Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é otoscopia e para que serve

A otoscopia é um exame realizado por um médico otorrinolaringologista que serve para avaliar as estruturas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano, que é a membrana muito importante para audição e que separa o ouvido interno do externo. Este exame pode ser feito em adultos e crianças através de um aparelho chamado de otoscópio, que possui um lente de aumento e uma luz acoplada para ajudar na visualização do ouvido.

Após a realização da otoscopia o médico pode identificar problemas através da observação de secreções, obstrução e inchaço do canal do ouvido e poderá verificar vermelhidão, perfuração e mudança de coloração do tímpano e isto pode indicar infecções, como a otite média aguda, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de otite média aguda e como tratar.

O que é otoscopia e para que serve

Para que serve

A otoscopia é o exame realizado pelo otorrinolaringologista ou clínico geral ou pediatra  para visualizar alterações na forma, cor, mobilidade, integridade e vascularização de estruturas do ouvido como o canal auditivo e membrana timpânica, pois o aparelho utilizado para este exame, o otoscópio, tem uma luz acoplada e é capaz de aumentar a imagem em até duas vezes. 

Essas alterações podem provocar sintomas como coceira, vermelhidão, dificuldade para ouvir, dor e saída de secreções pelo ouvido e isto pode ser sinal de problemas no ouvido, como malformações, presença de cistos e infecções, como a otite média aguda e também pode indicar a perfuração do tímpano, que deve ser avaliada pelo médico para verificar se há necessidade de cirurgia. Veja como é feito o tratamento para tímpano perfurado.

Para confirmar o diagnóstico de alguma doença do ouvido, o médico também poderá indicar outros exames complementares à otoscopia que podem ser a pneumo-otoscopia, que é quando se acopla um borracha pequena no otoscópio para verificar a mobilidade do tímpano, e a audiometria, que avalia a mobilidade e as variações de pressão do tímpano e do canal auditivo.

Como é feito o exame

O exame de otoscopia serve para examinar o ouvido e é feito de acordo com as seguintes etapas:

  1. Antes do exame, a pessoa deve ficar na posição sentada, que é a maneira mais comum de realizar o exame;
  2. Primeiramente o médico avalia a estrutura da orelha externa, observando se a pessoa tem dor ao apertar um local específico ou se apresenta alguma lesão ou ferida nesta região;
  3. Se o médico observar a presença de muita cera no ouvido, fará uma limpeza, pois o excesso de cera atrapalha a visualização da parte interna do ouvido;
  4. Em seguida, o médico irá mexer a orelha para cima e se for criança, puxará a orelha para baixo, e introduzirá a ponta do otoscópio no orifício da orelha;
  5. O médico fará uma análise das estruturas do ouvido, olhando as imagens no otoscópio, que funciona como uma lupa;
  6. Se for observado secreções ou líquidos, o médico poderá fazer uma coleta para enviar para o laboratório;
  7. Ao final do exame, o médico retira o otoscópio e faz a limpeza do espéculo, que é a ponta do otoscópio que é introduzido dentro do ouvido.

O médico fará esse processo primeiro no ouvido sem sintomas e depois no ouvido que a pessoa se queixa de dor e coceira, por exemplo, para que se houver infecção não passe de um ouvido para o outro. 

Este exame também pode ser indicado para identificar algum objeto estranho dentro do ouvido e muitas vezes, pode ser necessária a realização de otoscopia com auxílio de vídeo, que permite a visualização das estruturas do ouvido de uma forma bem ampliada através de um monitor. 

Como deve ser o preparo

Para a realização de otoscopia no adulto não precisa ser feito nenhum tipo de preparo, já na criança é necessário mantê-la abraçada com a mãe, para que seja possível segurar os braços com uma mão e a outra mão fique apoiando a cabeça da criança, e assim ela fique tranquila e relaxada. Esta posição evita que a criança se mexa e machuque o ouvido na hora do exame.

Bibliografia >

  • ENDO, Luiza H.; CURI, Silvia B. Otoscopia e timpanometria no diagnóstico de otite média secretora. Jornal de Pediatria. Vol.74, n.5. 353-354, 1998
  • INTERAMERICAN ASSOCIATION OF PEDIATRIC OTORHINOLARYNGOLOGY. Exame otológico da criança. Disponível em: <http://www.iapo.org.br/novo/secao.asp?s=69>. Acesso em 07 Fev 2020
  • MEDICINA RIBEIRÃO PRETO. Semiologia otorrinolaringologia. Disponível em: <http://revista.fmrp.usp.br/1996/vol29n1/semiologia_otorrinolaringologica.pdf>. Acesso em 07 Fev 2020
  • PIGNATARI, Shirley S.N.; ANSELMO-LIMA, Wilma T. Tratado de Otorrinolaringologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 49-65.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem