Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para controlar a asma

Comer alimentos anti-inflamatórios como sementes de chia e salmão regularmente é indicado para quem tem asma porque eles ajudam a controlar a inflamação crônica do pulmão, diminuindo assim os sintomas e as crises de asma.

No entanto, apenas a alimentação não ajuda a controlar a asma porque esta doença não tem cura e por isso também deve ser controlada com o uso diário dos medicamentos broncodilatadores e anti-inflamatórios receitados pelo pneumologista.

O que o asmático deve comer

O asmático deve investir numa alimentação saudável, dando preferência aos alimentos anti-inflamatórios que ajudam a controlar a asma. Além disso, é recomendado beber 2 litros de líquidos por dia ingerindo água, chás sem açúcar ou sucos, para ajudar a eliminar as secreções facilitando a respiração.

Os alimentos que podem ajudar a controlar a asma são:

atumsardinhasalmão
semente de Perilasemente de Chiasemente de Linhaça
nozesalhocebola

Veja mais exemplos em: Alimentos anti-inflamatórios.

Para quem tem alergia a peixe e frutos do mar, recorrer aos óleos sementes de chia, óleo de perila ou óleo de semente de linhaça, pode ser uma boa solução.

O que o asmático não deve comer

O asmático deve evitar o sal e alimentos muito gordurosos e industrializados como carne vermelha, frituras e salgadinhos porque estes alimentos estão associados com baixas defesas no organismo que dificultam o corpo a combater a asma.

Além disso, também é importante evitar o consumo excessivo de ômega 6, pois esta substância aumenta a inflamação do organismo, piorando os sintomas de asma. Saiba quais os alimentos em: Alimentos ricos em ômega 6.

Alguns exemplos de alimentos proibidos durante o período em que a asma está mais 'atacada' são:

  • Macarrão,
  • Refrigerante e
  • Chocolate.

Esses alimentos são desaconselhados porque na sua digestão os pulmões têm que eliminar mais CO2, que é um gás produzido no processo digestivo, e que aumenta o trabalho do pulmão, agravando a falta de ar.

Em caso de asma alérgica, pode ser necessário retirar da alimentação, certos alimentos como  o leite de vaca e os ovos de galinha, que podem causar reação alérgica, agravando a asma.

Além de seguir uma dieta para asma, é importante que o paciente controle o peso, pois o excesso de gordura corporal, especialmente na zona do tórax, pode dificultar a respiração. E por isso também é recomendado que o asmático faça exercícios físicos regularmente para melhorar o seu condicionamento físico e manter o peso ideal.

Receita de salada que ajuda a controlar a Asma

O que comer para controlar a asma

Esta receita de salada é boa para quem tem asma, porque possui alimentos ricos em ômega 3 que melhoram a função respiratória a longo prazo. Além disso, é uma excelente refeição durante o período crítico, porque não tem muito carboidrato e, por isso, não sobrecarrega o pulmão na hora de eliminar o gás carbônico, gerado pela digestão desta refeição.

Ingredientes:

  • 400 g de alfaces variadas
  • 200 g de salmão defumado
  • 30 g de frutos gordos variados como amêndoas, nozes e avelãs
  • 16 espargos verdes
  • 2 dentes de alho
  • Vinagre balsâmico
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Ervas aromáticas

Modo de preparo

Lavar os espargos, secar e partir ao meio. Retirar a parte mais dura do talo e reservar as pontas mais delicadas. Refogar os talos com o alho numa frigideira com azeite. Quando estiverem quase prontos, juntar as pontas, mexer durante alguns segundos e desligar o fogão. Numa tigela ou saladeira, colocar as alfaces lavadas e escorridas e os frutos gordos aos pedaços. Temperar com azeite, vinagre e ervas, misturando com um garfo. Dispôr sobre elas as fatias de salmão defumado e por fim juntar os espargos refogados. O salmão possui quantidades importantes de omega 3 que é anti-inflamatório que pode ajudar a controlar a asma.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...