Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

Nesta manobra, utiliza-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expelido. Ela foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.

Assim, ao detectar que uma pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas nas costas com a base de uma mão. Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimilich, que pode ser feita de 3 formas:

1. Na pessoa acordada

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em: 

  1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
  2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
  3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
  4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
  5. Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e perder a consciência. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desacordada.

2. Na pessoa desacordada

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, a manobra de Heimlich é feita dentando-se a vítima sobre uma superfície plana, e em seguida:

  • Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas;
  • Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax;
  • Fazer uma forte pressão para dentro e para cima, utilizando o peso do corpo, e repetir quantas vezes forem necessárias.

Durante a realização da manobra, é importante observar se a vítima ainda respira. Caso ocorra uma parada respiratória, é necessário interromper esta manobra e iniciar a reanimação cardiorespiratória, com massagem cardíaca e respiração boca-a-boca. Saiba os passos do que fazer em caso de parada cardiorrespiratória.

3. Em si próprio

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça, e caso o objeto não seja expelido após tossir com bastante força, é possível aplicar a manobra de Heimlich em si mesmo. Neste caso, ela poderá ser feita da seguinte forma:

  • Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
  • Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
  • Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.

Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto. 

O quer fazer em caso de bebê engasgado

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos. 

Para saber mais detalhes sobre como desengasgar o bebê, confira o que fazer se o bebê engasgar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...