3003-3230
Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Sucupira: o que é, para que serve e como usar a semente

Atualizado em maio 2023
Evidência científica

A sucupira é uma planta medicinal indicada para auxiliar no tratamento da artrite, artrose, reumatismo, gota, feridas na pele, úlcera no estômago, dor de garganta ou amigdalite, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor e a inflamação no organismo.

O nome científico da sucupira branca é Pterodon pubescens e o nome da sucupira preta Bowdichia major Mart, sendo que as partes normalmente utilizadas são suas sementes, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, para o preparo de chá, óleo, tintura, extrato ou cápsulas.

A sucupira pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e, embora tenha muitos benefícios, não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A sucupira possui ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, antimicrobiana, antioxidante e antitumoral e, por isso, suas sementes poderia ser utilizadas em diversas situações como:

1. Artrite

A sucupira é rica em diterpenos cíclicos e furanditerpenos, como vouacapans e geranilgeraniol, com ação anti-inflamatória, antireumática e analgésica, que ajuda a diminuir a dor crônica e a inflamação nas articulações, podendo ser usada para auxiliar no tratamento da artrite, artrose, reumatismo ou artrite reumatoide, por exemplo.

2. Gota

Devido as substâncias na sua composição com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, a sucupira também pode ser usada para auxiliar no tratamento da gota, ajudando a aliviar os sintomas como dor, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações afetadas.

3. Amigdalite e dor de garganta

A sucupira pode ajudar a aliviar dor de garganta e a amigdalite, pois tem ação anti-inflamatória, que reduz o inchaço das amígdalas, além de propriedades analgésicas, que diminui a dor de garganta.

4. Cicatrizar feridas

A sucupira possui propriedades cicatrizantes que pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas na pele ou eczema, especialmente quando utilizada na forma de chá preparado com as sementes dessa planta.

5. Úlcera no estômago

Por ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e antiulcerosas, a semente da sucupira pode ser usada para auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, pois ajuda a aliviar a dor e o desconforto no estômago.

6. Regular os níveis de açúcar no sangue

A sucupira também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, devido à ação hipoglicêmica das folhas e frutos. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

7. Auxiliar no tratamento do câncer

Alguns estudos [1,2] feitos com células em laboratório indicam que as substâncias presentes na sucupira, como geranilgeraniol e furanditerpenes, apresentam propriedades antiproliferativas, antioxidantes e anticancerígenas, principalmente no caso do câncer de próstata e de fígado, por exemplo. No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem essas propriedades. 

Além disso, em alguns casos, o chá de sucupira pode ainda ajudar a aliviar o desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.

Como usar a sucupira

A sucupira pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo, podendo ser utilizada da seguinte forma:

1. Chá de sementes de sucupira

O chá de semente de sucupira pode ser usado para dores nas articulações, dor de garganta, amigdalite ou para a cicatrização de feridas na pele, por exemplo.

Ingredientes

  • 4 sementes de sucupira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Lavar as sementes de sucupira e depois quebrá-las utilizando um martelo de cozinha. Em um recipiente, adicionar a sucupira e a água, levar ao fogo e ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber ao longo do dia.

Esse chá deve ser mantido em geladeira e consumido no período de até 24 horas, sendo recomendado utilizar uma panela apenas para esse efeito porque o óleo liberado pelas sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de eliminar completamente.

O chá de sucupira também pode ser usado na forma de compressas para feridas na pele, para ajudar na sua cicatrização.

2. Sucupira em cápsulas

A sucupira em cápsulas pode ser usada por adultos, sendo normalmente recomendado a dose de 1 cápsula de 400 mg de sucupira, 2 vezes por dia.

As cápsulas de sucupira devem sempre ser usadas com orientação médica ou do fitoterapeuta, de acordo com a condição a ser tradada, com doses individualizadas. Saiba quando o uso das cápsulas de sucupira é mais indicado.

3. Óleo de sucupira

O óleo de sucupira pode ser usado por via oral tomando 3 a 5 gotas do óleo junto com alimentos, ou 1 gota diretamente na boca, até 5 vezes por dia. Para pessoas com pressão alta, é recomendado no máximo 3 a 5 gotas por dia.

Além disso, o óleo de sucupira também pode ser usado para massagem sobre as articulações para reduzir a dor, podendo ser aplicada algumas gotas do óleo na articulação afetada, massageando levemente, por até 2 vezes por dia.

4. Extrato de semente de sucupira

O extrato de semente de sucupira deve ser usado por via oral, comente por adultos, sendo normalmente recomendada a dose de 0,5 a 2 mL por dia.

6. Tintura de sucupira

A tintura de sucupira também pode ser usada por via oral, sendo recomendada a dose para adultos de 20 gotas da tintura, até 3 vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

De forma geral, a sucupira é bem tolerada, não tendo sido descritos efeitos secundários relacionados ao seu consumo. No entanto, é importante que seja consumida com precaução e sob orientação médica.

Quem não deve usar

A sucupira está contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos.

Além disso, deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado, assim como no caso de pessoas com câncer, sendo importante consultar o médico antes do consumo.