Entenda o que é a Ayurveda

janeiro 2019

A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.

Na medicina Ayurveda, ou Ayurvédica, acredita-se que há energias existentes no corpo, mente e meio que se vive, e, quando há um desequilíbrio energético, causados por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.

Para quem está indicada

A medicina Ayurverda é uma boa forma de complementar o tratamento de muitas condições de saúde, pois seus principais efeitos ao corpo são nutrição e hidratação da pele, aumento da resistência do sistema imunitário, aumento da força e relaxamento muscular, melhora da circulação sanguínea e linfática, de forma que são corrigidos os desequilíbrios energéticos, o que alivia e previne doenças como pressão alta, diabetes, dor crônica, alergia, ansiedade e depressão, por exemplo. 

Como é feita

A medicina Ayurveda faz parte do grupo de terapias bioenergéticas, que utiliza técnicas como respiração, técnicas corporais, auto-conhecimento, alimentação e cura através das plantas e objetos da natureza, como pedras, para renovar a energia vital da pessoa.

Nesta terapia, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que sao o Vata, Pitta e Kapha, que são combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra. Como forma de harmonizar os Doshas, as principais terapias são:

  • Massagens: são feitas massagens e manobras corporais, com uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas, escolhidos de acordo com a necessidade de cada pessoa, como forma de promover bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea;
  • Alimentação: é baseada em uma dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, sendo orientado comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada pessoa.
  • Fitoterapia: os princípios ativos das plantas medicinais são utilizadas como tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, à base de raízes, sementes e plantas como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo. 

A prática, inclui ainda, a realização de atividade física, meditação, yôga e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional.

No Brasil, a Ayurveda é orientada pelos terapeutas ayurvédicos especializados nessas técnicas indianas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.