcar no sangue

O ovo de codorna é baixo em carboidratos e tem boas quantidade de proteínas, além de ser rico no aminoácido leucina, que serve para equilibrar os níveis de glicose no sangue, sendo um alimento benéfico para prevenir e controlar a diabetes.

9. Auxilia no crescimento de crianças

Dentre os aminoácidos presentes no ovo de codorna, a lisina é o que está em maior quantidade. Esse aminoácido ajuda a absorver o cálcio no organismo e é muito importante para ajudar no crescimento e desenvolvimento ósseo das crianças.

10. Ajuda na perda de peso

Por ser um alimento baixo em calorias e carboidratos, o ovo de codorna pode ser acrescentado na dieta para emagrecer. Além disso, esse alimento é rico em proteínas, o que aumenta o gasto energético da digestão dos alimentos e aumenta a sensação de saciedade entre as refeições, favorecendo a perda de peso.

Informação nutricional

Na tabela seguinte, pode-se consultar a comparação entre 5 ovos de codorna que é mais ou menos o equivalente em peso para 1 ovo de galinha:

Composição nutricional Ovo de codorna 5 unidades (50 gramas) Ovo de galinha 1 unidade (50 gramas)
Energia 88,5 kcal 71,5 kcal
Proteínas 6,85 g 6,50 g
Lípidos 6,35 g 4,45 g
Carboidratos 0,4 g 0,8 g
Colesterol 284 mg 178 mg
Cálcio 39,5 mg 21 mg
Fósforo 139,5 mg 82 mg
Ferro 1,65 mg 0,8 mg
Sódio 64,5 mg 84 mg
Potássio 39,5 mg 75 mg
Zinco 1,05 mg 0,55 mg
Vitamina B12 0,8 mcg 0,5 mcg
Vitamina A 152,5 mcg 95 mcg
Vitamina D 0,69 mcg 0,85 mcg
Ácido fólico 33 mcg 23,5 mcg
Colina 131,5 mg 125,5 mg
Selênio 16 mcg 15,85 mcg

Para aproveitar os benefícios do ovo de codorna, é importante que esse alimento faça parte de uma alimentação equilibrada e saudável e que a atividade física seja praticada regularmente.

Como prepara o ovo de codorna

Para cozer o ovo de codorna, basta colocar um recipiente com água para ferver. Quando começar a ferver, pode-se colocar os ovos nessa água, um a um, delicadamente e tapar o recipiente, deixando cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos.

Como descascar

Para descascar o ovo de codorna facilmente, devem ser submergidos em água fria, depois de cozidos, deixando-os repousar cerca de 2 minutos. Depois disso, podem ser colocados em uma tábua e, com uma mão, fazê-los rodar em movimentos circulares, delicadamente e com um pouco de pressão, para partir a casca, para depois a retirar.

Outra forma de descascar é colocar os ovos em um frasco de vidro com água fria, tapar, agitar fortemente e depois retirar os ovos e retirar a casca.

Receitas para cozinhar ovo de codorna

Por ser pequeno, o ovo de codorna pode ser usado para criar alguns partos criativos e saudáveis. Algumas formas de prepará-los são:

1. Espetinho de ovos de codorna

Ingredientes

  • Ovos de codorna;
  • Salmão fumado;
  • Tomate cereja;
  • Pauzinhos de madeira.

Modo de preparo

Cozinhar e descascar os ovos de codorna e, em seguida, colocar no pauzinho de madeira, alternando com os restantes ingredientes.

2. Salada de ovos de codorna

Os ovos de codorna combinam com qualquer tipo de salada, com vegetais crus ou legumes cozidos. O tempero pode ser feito com um pouco de vinagre e com uma base de iogurte natural com ervas finas, por exemplo.

Veja como preparar um molho delicioso e saudável para a salada.

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender