Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para aliviar a dor e inflamação de garganta

Para aliviar a dor de garganta, alimentos como o mel, chá morno de limão ou gengibre são excelentes opções porque ajudam a diminuir a sensação de irritação e dor na garganta, além de fortalecer o sistema imune para que o organismo combata melhor a inflamação.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

O que comer para aliviar a dor e inflamação de garganta

O que não comer com dor de garganta

Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor. Os alimentos gelados, como sorvete, também devem ser evitados e os sucos de frutas ácidas, como laranja ou abacaxi, porque aumentam a dor ao passar na garganta inflamada.

As frutas ácidas são boas para fortalecer o sistema imune, por isso, devem ser utilizadas quando se tem dor de garganta, mas em vitaminas e não como suco, pois ao misturar com o leite diminui a acidez e já não provoca dor ao passar na garganta.

Alimentação ideal para dor de garganta

A dieta para aliviar a dor de garganta tem que ser feita com alimentos líquidos e com consistência pastosa, para não provocar dor ao engolir os alimentos ou causar irritação na garganta, aumentando a dor. Alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de garganta são:

  • Mingaus;
  • Sopas de legumes;
  • Purês de frutas ou de legumes;
  • Sucos de frutas não ácidas;
  • Vitaminas;
  • Iogurte;
  • Gelatina;
  • Ovos mexidos.

Além desses alimentos, é importante usar alho e cebola na confecção dos alimentos porque estes têm a substância Alicina, que é anti-inflamatória. Se a dor de garganta não diminuir em três dias, deve-se consultar o médico, pois pode ser necessário tomar remédios. Saiba quais são os remédios para dor de garganta que podem ser indicados pelo médico. 

Cardápio para dor de garganta

Uma excelente sugestão do que comer durante o período em que a garganta dói, para aliviar o incômodo, pode ser:

  • Café da manhã - mingau de aveia.
  • Almoço - canja com cenoura e para a sobremesa, banana amassada.
  • Lanche - vitamina de morango.
  • Jantar - ovos mexidos com purê de batata e abóbora. Como sobremesa, pêra madura ou cozida.

Ao longo do dia é importante beber 1,5 a 2 litros de água, que pode ser tomada na forma de chá de gengibre ou equinácea, mas outras boas alternativas também podem ser a malva, sálvia ou alteia, que são chás com propriedades anti-inflamatórias.

Outra sugestão para aliviar a dor de garganta é tomar uma colher de chá de mel, pois assim é possível fortalecer o sistema imunológico. Conheça outros remédios caseiros para dor de garganta.

Chocolate faz mal para garganta inflamada?

O chocolate possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de possui gordura, o que ajuda a lubrificar a garganta, sendo, portanto considerado um ótimo remédio caseiro para dor de garganta. Veja outros benefícios do chocolate.

Melhores soluções naturais contra garganta inflamada

Assista no vídeo a seguir como usar a menta, mel, chocolate, gengibre, própolis e outras soluções caseiras para combater a garganta inflamada e irritada:

CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

451 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem