Caroço no testículo: 7 principais causas (e como tratar)

Atualizado em janeiro 2023

O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer. 

Dependendo da sua causa, o caroço no testículo pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor, inchaço, sensibilidade ao toque, sensação de pressão, febre ou calafrios, por exemplo.

Na presença do caroço no testículo, é importante consultar o urologista, para que sejam avaliadas as suas características e os sintomas associados, e, assim, ser possível identificar a causa e iniciado o tratamento mais adequado. No caso da torção do testículo, deve-se procurar o hospital ou ir ao pronto socorro imediatamente.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de caroço no testículo

As principais causas de caroço no testículo são:

1. Hidrocele

A hidrocele é uma pequena bolsa de líquido que se acumula junto do testículo e que pode levar ao surgimento de um caroço. Este problema é mais comum nos bebês, mas também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos. Embora não seja um problema grave, seu tamanho pode variar bastante, sendo que os maiores podem até levar ao surgimento de dor e desconforto.

Como tratar: geralmente a hidrocele não necessita de qualquer tipo de tratamento, mas se estiver provocando muito desconforto ou não regredir naturalmente, o urologista pode aconselhar a realização de uma pequena cirurgia com anestesia local para fazer um pequeno corte no escroto e remover o hidrocele. Saiba mais sobre o hidrocele e quando é necessária cirurgia.

2. Varicocele

A varicocele é a principal causa de caroço nos testículos e acontece quando as veias, que transportam o sangue dos testículos, dilatam e ficam mais largas que o normal, acabando por acumular sangue e gerar a sensação de um caroço. Nestes casos, também é comum sentir dor e sensação de peso.

Como tratar: na maioria das vezes a varicocele é controlada com remédios analgésicos, como dipirona ou paracetamol, mas se existir risco de infertilidade, o médico pode recomendar fazer uma cirurgia para fechar a veia que está dilatada e fazer o sangue passar apenas pelas que ainda estão saudáveis, melhorando o funcionamento do testículo. Veja todas as opções de tratamento para varicocele.

3. Epididimite

A epididimite surge quando o epidídimo, que é a estrutura que liga o testículo ao canal deferente, fica inflamado, o que geralmente acontece devido a uma infecção bacteriana, principalmente em casos de sexo desprotegido. Além da sensação de caroço no testículo, pode ainda se desenvolver outros sintomas como dor, inchaço do testículo, febre e calafrios.

Como tratar: para tratar a epididimite é necessário tomar antibióticos para combater a infecção, geralmente com 1 injeção de ceftriaxona e 10 dias de uso de comprimidos de doxiciclina ou de acordo com a recomendação do urologista.

4. Torção do testículo

A torção do testículo geralmente é um dos problemas mais fáceis de identificar no testículo, pois provoca o surgimento de uma dor repentina e muito intensa, além de inchaço e caroço no testículo. A torção é mais comum em meninos e homens com menos de 25 anos.

Como tratar: a torção testicular é uma emergência médica e, por isso, o tratamento com cirurgia deve ser realizado nas primeiras 12 horas para evitar a morte dos tecidos do testículo. Assim, em caso de suspeita de torção é muito importante ir rapidamente ao pronto-socorro. Entenda mais sobre quando pode acontecer a torção do testículo.

5. Espermatocele

A espermatocele, também conhecida como cisto no epidídimo, consiste de uma pequena bolsa que se forma no epidídimo, o local onde o canal deferente se liga ao testículo. Na maioria dos casos, o cisto não provoca dor, mas se continuar crescendo ao longo do tempo, além de um caroço grudado ao testículo, também pode surgir dor ou desconforto.

Como tratar: o tratamento é necessário quando surgem sintomas, podendo ser indicado pelo urologista o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno. Porém, se não existir melhora após 2 semanas pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o cisto. Saiba mais sobre como é feita a cirurgia e como é a recuperação.

6. Hérnia inguinal

O surgimento de hérnias inguinais acontecem quando uma porção do intestino consegue passar através dos músculos do abdômen e, por isso, é mais comum em casos de enfraquecimento abdominal, como acontece em crianças, idosos e pessoas que fizeram alguma cirurgia. Essa hérnia pode algumas vezes sair para dentro do escroto, gerando a sensação de um caroço no testículo.

Como tratar: a hérnia inguinal precisa ser tratada por meio de cirurgia para recolocar a porção do intestino no interior da região abdominal. Saiba mais sobre como é feito o tratamento da hérnia inguinal.

7. Câncer de testículo

Embora seja uma das situações mais raras, o desenvolvimento de câncer no testículo também pode causar o crescimento de um pequeno caroço no testículo. Normalmente, o câncer se desenvolve sem causar qualquer tipo de dor, por isso é muito importante que todo o tipo de caroço seja avaliado por um urologista, mesmo que não provoque dor. Veja quais os sinais que podem indicar câncer.

Como tratar: o tratamento normalmente é iniciado com cirurgia para retirar o testículo afetado e todas as células cancerígenas, sendo o suficiente nos casos menos desenvolvidos do câncer. Já nos casos mais avançados, pode ser necessário o tratamento com radioterapia ou quimioterapia após a cirurgia, para eliminar as restantes células tumorais que podem ter ficado.

Quando ir ao médico

Os sintomas que indicam que é importante ir rapidamente ao pronto-socorro incluem:

  • Dor muito intensa e repentina;
  • Inchaço exagerado no local;
  • Aumento da sensibilidade no escroto;
  • Caroços duros e indolores;
  • Presença de um testículo mais elevado que o outro;
  • Febre e calafrios;
  • Náuseas e vômitos.

No entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao urologista para avaliar o caroço, uma vez que, mesmo que não surjam sintomas, pode estar se desenvolvendo um problema que necessite de tratamento ou que seja mais grave, como câncer.