Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Hidrocele: o que é, como identificar e como tratar

O hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro. Embora seja um problema mais frequente em bebês, também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos.

Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade, desaparecendo espontaneamente principalmente nos bebês, sem necessitar de tratamento. Se está com dor nos testículos, veja o que pode ser.

Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um pediatra, no caso do bebê, ou um urologista, no caso do homem, para confirmar o diagnóstico de hidrocele.

Hidrocele: o que é, como identificar e como tratar

Características do hidrocele 

Para se certificar de que realmente é hidrocele o único sintoma que deve estar presente é o inchaço que pode afetar um ou os dois testículos. O médico deverá examinar a região íntima, avaliar se há dor, caroços, ou qualquer outra alterações que indique a possibilidade de ser outra doença. No entanto, o ultrassom da bolsa escrotal é a forma mais fiel de descobrir se realmente é hidrocele. 

Como é feito o tratamento do hidrocele

Na maior parte dos casos o hidrocele no bebê não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano de idade. No caso de homens adultos pode ser indicado esperar 6 meses para verificar se o líquido é reabsorvido espontaneamente, desaparecendo.

Porém, quando está causando muito desconforto ou com aumento progressivo ao longo do tempo, o médico pode recomendar fazer uma pequena cirurgia com raquianestesia para remover o hidrocele do escroto.

Este tipo de cirurgia é bastante simples e pode ser feita em poucos minutos e, por isso, a recuperação é rápida, sendo possível regressar a casa algumas horas depois da cirurgia, assim que o efeito da anestesia desaparece completamente.

Outra forma de tratamento menos utilizada e com maiores riscos de complicações e recorrência, seria através da aspiração com anestesia local. 

Hidrocele: o que é, como identificar e como tratar

Principais causas do hidrocele

O hidrocele no bebê acontece porque durante a gestação, os testículos possuem uma bolsa com líquido em volta, no entanto, essa bolsa fecha durante o primeiro ano de vida e o líquido é absorvido pelo corpo. Porém, quando isso não acontece, a bolsa pode continuar acumulando líquido, gerando o hidrocele.

Já nos homens adultos, o hidrocele normalmente acontece como complicação de pancadas, processos inflamatórios ou infecções, como orquite ou epididimites.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem