Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

9 remédios caseiros para asma

Junho 2021

Alguns remédios caseiros como o chá de gengibre e alho ou o chá verde podem ajudar a melhorar os sintomas da asma, como tosse, sensação de pressão no peito, chiado ao respirar ou sensação de mal-estar, por serem ricos em substâncias anti-inflamatórias, antialérgicas e imunoestimulantes que reduzem a inflamação dos brônquios e melhoram o fluxo de ar para os pulmões.

A asma é uma inflamação crônica nos pulmões em que a pessoa apresenta dificuldades para respirar, falta de ar ou sensação de aperto no peito, sendo mais frequente em pessoas que possuem histórico de asma na família ou que possuem muitas alergias. Saiba identificar os sintomas da asma.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a prevenir ou controlar as crises de asma, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

1. Chá verde

9 remédios caseiros para asma

Alguns estudos mostram que o chá verde, feito a partir da planta Camellia sinensis, possui cafeína na sua composição, uma substância que ajuda a relaxar os músculos dos brônquios diminuindo as crises de asma, melhorando a respiração.

Além disso, os compostos fenólicos presentes no chá verde, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado pelos radicais livres nas células e a inflamação das vias respiratórias, ajudando a aliviar os sintomas da asma. 

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.

2. Chá de gengibre e alho

9 remédios caseiros para asma

O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e aos compostos fenólicos, como o gingerol, chogaol e zingerona, presentes no gengibre. Estas substâncias ajudam a combater os sintomas da asma como tosse, chiado, sensação de pressão no peito e mal estar geral. 

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

Além disso, não é recomendado o uso desses óleos em casos de crises agudas de asma. Nestes casos, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

3. Infusão de tomilho

9 remédios caseiros para asma

A infusão de tomilho é rica em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e expectorantes, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, que permitem a eliminação do catarro e aliviam a tosse e a sensação de peso no peito da rinite alérgica.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

A infusão de tomilho não deve ser usada por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

4. Chá de vassourinha-doce

9 remédios caseiros para asma

O chá de vassourinha-doce, preparado com a planta medicinal da espécie Scoparia dulcis, é um ótimo remédio natural para asma, pois possui taninos, alcalóides, esteróides e compostos fenólicos na sua composição, com ação anti-inflamatória e antialérgica, ajudando a aliviar a tosse.

Ingredientes

  • 5 g de vassourinha-doce;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Adicionar a vassourinha-doce na água e deixar ferver por 10 minutos. A seguir, deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Este chá não deve ser tomado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com que tenham pressão alta ou diabetes, ou que utilizam remédios inibidores da bomba de próton, como omeprazol ou lanzoprazol, por exemplo.

5. Xarope de rábano-silvestre

9 remédios caseiros para asma

O xarope de rábano-silvestre, feito com a raiz da planta medicinal da espécie Armoracia rusticana, é rico em isotiocianatos, que são substâncias com ação anti-inflamatória, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias, aliviando os sintomas de tosse e sensação de pressão no peito, por exemplo. 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz de rábano-silvestre ralada;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, e deixar em repouso por 12 horas. Depois coar a mistura numa peneira fina e tomar esta dose 2 ou 3 vezes por dia.

Este xarope não deve ser usado por crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, ou que tenham síndrome do intestino irritável, hipotiroidismo ou hipertiroidismo. 

Além disso, o uso excessivo do rábano-silvestre pode causar irritação na boca, nariz ou estômago.

6. Chá de uxi-amarelo

9 remédios caseiros para asma

O chá de uxi-amarelo, preparado com a casca da planta da espécie Endopleura uchi, é também um bom remédio natural para asma, pois contém substâncias anti-inflamatórias como a bergenina e ácido maslínico, além de esteroides naturais, como sitosterol e estigmasterol, com ação anti-inflamatória e imunoestimulante, ajudando a combater os sintomas da asma.

Ingredientes

  • 5 g de casca de uxi-amarelo;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Adicionar o uxi-amarelo e a água em uma panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

Este chá não é recomendado para mulheres em amamentação ou grávidas, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.

7. Óleos essenciais de lavanda e pinheiro-silvestre

9 remédios caseiros para asma

Os óleos essenciais de lavanda e pinheiro silvestre possuem ação anti-inflamatória, broncodilatadora, expectorante e imunomoduladoras, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias, especialmente causadas por alergias, sendo muito útil para ajudar a acalmar e desobstruir as vias respiratórias, ajudando no controle da asma.

Esses óleos essenciais devem ser usados somente para inalação e não devem ser consumidos por via oral.

Ingredientes

  • 1 gota de óleo essencial de alfazema;
  • 1 gota de óleo essencial de pinheiro silvestre;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a água fervente e os óleos essenciais numa tigela, misturando bem. Em seguida, deve-se sentar numa cadeira e colocar o recipiente em cima da mesa. cobrir a cabeça com uma toalha aberta, inclinar-se para frente e inspirar o vapor desta solução durante 5 a 10 minutos. Esta toalha ajuda a manter o vapor da solução por mais tempo. Repetir este procedimento uma ou duas vezes ao dia.

Esses óleos essenciais não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com asma brônquica. Além disso, não é recomendado o uso desses óleos em casos de crises agudas de asma, pois podem piorar a inflamação. Nestes casos, o melhor é procurar atendimento médico o mais rápido possível ou usar a bombinha prescrita pelo médico.

8. Xarope de sementes de abóbora

9 remédios caseiros para asma

O xarope feito com as sementes de abóbora é outra boa opção de remédio natural para asma pois é rico em magnésio que ajuda a melhorar a capacidade respiratória dos pulmões, melhorando a respiração. Além disso, a semente de abóbora é rica em substâncias anti-inflamatórias que diminuem a inflamação dos brônquios, facilitando a passagem do ar e reduzindo sintomas como tosse e falta de ar.

Este xarope não deve ser utilizado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen.

Ingredientes

  • 60 sementes de abóbora;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 xícara de água;
  • 25 gotas de própolis.

Modo de preparo

Descascar as sementes de abóbora, juntar com o mel e a água. Bater tudo no liquidificador e depois adicionar o própolis. Tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 4 em 4 horas, quando a asma estiver mais atacada.

9. Chá de unha-de-gato

9 remédios caseiros para asma

O chá de unha de gato, preparado com a casca ou raiz da planta medicinal Uncaria tomentosa, é rico em substâncias anti-inflamatórias, como a mitrafilina e os ácidos clorogênico e quinico, que ajudam a tratar a inflamação respiratória provocada pela asma, assim como seu desconforto.

Ingredientes

  • 20g de cascas e raízes de unha de gato;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida apagar o fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar e tomar o chá até 3 vezes ao dia.

O chá de unha de gato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PAPP, Nóra; et al. Ethnobotanical and ethnopharmacological dataof Armoracia rusticana P. Gaertner, B. Meyer et Scherb.in Hungary and Romania: a case study. Genetic Resources and Crop Evolution. 65. 7; 1-14, 2018
  • OFORI-AMOAH, Jones; et al. Assessment of the anti-allergenic effects of Scoparia dulcis in asthma management. Afr. J. Pharm. Pharmacol. 10. 31; 638-644, 2016
  • UENO-LIO, T.; et al . Lavender essential oil inhalation suppresses allergic airway inflammation and mucous cell hyperplasia in a murine model of asthma. Life Sci. 108. 2; 109-15, 2014
  • MUNIZ, Magno Perêa. Estudo fitoquímico e da atividade biológica de Endopleura uchi Huber Cuatrecasas . Mestrado em Química, com área de concentração em Química Orgânica, 2013. Universidade Federal do Amazonas - Programa de Pós-Graduação em Química.
  • DA SILVA, Gabriela L.; et al. Antioxidant, analgesic and anti-inflammatory effects of lavender essential oil. An. Acad. Bras. Ciênc. 87. 2; 1397-1408, 2015
  • PHYTOPHARMACEUTICAL COOPERATION. Pine. Disponível em: <https://www.koop-phyto.org/en/medicinal-plants/pine.php>. Acesso em 09 Dez 2019
  • AL-KHALAF, M. I. Thyme and thymol effects on induced bronchial asthma in mice. Life Science Journal. 10. 2; 693-699,
  • SHIN, Jung-Hye; et al. Short-term heating reduces the anti-inflammatory effects of fresh raw garlic extracts on the LPS-induced production of NO and pro-inflammatory cytokines by downregulating allicin activity in RAW 264.7 macrophages. Food and Chemical Toxicology. 58. 545-551, 2013
  • TOWSEND, Elizabeth A.; et al. Effects of Ginger and Its Constituents on Airway Smooth Muscle Relaxation and Calcium Regulation. American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology. 48. 2; 1-7, 2012
  • SHAN, L.; et al. Epigallocatechin gallate improves airway inflammation through TGF‑β1 signaling pathway in asthmatic mice. Mol Med Rep. 18. 2; 2088-2096, 2018
  • WELSH, E. J.; et al. Caffeine for asthma. Cochrane Database Syst Rev. 2010. 1; CD001112, 2010
  • AZEVEDO, Bruna Cestari; et al. Aqueous extracts from Uncaria tomentosa (Willd. ex Schult.) DC. reduce bronchial hyperresponsiveness and inflammation in a murine model of asthma. J Ethnopharmacol. 218. 76-89, 2018
Mais sobre este assunto:

Carregando
...