Ocitocina (Syntocinon): para que serve, como usar e efeitos colaterais

A ocitocina é um remédio hormonal na forma sintética, idêntica à ocitocina produzida naturalmente pelo corpo que é um tipo de hormônio responsável por estimular as contrações dos músculos das mamas ao redor das glândulas que produzem leite, sendo indicado para facilitar a amamentação ou a retirada de leite materno pelas mamas.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de spray nasal, com o nome comercial Syntocinon, e deve ser usado com indicação e orientação médica.

Além disso, a ocitocina pode ser usado em hospitais na forma de injeção aplicada diretamente na veia ou no músculo, por um enfermeiro, para induzir o parto ou prevenção ou tratamento de sangramento pós-parto, conforme indicação médica.

Ocitocina (Syntocinon): para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

A ocitocina na forma de spray nasal é indicado para facilitar a amamentação ou a retirada de leite materno pelas mamas, pois ajuda a aumentar as contrações dos músculos ao redor das glândulas mamárias, facilitando a ejeção do leite.

Além disso, a ocitocina na forma de injeção pode ser usado em hospitais para induzir o parto, em casos de gestação pós-termo, rompimento prematura da membrana amniótica ou pré-eclâmpsia, ou prevenção e tratamento de sangramentos pós-parto. Entenda melhor o que é a pré-eclâmpsia.

Como usar

A ocitocina spray nasal deve ser usado inspirando suavemente pelo nariz, o jato do inalador. 

A dose normalmente recomendada é de 1 pulverização dentro da narina de 2 a 5 minutos antes de amamentar ou de usar a bomba para retirada de leite.

O tempo de tratamento com a ocitocina spray nasal deve ser orientado pelo médico de forma individualizada.

Após aberta a embalagem, deve ser mantida na geladeira e utilizada em até 1 mês.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ocitocina spray nasal são contrações uterinas dolorosas, dor de cabeça, náuseas, dermatite alérgica ou irritação nasal.

Quem não deve usar

A ocitocina spray nasal não deve ser usado por crianças ou por mulheres grávidas pois pode provocar contrações uterinas e parto prematuro.

Além disso, a ocitocina spray nasal não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao látex, pois pode provocar reações alérgicas graves ou choque anafilático e que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto ou urticária . Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Syntocinon (ocitocina). 2018. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/upload/imgconteudos/1847.pdf>. Acesso em 10 Set 2021
  • WINTERNON, A.; et al. Improving the precision of intranasal oxytocin research. Nat Hum Behav. 5. 1; 9-18, 2021
  • LENG, G.; LUDWIG, M. Intranasal Oxytocin: Myths and Delusions. Biol Psychiatry. 79. 3; 243-50, 2016
Mais sobre este assunto: