O que fazer quando o bebê engasga (primeiros socorros)

Atualizado em março 2024

Quando o bebê engasga é importante manter a calma, verificar se o bebê respira, se chora ou tosse, e colocar o bebê de deitado de barriga para baixo sobre o antebraço apoiado na perna e dar palmadas com a base da mão nas costas do bebê.

O bebê pode engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou mesmo com a própria saliva ou pequenos objetos, causando sintomas como tosse, respiração ofegante, dificuldade para respirar, e, nos casos mais graves, lábios azulados e palidez.

Isso ocorre ocorre quando o alimento não segue o destino natural que é descer pelo esôfago chegando até o estômago ou por obstrução por pequenos objetos, impedindo ou bloqueando a passagem de ar para os pulmões total ou parcialmente.

Imagem ilustrativa número 2

O que fazer quando o bebê engasga

Quando o bebê engasga, deve-se:

1. Peça ajuda médica

  1. Ligar rapidamente para o SAMU no número 192 ou para os bombeiros no 193, ou pedir que alguém ligue;
  2. Observar se o bebê consegue respirar sozinho, se chora ou tosse.

Mesmo que o bebê esteja respirando com dificuldade, isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Neste caso, é normal ele tossir um pouco.

Deixe-o tossir o quanto for preciso e nunca tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos porque ele pode entrar ainda mais profundamente na garganta.

2. Inicie a manobra para desobstruir

A manobra para desobstruir ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

  1. Deitar a criança sobre o braço apoiado na perna, com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;
  2. Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;
  3. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar 5 compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, 1 cm abaixo da região entre os mamilos;
  4. Repetir a manobra até que a criança apresente choro ou tosse sem dificuldade.

Mesmo que o bebê apresente melhora, caso ainda exista suspeita de obstrução das vias aéreas por algum objeto ou alimento é importante procurar um pronto socorro para uma avaliação.

Essa manobra pode ser feita em bebês até 1 ano de idade. Após essa idade, pode ser feita a manobra de Heimlich. Saiba como fazer a manobra de Heimlich.

O que fazer se o bebê está inconsciente

Caso o bebê fique inconsciente, é indicado iniciar ressuscitação cardiorrespiratória, que combina a massagem cardíaca alternada com a respiração boca a boca, enquanto espera pelo socorro.

Para fazer a massagem cardíaca, deve-se colocar o bebê deitado no chão ou em uma superfície dura, e inclinar a cabeça do bebê ligeiramente para trás para facilitar a respiração.

Em seguida, fazer a respiração boca a boca, cobrindo a boca e o nariz do bebê com a boca, e expirando ar na boca do bebê. Em seguida, posicionar os dedos indicador e o dedo médio entre os mamilos do bebê e fazer 2 compressões por segundo até a chegada do resgate. Veja como fazer a ressuscitação cardiorrespiratória no bebê corretamente.

Como saber se o bebê está engasgado

Os sinais mais claros de que o bebê engasgou são:

  • Tosse, espirro, ânsia de vômito e choro durante a alimentação, por exemplo;
  • A respiração pode estar rápida e o bebê ficar ofegante;
  • Não conseguir respirar, o que pode pode causar lábios azulados e palidez ou vermelhidão na face;
  • Ausência de movimentos respiratórios;
  • Fazer muito esforço para respirar;
  • Emitir sons incomuns ao respirar;
  • Tentar falar mas não emitir nenhum som.

A situação é mais grave se o bebê não conseguir tossir ou chorar. Nesse caso, os sintomas presentes são pele azulada ou arroxeada, esforço respiratório exagerado e eventual perda de consciência.

Certos bebês podem parecer ter engasgado mas quando os pais tem certeza de que ele não colocou nada na boca, devem levar a criança para o hospital o mais rápido possível porque existe a suspeita de que ele alergia a algum alimento que tenha ingerido, o que causou inchaço das vias aéreas e está impedindo a passagem do ar.

O que fazer após desengasgar o bebê

Em todos os casos de engasgo no bebê, mesmo após ter realizado as manobras de desengasgo e o bebê estar respirando, é importante levar o bebê ao hospital ou aguardar a chegada do resgate para encaminhá-lo ao hospital.

Isso porque é necessário a avaliação e o acompanhamento do pediatra, e observação dos dados vitais do bebê e exame neurológico.

Principais causas de engasgo no bebê

As causas mais comuns que levam o bebê a engasgar são:

  • Tomar água, suco ou mamadeira na posição deitado ou recostado;
  • Mamar;
  • Colocar o bebê deitado depois dele comer ou mamar sem ter arrotado ou regurgitado ainda;
  • Comer grãos de arroz, feijão, pedaços de fruta escorregadias como manga ou banana;
  • Levar à boca pequenos brinquedos ou peças soltas como pilhas, bateria ou íman que podem estar nos brinquedos;
  • Engolir moedas, botão, bala, chiclete, pipoca, milho, amendoim.

No entanto, o bebê que engasga de forma frequente pode estar com dificuldade para engolir, o que pode indicar doenças como paralisia cerebral ou miopatia congênita.

Por isso, principalmente se outros sinais, como atraso do desenvolvimento e dificuldade de alimentação, ocorrerem é importante consultar um neuropediatra ou pediatra para que possa identificar o que está acontecendo.

Vídeos relacionados