Unha de gato: para que serve e como fazer o chá

Outubro 2021

A unha de gato inclui duas espécies de plantas medicinais, cujos nomes científicos são Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis, que possuem propriedades diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, imunoestimulantes e depuradora, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecções, inflamações e para melhorar a atividade do sistema imune.

Essa planta cresce em forma de cipó formando arbustos trepadores e possui folhas verdes claras com espinhos levemente curvados, e um caule de cor marrom avermelhado e creme, podendo armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.

A unha de gato pode ser consumida em forma de chá da casca, da raiz ou da folha, ou na forma de comprimido, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Unha de gato: para que serve e como fazer o chá

Para que serve

A unha de gato possui propriedades analgésicas, antioxidantes, depuradora, diuréticas, imunoestimulantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que pode trazer diversos benefícios para o corpo como:

1. Aumentar as defesas do organismo

A unha de gato ajuda a aumentar as defesas do organismo, pois estimula a produção de glóbulos brancos e a ativação das células do sistema imunológico, ajudando o organismo a combater os microrganismos.

Esse benefício pode ser devido a presença de proantocianidinas e outras substâncias na sua composição que ajudam a combater vírus, fungos, protozoários e bactérias como Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis e Pseudomonas aeruginosa.

2. Aliviar os sintomas da osteoartrite

Alguns estudos científicos indicam que a unha de gato possui diversos componentes alcalóides, que favorecem a inibição de substâncias pró-inflamatórias no organismo, além de possuir propriedades analgésicas, podendo ser uma excelente opção para pessoas que sofrem de bursite ou problemas nas articulações, como artrite, osteoartrite e artrite reumatóide.

3. Tem ação antioxidante

A unha de gato possui substâncias antioxidantes, como flavonóides e polifenóis, que previnem os danos causados ​​pelos radicais livres às células, protegendo contra o estresse oxidativo, retardando o envelhecimento precoce e evitando o surgimento de doenças crônicas.

4. Tem ação anticancerígena

Alguns estudos mostram que o extrato de unha de gato pode diminuir a proliferação ou induzir a morte de uma variedade de células cancerosas, incluindo câncer de cólon, vesícula biliar, tireóide e mama. No entanto, o mecanismo exato pelo qual isso ocorre não é conhecido, sendo necessário mais estudos científicos que comprovem esse benefício.

5. Auxiliar no tratamento do câncer de mama

A quimioterapia produz efeitos colaterais como leucopenia e neutropenia, caracterizadas pela redução da quantidade de glóbulos brancos no sangue.

Alguns estudos científicos indicam que o uso da unha de gato pode reduzir os efeitos colaterais e restaurar os danos celulares causados pela quimioterapia em pessoas com câncer de mama. Porém, é importante que seja utilizado sob orientação do médico, pois seu uso dependerá de cada caso particular.

6. Melhorar a gastrite

A unha de gato, por apresentar propriedades anti-inflamatórias e ser rica em antioxidantes, pode melhorar a gastrite aguda ou crônica, especialmente a gastrite causada pelo uso de altas doses de anti-inflamatórios não esteroidais.

Além disso, acredita-se que a unha de gato também possa melhorar outras condições como a síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a presença de úlceras, porém estudos científicos são necessários para comprovar esses benefícios.

7. Auxiliar no tratamento do Alzheimer

A unha de gato é considerada uma planta potencial para o tratamento da doença de Alzheimer. Isso se deve ao fato de que em um estudo feito com ratos foram identificados vários componentes, como a proantocianidina B2, que é um polifenol, que foi associado à melhora da memória de curto prazo, à redução da inflamação cerebral e à diminuição das placas que se formam no cérebro com esta doença.

8. Diminuir a pressão arterial

A rincofilina, um alcalóide presente na unha de gato, demonstrou inibir a agregação plaquetária e a trombose, sugerindo que pode ser útil na prevenção de derrames e na redução do risco de infarto, por diminuir a pressão arterial, aumentar a circulação e inibir a formação de placas nas paredes das artérias, bem como a formação de coágulos sanguíneos no cérebro, coração e vasos sanguíneos.

Outros usos populares da unha de gato

A unha de gato também é usada popularmente para tratar outros problemas de saúde, apesar de não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia.

Os principais usos populares da unha de gato são:

  • Rinite;
  • Asma;
  • Amigdalite;
  • Problemas de pele;
  • Gonorréia.

É importante que o uso da unha de gato seja feito com orientação médica ou de um profissional de saúde com conhecimentos em plantas medicinais.

Como usar

A casca, a raiz e as folhas da unha de gato podem ser utilizadas para fazer chá, tinturas ou cápsulas, que podem ser obtidas em farmácias de manipulação.

1. Chá de unha de gato

Para fazer o chá de unha de gato, são necessários 20 g de cascas e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Em seguida, deve-se ferver os ingredientes por 15 minutos e depois retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas, entre as refeições.

2. Cápsulas de unha de gato

As doses recomendadas da unha de gato na forma de cápsulas podem variar de 250 a 1000 mg, 2 a 3 vezes por dia, dependendo da indicação. Por isso, é importante consultar o médico ou um fitoterapeuta para utilizar a unha de gato pelo tempo de tratamento e nas doses corretas de acordo com o problema de saúde a ser tratado de forma individualizada.

Possíveis efeitos colaterais

A unha de gato é considerada segura quando usada nas quantidades recomendadas. No entanto, quando consumida em excesso pode causar efeitos colaterais como diarréia, náusea, dor de estômago, diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio, diminuição da frequência cardíaca, neuropatia, e em casos mais raros, intoxicação no fígado e insuficiência renal aguda.

Além disso, quando usada com remédios como varfarina, ácido acetilsalicílico ou heparina, pode aumentar o risco de sangramento.

Quem não deve usar

A unha de gato não deve ser usada por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm alergia a esta planta medicinal.

Além disso, a unha de gato não deve ser usada por pessoas com doenças autoimunes ou renais, ou que tenham leucemia, problemas de coagulação no sangue, ou que estejam tomando remédios anticoagulantes ou que vão fazer qualquer tipo de cirurgia.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • EUROPA MEDICINES AGENCY. Assessment report on Uncaria tomentosa (Willd. ex Schult.) DC., cortex. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/draft-assessment-report-uncaria-tomentosa-willd-ex-schult-dc-cortex_en.pdf>. Acesso em 15 Out 2021
  • NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Cat's Claw. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548323/>. Acesso em 15 Out 2021
  • MILLER Mark et al. Early relief of osteoarthritis symptoms with a natural mineral supplement and a herbomineral combination: A randomized controlled trial [ISRCTN38432711]. Journal of Inflammation. 2. 11; 1-14, 2005
  • TABASSYM Nahida et al. Role of natural herbs in the treatment of hypertension. Pharmacognosy review. 5. 9; 30-40, 2011
  • ZARI Ali et al. Treatment with Uncaria tomentosa Promotes Apoptosis in B16-BL6 Mouse Melanoma Cells and Inhibits the Growth of B16-BL6 Tumours. Molecules. 26. 1-22, 2021
  • LÓPEZ M. Uña de gato. OFFARM. 25. 10; 104-108, 2006
  • EL-SABER Gaber et al. Uncaria tomentosa (Willd. ex Schult.) DC.: A Review on Chemical Constituents and Biological Activities. Applied sciences. 10. 1-12, 2020
  • VALDIVIEZ Juan et al. Uncaria tomentosa (Willd.) DC. (Rubiaceae): Especie nativa del Perú, medicamento herbolario reconocido por la medicina tradicional . Ethnobotany Research and Applications. 19. 1-13, 2020
  • SANTOS Maria do Carmo et al. Uncaria tomentosa—Adjuvant Treatment for Breast Cancer: Clinical Trial. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2012. 1-8, 2012
  • EXAMINE.COM. Uncaria tomentosa. Disponível em: <https://examine.com/supplements/uncaria-tomentosa/research/#safety-and-toxicology>. Acesso em 29 Jun 2020
Mais sobre este assunto: