Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Eritema tóxico

​O eritema tóxico é um problema de pele comum nos recém-nascidos que provoca o surgimento de pequenas manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto, tórax, braços e bumbum.

Geralmente, o eritema tóxico neonatal aparece algumas horas após o nascimento e dura cerca de 2 semanas, sendo uma reação normal da pele do bebê que, embora possa preocupar os pais, não provoca qualquer tipo de desconforto, complicação ou problema de desenvolvimento no bebê.

O eritema tóxico no recém-nascido tem cura e, normalmente, não é preciso qualquer tipo de tratamento, desaparecendo sozinho.

Foto do eritema tóxico

Eritema tóxico
Eritema tóxico
Eritema tóxico
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Diagnóstico do eritema tóxico

O diagnóstico do eritema tóxico é feito pelo pediatra ainda na maternidade ou numa consulta de rotina através da observação das manchas da pele e, por isso, não são necessários exames de diagnóstico.

Tratamento para eritema tóxico

O eritema tóxico neonatal não necessita de qualquer tipo de tratamento, no entanto, alguns cuidados que ajudam a acelerar o desaparecimento das manchas incluem:

  • Dar banho uma vez por dia, evitando dar banho em excesso, pois pode ficar irritada e secar;
  • Evitar mexer nas manchas vermelhas da pele;
  • Utilizar cremes hidratantes na pele sem perfume ou outras substâncias que possam irritar a pele.

Além disso, o bebê pode ser alimentado ou amamentado normalmente sem que sejam necessários cuidados especiais com a alimentação, além dos normais para a idade.

Veja outro problemas de pele comum no bebê em: Acne neonatal.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...