Orfenadrina: o que é, para que serve e como usar

A orfenadrina ou citrato de orfenadrina é um relaxante muscular indicado para a dor causada por contrações, entorses ou distensões musculares, ou dor de cabeça tensional, ajudando a aliviar o desconforto. Esse remédio geralmente está associado à dipirona ou paracetamol, que têm ação analgésica, e à cafeína, que potencializa o efeito relaxante e anti-inflamatório.

A orfenadrina pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou gotas, com os nomes comerciais Dorflex, Doricin, Dorilax DT ou Benoflex P, por exemplo, para uso em adultos e deve ser utilizada somente com indicação médica.

Orfenadrina: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

A orfenadrina possui efeito relaxante muscular e analgésico, sendo normalmente indicada para dor associada a contraturas, entorses ou distensões musculares, podendo também ser usada para dor de cabeça tensional.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecidos pelo médico.

Como usar

A orfenadrina na forma de comprimidos ou gotas, deve ser usada por via oral, sendo que as doses recomendadas para adultos variam de acordo com os outros componentes da fórmula e incluem:

  • Orfenadrina, dipirona e cafeína anidra (Dorflex ou Doricin): as doses normalmente recomendadas são de 1 a 2 comprimidos ou 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia;
  • Orfenadrina, paracetamol e cafeína anidra (Doricin DT ou Benoflex P): as doses normalmente recomendadas são de 1 a 2 comprimidos, a cada 6 a 8 horas, fora do horário das refeições. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos e o tempo de tratamento não deve exceder 3 dias.

A orfenadrina só deve ser usada com orientação médica e com as doses e pelo tempo de tratamento recomendados pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a orfenadrina são tontura, sonolência, fraqueza, náusea, vômito, boca seca ou prisão de ventre.

Além disso, a orfenadrina pode causar efeitos colaterais que necessitam de atendimento médico imediato como palpitações cardíacas, confusão mental, ansiedade, tremor, desmaio, alucinações, dor ou dificuldade para urinar.

A orfenadrina também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

Quem não deve usar

A orfenadrina não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham glaucoma, obstrução do estômago ou intestino, úlcera no estômago, megaesôfago, hipertrofia na próstata, miastenia gravis ou obstrução do colo da bexiga.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à orfenadrina ou a outros componentes das fórmulas, como dipirona, paracetamol ou cafeína anidra. 

A orfenadrina também não deve ser usada nos casos de taquicardia, arritmia, deficiência de protrombina, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca, a não ser que recomendado pelo médico.

Este remédio não deve ser utilizado com álcool, propoxifeno ou fenotiazínicos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SANOFI MEDLEY FARMACÊUTICA LTDA . Benoflex P (paracetamol, cafeína anidra e citrato de orfenadrina). 2020. Disponível em: <https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Benoflex-P-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1598634435>. Acesso em 12 Jan 2022
  • ACHÉ LABORATORIOS FARMACÊUTICOS S.A. Dorilax DT (paracetamol, cafeína anidra e citrato de orfenadrina). 2020. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Dorilax-DT-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1619123811&embedded=true>. Acesso em 13 Jan 2022
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. Dorflex (dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína anidra). 2017. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/69038.pdf>. Acesso em 13 Jan 2022
  • EMS S.A. DORICIN (dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína anidra). 2021. Disponível em: <https://io2.convertiez.com.br/m/drogal/uploads/bulas/7896004772295/doricin.pdf>. Acesso em 13 Jan 2022
  • DRUGS.COM. Orphenadrine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/orphenadrine.html>. Acesso em 12 Jan 2022
Mais sobre este assunto: