O eritema tóxico é uma alteração dermatológica comum nos recém-nascidos em que são identificadas pequenas manchas vermelhas na pele logo após o nascimento ou após 2 dias de vida, principalmente no rosto, tórax, braços e bumbum.
A causa do eritema tóxico ainda não é muito bem estabelecida, no entanto as manchas vermelhas não causam qualquer dor ou desconforto para o bebê e desaparecem após cerca de duas semanas sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento.

Sintomas e diagnóstico do eritema tóxico
Os sintomas de eritema tóxico surgem poucas horas após o nascimento ou aos 2 dias de vida, havendo o aparecimento de manchas ou bolinhas vermelhas na pele de tamanhos variados principalmente no tronco, rosto, braços e bumbum. As manchas vermelhas não coçam, não causam dor ou desconforto, não sendo motivo de preocupação.
O eritema tóxico é considerado uma reação normal da pele do bebê e o diagnóstico é feito pelo pediatra ainda na maternidade ou numa consulta de rotina através da observação das manchas da pele. Caso as manchas não desapareçam após algumas semanas, o médico pode indicar a realização de exames, uma vez que as manchas vermelhas na pele do bebê podem ser indicativas de outras situações como infecção por vírus, fungo ou acne neonatal, que também é bastante comum nos recém-nascidos. Conheça mais sobre a acne neonatal.
O que fazer
As manchas vermelhas do eritema tóxico desaparecem naturalmente após algumas semanas, não sendo necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto o pediatra pode indicar alguns cuidados para acelerar o desaparecimento das manchas, como:
- Dar banho uma vez por dia, evitando dar banho em excesso, pois a pele pode ficar irritada e ressecada;
- Evitar mexer nas manchas vermelhas da pele;
- Utilizar cremes hidratantes na pele sem perfume ou outras substâncias que possam irritar a pele.
Além disso, o bebê pode ser alimentado ou amamentado normalmente sem que sejam necessários cuidados especiais com a alimentação, além dos normais para a idade.