Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quais os riscos do raio-X na gravidez

​O maior risco de fazer exames de raio X durante a gravidez está relacionado com as chances de provocar defeitos genéticos no feto, que podem resultar em doenças ou malformações. No entanto, este problema é raro porque é necessária uma quantidade muito elevada de radiação para provocar alterações no feto.

Geralmente, a radiação máxima recomendada durante a gestação é de 5 rads ou 5000 milirads, que é a unidade usada para medir a quantidade de radiação absorvida, porque a partir deste valor o feto pode sofrer alterações.

Porém, a maioria dos exames que utilizam raio X fica longe de atingir o valor máximo, sendo considerados extremamente seguros, especialmente se forem feitos apenas 1 a 2 exames durante a gestação.

Quais os riscos do raio-X na gravidez

Tabela de radiação por tipo de raio X

Dependendo do local do corpo onde é feito o raio X, a quantidade de radiação varia:

Local do exame de Raio XQuantidade de radiação do exame (milirads*)Quantos raio X a grávida pode fazer?
Raio X da Boca0,150 mil
Raio X do Crânio0,05100 mil
Raio X do Tórax200 a 7007 a 25
Raio X Abdominal150 a 40012 a 33
Raio X da Coluna cervical22500
Raio X da Coluna torácica9550
Raio X da Coluna lombar200 a 10005 a 25
Raio X do Quadril110 a 40012 a 40
Raio X da Mama (mamografia)20 a 7070 a 250

* 1000 milirads = 1 rad

Assim, a gestante pode fazer um raio X sempre que for recomendado, porém, é aconselhado informar ao médico sobre a gravidez, para que o avental de chumbo usado para proteção contra radiação seja corretamente posicionado na barriga da gestante.

É perigoso fazer raio X sem saber que está grávida?

Nos casos em que a mulher não sabia que estava grávida e fez um raio X, o exame também não é perigoso, mesmo no início da gestação quando o embrião está se desenvolvendo.

No entanto, é recomendado que, assim que descubra a gravidez, a mulher informe ao obstetra sobre a quantidade de exames que fez, para que seja calculado o valor de radiação já absorvido, evitando que durante o restante da gravidez receba mais do que 5 rads.

O que pode acontecer se for exposta a mais radiação do que o recomendado

Os defeitos e malformações que podem surgir no feto variam de acordo com a idade gestacional, assim como a quantidade total de radiação a que a grávida esteve exposta. No entanto, quando acontece, a principal complicação da exposição à radiação durante a gravidez costuma ser o surgimento de câncer durante a infância.

Assim, bebês que nasceram após uma grande exposição a radiação devem ser avaliados frequentemente pelo pediatra, para identificar alterações precoces e até iniciar algum tipo de tratamento, caso seja necessário.

Bibliografia >

  • ESKANDAR, Osama S. et al.. Review: Safety of diagnostic imaging in pregnancy. Part 1: X-ray, nuclear medicine investigations, computed tomography and contrast media. The Obstetrician & Gynaecologist. Vol.12. 71-75, 2010
  • THE OBSTETRICIAN & GYNAECOLOGIST. Pregnancy and Work in Diagnostic Imaging Departments. 2009. Disponível em: <https://www.rcr.ac.uk/system/files/publication/field_publication_files/Pregnancy_Work_Diagnostic_Imaging_2nd.pdf>. Acesso em 30 Abr 2019
  • HEALTH PHYSICS SOCIETY. Radiation Exposure and Pregnancy. Disponível em: <https://www.luriechildrens.org/contentassets/d24236bbdf2446db881001b0be4bfe3e/pregnancy-fact-sheet.pdf>. Acesso em 30 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem