Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar o hidrocele

O hidrocele é uma pequena bolsa preenchida por líquido que surge dentro do escroto, em volta de um testículo. Embora seja um problema que surge mais frequentemente em bebês, também pode acontecer em adultos, especialmente após os 40 anos.

Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do escroto e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, desaparecendo quase sempre sem necessitar de tratamento. Se está com dor nos testículos, veja o que pode ser.

Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um pediatra, no caso do bebê, ou um urologista, no caso do homem, para confirmar o diagnóstico de hidrocele.

O que é e como tratar o hidrocele

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos o hidrocele não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano, no caso dos bebês, ou até 6 meses, no caso do homem adulto.

Porém, quando está causando muito desconforto ou aumenta de tamanho ao longo do tempo, o médico pode recomendar fazer uma pequena cirurgia com anestesia geral para remover o hidrocele do escroto.

Este tipo de cirurgia é bastante simples e pode ser feita em poucos minutos e, por isso, normalmente é possível regressar a casa algumas horas depois, assim que o efeito da anestesia desaparece completamente.

O que causa o hidrocele

Durante a gestação, os testículos possume uma bolsa com líquido em volta, no entanto, essa bolsa fecha durante o primeiro ano de vida e o líquido é absorvido pelo corpo. Porém, quando isso não aocntece, a bolsa pode continuar acumulando líquido, gerando o hidrocele.

Já no adulto, o problema normalmente acontece porque o canal, por onde os testículos desceram durante a gravidez, não fecharam totalmente e o líquido do abdômen passa para o escroto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...