Raio X panorâmico: o que é, para que serve e como é feito

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
junho 2022

O raio X panorâmico, também conhecido como ortopantomografia ou radiografia panorâmica, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e suas articulações, além de todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não nasceram, sendo um ótimo auxiliar na área da odontologia.

Assim, esse exame é principalmente indicado pelo dentista antes de colocar aparelho dentário, já que ajuda a visualizar toda a arcada dentária e a posição dos dentes.

O nível de radiação deste tipo de exame é muito baixo, não representando risco para a saúde, além de que é muito rápido de realizar e pode ser feito em crianças.

Para que serve

O raio X panorâmico pode ser indicado para:

  • Identificar dentes tortos;
  • Avaliar a constituição óssea dos dentes;
  • Avaliar a posição dos dentes na boca;
  • Identificar fraturas dentárias;
  • Identificar a presença de dentes inclusos;
  • Investigar alterações na articulação temporomandibular;
  • Investigar a presença de infecções.

Normalmente, esse exame é indicado antes de colocar aparelho dentário, já que permite avaliar toda a arcada dentária e, assim, ajuda o dentista a indicar o melhor aparelho.

Como é feito raio X panorâmico

Para a realização da ortopantomografia, não é necessário preparação prévia. A pessoa deve manter-se quieta durante todo o procedimento, que é feito da seguinte forma:

  1. Veste-se um colete com chumbo para proteger o corpo das radiações;
  2. Retiram-se todos os objetos metálicos que a pessoa possui, como brincos, colar, anel ou piercing;
  3. Coloca-se um afastador de lábios, que é uma peça de plástico, na boca para afastar os lábios dos dentes;
  4. ​Posiciona-se o rosto corretamente no equipamento indicado pelo dentista;
  5. A máquina registra a imagem que depois será analisada pelo dentista.

​Após o registro, a imagem pode ser vista em poucos minutos e o dentista poderá fazer a avaliação mais completa e detalhada do estado de saúde da boca de cada pessoa, orientando tudo o que pode ser preciso fazer, como tratamento de canal, remoção de dentes, restauração ou uso de próteses dentárias, por exemplo.

Quem não deve fazer este exame

Este exame é bastante seguro, pois utiliza uma quantidade muito baixa de radiação, não sendo perigoso para a saúde. No entanto, mulheres grávidas devem informar o dentista e indicar se fizeram algum raio X recentemente, para evitar o acumulo de radiação. Saiba mais sobre o risco da radiação durante a gravidez e quais os exames que podem ser feitos.

Além disso, pessoas com placas de metal no crânio também devem informar o dentista antes de fazer uma ortopantomografia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em junho de 2022.
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.