7 principais causas de anemia (e o que fazer)

Atualizado em janeiro 2023

A anemia normalmente é causada por deficiências de nutrientes e vitaminas, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, mas também pode acontecer devido a aplasia medular, doença inflamatória intestinal e câncer de cólon.

Normalmente, a anemia causa sintomas como fraqueza, coração acelerado e palidez, no entanto, dependendo da sua causa podem surgir outros sintomas como diarreia, sangramentos, pele e olhos amarelados e dor no abdome. Confira outros sintomas de anemia.

Em caso de suspeita de anemia, é importante consultar um hematologista para que a causa seja identificada e indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de suplementos de ferro, transfusões de sangue, transplante de medula óssea e até cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Principais causas

As principais causas de anemia são:

1. Deficiência de ferro

Também chamada de anemia ferropriva, a anemia causada pela deficiência de ferro pode provocar sintomas como cansaço, queda de cabelo, dor de cabeça, palidez e desejo de ingerir gelo, areia ou argila, por exemplo. Veja mais sintomas da anemia ferropriva. 

A deficiência de ferro é mais comum de acontecer devido a perdas de sangue, como em caso de sangramento menstrual intenso ou hemorróidas, alimentação pobre em ferro ou dificuldade de absorção desse nutriente, por exemplo.  

O que fazer: em caso de suspeita de deficiência de ferro, é importante consultar um clínico geral. O tratamento normalmente envolve o uso de suplementos de ferro e consumir mais alimentos ricos neste nutriente, como lentilha, salsa, feijão e carnes vermelhas.

2. Deficiência de vitamina B12

A anemia causada pela deficiência de vitamina B12 é mais comum em pessoas que não comem carne, consomem muitas bebidas alcoólicas ou usam antiácidos. Normalmente, essa deficiência provoca sintomas como fraqueza, formigamentos em partes do corpo e cansaço. Confira mais sintomas da deficiência de vitamina B12.

O que fazer: em caso de suspeita de deficiência de vitamina B12 é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento geralmente é feito por meio da reposição da vitamina B12 com suplementos ou injeções.

3. Deficiência de ácido fólico

A deficiência de ácido fólico pode provocar anemia e levar ao surgimento de sintomas como fraqueza, cansaço e coração acelerado. Além disso, é mais comum devido à baixa ingestão de verduras, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos como o lítio e a fenitoína.

O que fazer: é importante melhorar a alimentação, ingerindo mais alimentos ricos em ácido fólico, especialmente verduras de cor verde escuro, como rúcula e espinafre, feijão ou lentilha. Conheça mais alimentos ricos em ácido fólico.

No entanto, é recomendado procurar um hematologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais indicado, que normalmente envolve a reposição de ácido fólico por meio de suplementos ou injeções.

4. Talassemia

A talassemia é uma anormalidade na produção da hemoglobina que prejudica o seu funcionamento e, além de anemia, pode causar sintomas como palidez, cansaço, baixa estatura, pele e olhos amarelados e inchaço no abdome. Entenda melhor o que é talassemia.

Nos casos mais graves, a anemia pode ser intensa desde os primeiros dias de vida, podendo colocar a vida do bebê em risco. 

O que fazer: em caso de suspeita de talassemia é recomendado consultar um hematologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Embora o tratamento da anemia nem sempre seja indicado, especialmente quando existem poucos sintomas, geralmente é feito por meio de transfusões de sangue. 

5. Aplasia medular

A aplasia medular é uma alteração na medula óssea que prejudica a produção de células do sangue e também pode causar anemia. Além disso, também podem surgir outros sintomas, como sangramentos e manchas roxas na pele, e doenças infecciosas com mais frequência, como resfriados e gastroenterites. Confira o que é aplasia medular.

O que fazer: em caso de suspeita de aplasia medular é indicado consultar um hematologista. O tratamento da anemia depende da causa da aplasia e pode envolver medicamentos como antibióticos, transfusões de sangue e transplante de medula óssea.

6. Doença inflamatória intestinal

Doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa, também podem provocar anemia devido à inflamação, perda de sangue e má absorção de nutrientes. 

Além disso, também é comum surgirem outros como diarreia com sangue, dor no abdome e perda de peso. Saiba outros sintomas da doença inflamatória intestinal.

O que fazer: em caso de suspeita de doença inflamatória intestinal, é recomendado consultar um gastroenterologista ou clínico geral. A anemia tende a melhorar na medida em que a doença inflamatória intestinal é tratada, o que pode envolver medicamentos imunomoduladores e até cirurgia. 

7. Câncer de cólon

Embora seja raro, o câncer de cólon pode causar anemia e outros sintomas, como sangue nas fezes, dor no abdome, prisão de ventre ou diarreia e perda de peso, especialmente nos estágios mais avançados. Conheça mais sintomas do câncer de cólon.

O que fazer: é importante que o gastroenterologista seja consultado para uma avaliação detalhada e confirmar o diagnóstico. A anemia tende a melhorar com o tratamento adequado do tumor, que pode envolver a sua remoção por meio de cirurgia e/ou quimioterapia.

Como confirmar se é anemia

A anemia pode causar sintomas como cansaço, sonolência, palidez e fraqueza. Para saber o risco de estar com anemia, assinale os sintomas que está apresentando no teste a abaixo:

  1. 1. Falta de energia e cansaço excessivo
  2. 2. Pele pálida
  3. 3. Falta de disposição e baixa produtividade
  4. 4. Dor de cabeça constante
  5. 5. Irritabilidade fácil
  6. 6. Vontade inexplicável de comer algo estranho como tijolo ou barro
  7. 7. Perda de memória ou dificuldade para se concentrar

No entanto, para confirmar o diagnóstico de anemia e identificar a sua causa é preciso ir ao médico e fazer exames de sangue, como o hemograma e dosagem de ferritina ou vitamina B12. Conheça mais exames que confirmam a anemia.

Vídeos relacionados