A obturação é um procedimento geralmente indicado para tratar cáries, fraturas ou traumas, ou para substituir restaurações antigas, devolvendo a forma, a função e a integridade do dente e prevenindo dores e infecções.
Existem 3 principais tipos de materiais usados na obturação, a amálgama, a resina e a porcelana, que variam conforme o local e o tamanho da cárie, o custo e a preferência estética da pessoa.
A obturação do dente deve ser feita no consultório, onde o dentista retira o tecido cariado, preenche a cavidade do dente com resina, amálgama ou porcelana, e faz o acabamento e o polimento.
Quanto é indicada
A obturação é indicada pelo dentista para tratar condições como:
- Cárie dentária;
- Traumas e fraturas;
- Substituição de restaurações antigas;
- Desgaste excessivo nos dentes, em alguns casos.
A obturação é indicada pelo dentista após a observação do dente e se existe dor e sensibilidade e cavidades. O dentista também pode recomendar a realização de raio-X para verificar se o nervo está comprometido e se existem sinais de outros dentes com cárie.
Leia também: Cárie: o que é, sintomas, tipos, causas e como tratar tuasaude.com/carie-dentariaDiferença entre obturação e restauração
Popularmente, a obturação e a restauração são usados como sinônimos. Entretanto, a obturação é o processo de preencher uma cavidade em um dente para restaurar a sua estrutura perdida.
Já a restauração é uma série de tratamentos que têm o objetivo de restaurar a estrutura, a estética e a função de um dente, o que pode incluir as obturações, as coroas e as pontes.
Leia também: Restauração de dente: o que é, como é feita e quando fazer tuasaude.com/restauracao-do-denteTipos de obturação
Os principais tipos de obturação são:
1. Obturação de amálgama
A obturação amálgama é feita com uma mistura de prata, estanho, cobre, zinco e mercúrio.
Esse material é muito durável, podendo durar 15 anos ou mais, além de ser forte para suportar a força da mastigação e ser a opção mais barata.
No entanto, a cor prateada não é muito estética, esse material precisa remover mais estrutura de dente saudável para garantir a retenção do material e contém mercúrio, sendo, por isso, menos usado atualmente pelos dentistas.
2. Obturação de resina
A obturação de resina é feita com uma mistura de resina com vidro ou quartzo.
Este tipo de obturação tem uma ótima estética, podendo ser combinada com a cor do dente, além de permitir a remoção apenas da parte cariada do dente.
Entretanto, a resina é menos durável que o amálgama, durando cerca de 5 a 10 anos, é mais cara e alguns estudos indicam um risco maior de nova cárie ao redor da obturação, em comparação ao amálgama.
3. Obturação de porcelana
A obturação de porcelana é feita com materiais como feldspato, quartzo e caulim ou outras cerâmicas reforçadas.
Este tipo de obturação tem uma boa estética e é resistente a manchas. No entanto, este tipo de obturação é mais frágil e propensa a quebrar, e tem o custo elevado.
Como é feita a obturação
A obturação é feita conforme o passo a passo a seguir:
- Aplicar a anestesia local, quando necessário;
- Colocar rolos de algodão ao redor do dente, para deixar área livre de saliva;
- Retirar o tecido cariado, com o uso de brocas;
- Preencher a cavidade do dente, com resina, amálgama ou porcelana;
- Fazer o acabamento e o polimento, para deixar o dente na sua forma natural.
Após a obturação, é normal a pessoa sentir sensibilidade a temperaturas quentes ou frias, pressão ao morder e dor no local da injeção ou ao redor do dente, por alguns dias ou até uma a duas semanas.
Entretanto, na presença de dor intensa ou persistente, inchaço no rosto ou na mandíbula e febre ou calafrios, é aconselhado retornar ao dentista para que seja feita uma avaliação.
Obturação de dente dói?
A obturação de dente geralmente não dói, mas isso varia conforme o tipo e o local de cárie, e o nível de tolerância à dor da pessoa.
No entanto, o dentista geralmente aplica uma anestesia local para adormecer o dente e a área ao redor, antes de iniciar o procedimento.
Em algumas situações a obturação também pode ser feita sem anestesia, provocando apenas uma sensibilidade durante a retirada da cárie pelo dentista.
Por isso, se a pessoa sentir qualquer desconforto durante o tratamento, deve avisar o dentista para que ele possa aplicar a anestesia.
Cuidados após a obturação
Alguns cuidados importantes após a obturação incluem:
- Esperar o efeito da anestesia passar antes de comer, para evitar mordida acidental da bochecha, lábios ou língua;
- Usar analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, que podem ser indicados pelo dentista em casos de dor ou sensibilidade;
- Escovar bem os dentes, pelo menos 2 vezes ao dia, para evitar novas cáries. Veja como escovar os dentes;
- Ir ao dentista a cada 6 meses, para verificar a obturação, fazer uma avaliação geral e limpeza.
Após a obturação a pessoa pode comer e beber, pois isso não danifica o material da restauração, principalmente se o dentista usar resina.
Veja no vídeo a seguir como prevenir as cáries e, assim, evitar a obturação: