Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Urina verde: 4 principais causas e o que fazer

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
dezembro 2022

A urina verde normalmente acontece devido à ingestão de alimentos de cor verde ou com corantes artificiais, uso de medicamentos ou uso de contraste para realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada ou urografia, por exemplo, não sendo considerada grave.

No entanto, a urina verde pode também acontecer devido à infecção urinária pela bactéria Pseudomonas sp., sendo normalmente acompanhada por outros sintomas, como febre, dor e ardor para urinar e sensação de bexiga pesada, por exemplo.

Assim caso a urina se mantenha verde por mais de 2 dias é aconselhado ir ao pronto-socorro ou ao clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Nesta consulta é importante que o paciente leve uma lista dos remédios que está tomando, pois a cor da urina também pode ser alterada pelo uso de algum medicamentos. Veja também outras alterações comuns da urina e o que significam.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As causas mais comuns de urina verde são:

1. Uso de alguns medicamentos

A causa mais comum de urina verde é o consumo de alguns tipos de medicamentos que, geralmente, são remédios que contêm na sua composição corantes, sendo que os mais comuns são:

  • Amitriptilina;
  • Indometacina;
  • Metocarbamol;
  • Rinsapina.

A urina verde também pode surgir depois de uma cirurgia, pois um dos componentes da anestesia geral, conhecido como Propofol, pode alterar a cor da urina.

O que fazer: não é necessário qualquer tipo de tratamento, pois a cor da urina não afeta o funcionamento do organismo, no entanto, também é possível consultar o médico que prescreveu o remédio para ajustar a dose ou mudar de medicamento, por exemplo.

2. Alimentos verdes ou com corantes

Os alimentos que tornam a urina verde são especialmente aqueles que contêm corantes artificiais, como bolos confeitados, pirulitos ou gomas, por exemplo. Além disso, alguns vegetais de folha verde com muita clorofila, como aspargos ou espinafres, também podem alterar a cor da urina.

A cor da urina pode variar desde verde clara ou verde limão até urina verde escura, dependendo da quantidade de corante ou alimentos ingeridos.

O que fazer: se ingeriu este tipo de alimentos e a urina mudou de cor não existe motivo para ficar preocupado, sendo frequente que a urina recupere a sua cor amarelada após 1 dia.

3. Infecção urinária

Embora a maioria das infecções urinárias não cause qualquer alteração na cor da urina, a infecção por Pseudomonas aeruginosa pode deixar a urina mais esverdeada, sendo mais frequente em pessoas que estão internadas no hospital.

Nessas situações, além da coloração esverdeada da urina, também é comum o desenvolvimento de outros sintomas típicos de infecção urinária como dor ao urinar, febre ou sensação de bexiga pesada. Veja uma lista mais completa de outros sinais de infecção urinária.

O que fazer: se existir suspeita de infecção urinária é muito importante consultar um urologista para fazer um exame de urina e avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com antibióticos.

4. Exames com contraste

Alguns exames médicos que utilizam contraste, especialmente o azul de metileno, podem fazer com que a urina mude de cor, tornando-a verde. Dependendo do tipo de contraste utilizado também é possível que a urina apresente outras cores, como azul, vermelha ou rosa, por exemplo.

O que fazer: normalmente não é preciso qualquer tratamento específico, sendo apenas recomendado manter uma boa ingestão de água para eliminar o contraste mais rapidamente.

Saiba o que podem significar outras cores da sua urina, no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • HARVARD HEALTH. Red, brown, green: Urine colors and what they might mean. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/red-brown-green-urine-colors-and-what-they-might-mean>. Acesso em 20 mar 2019
  • JOURNAL OF ANAESTHESIOLOGY, CLINICAL PHARMACOLOGY. Green urine: A cause for concern?. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5374818/?report=reader>. Acesso em 20 mar 2019
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • O QUE A COR DA URINA DIZ SOBRE VOCÊ

    04:28 | 23727 visualizações