Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que pode ser a dor nos testículos e como tratar

A dor nos testículos é um sintoma que pode afetar homens de todas as idades e que pode ser classificada como aguda ou crônica. A dor aguda é aquela que surge rapidamente e que dura poucas horas ou dias, sendo geralmente provocada por uma pancada nos testículos.

Já a dor crônica vai surgindo lentamente e mantém-se por várias semanas ou meses, podendo ser sinal de problemas mais sérios como hérnia inguinal, varicocele ou processos inflamatórios crônicos, por exemplo.

Em casos mais raros, este tipo de dor também pode indicar a presença de câncer de testículo, embora seja mais comum que no câncer o homem não sinta dor, conseguindo identificar somente um nódulo ou caroço endurecido. Saiba mais sobre como identificar o câncer de testículo.

O que pode ser a dor nos testículos e como tratar

7 principais causas de dor nos testículos

As causas mais comuns de dor no testículo incluem:

1. Varicocele

A varicocele é uma dilatação das veias do testículo que acontece, mais frequentemente, no testículo esquerdo, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. Esta alteração provoca um desconforto constante, inchaço nos testículos e a sensação de calor, especialmente após caminhar ou fazer alguma atividade física. Entenda mais sobre a varicocele.

Como tratar: na maioria dos casos, a dor provocada pela varicocele é tratada com remédios analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Porém, se existir risco de infertilidade ou se a dor não melhorar com o uso de remédios pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia para "ligar" as veias afetadas e fazer com que o sangue apenas circule pelos vasos saudáveis.

2. Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é muito comum em crianças e jovens adultos, acontecendo quando uma porção do intestino, ou outro conteúdo abdominal, consegue passar por um local enfraquecido dos músculos abdominais, entrando no escroto e causando inchaço e dor constante, que pode agravar ao levantar, curvar-se ou ao levantar pesos, por exemplo.

Como tratar: a única forma de tratamento disponível é fazer a cirurgia para hérnia inguinal que permite recolocar a porção do intestino no local correto e reforçar os músculos abdominais. Saiba mais sobre como é feito o tratamento.

3. Epididimite

A inflamação do epidídimo, também conhecida como epididimite, pode ser causada por bactérias ou vírus, e tem como sintomas a dor intensa, inchaço do testículo, vermelhidão e febre com calafrios.

Como tratar: é necessário consultar o urologista para avaliar a necessidade de iniciar o uso de antibióticos, podendo ser a ceftriaxona ou quinolonas (geralmente ciprofloxacino), podendo variar o período do tratamento.

O que pode ser a dor nos testículos e como tratar

4. Torção do testículo

A torção do testículo normalmente é uma situação de emergência que é mais comum antes dos 25 anos e que provoca uma dor muito intensa, no entanto, existem casos em que essa torção não acontece completamente e, por isso, o homem pode apresenta apenas um desconforto constante ou uma dor intensa que vai e vem conforme os movimentos. Veja os outros sintomas comuns da torção.

Como tratar: em caso de suspeita de torção do testículo é importante ir rapidamente ao pronto-socorro para confirmar o diagnóstico e fazer a cirurgia para recolocar o testículo no local correto, evitando complicações como infertilidade.

5. Prostatite

A inflamação da próstata, conhecida como prostatite, normalmente causa sintomas como dor ao urinar, febre, dor perineal e sensação de não conseguir fazer o esvaziamento da bexiga. No entanto, também é comum sentir dor nos testículo, que piora ao palpar a região.

Como tratar: uma boa forma de aliviar a dor é fazer banhos de assento com água morna durante 15 minutos e praticar exercícios de kegel, no entanto, quase sempre também é necessário tomar antibióticos receitados pelo urologista, como ciprofloxacino ou levofloxacina.

6. Caxumba

Embora a caxumba normalmente afete as glândulas parótidas, que se encontram na região lateral do rosto, o vírus que provoca a doença também conseguem se deslocar até aos testículos, provocando inflamação. Dessa forma, pode acontecer de surgir dor nos testículos após uma situação de caxumba, devido à migração do vírus.

Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus. Saiba mais sobre porque a caxumba pode descer até os testículos e o que fazer.

7. Câncer de testículo

O câncer de testículo raramente provoca dor, no entanto, em casos mais avançados a dor pode surgir. Porém, nesses casos também é frequente que antes surjam outros sintomas que indiquem que algo está afetando a região, como inchaço intenso, alterações do tamanho dos testículos e caroços, por exemplo. Confira que sinais podem indicar câncer.

Como tratar: sempre que existir suspeita de câncer é muito importante consultar um urologista o mais rápido possível, uma vez que o diagnóstico precoce melhora as chances de cura. No entanto, em quase todos os casos é necessário remover o testículo afetado.

Assista o vídeo seguinte e veja como fazer o autoexame do testículo, de forma a identificar possíveis alterações:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem