Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer após uma apendicite

Após uma apendicite é necessário fazer uma alimentação leve que facilite o funcionamento do intestino para evitar dor e desconforto abdominal, que podem causar incômodo ao evacuar. Além disso, é também importante evitar os doces e comer alimentos cicatrizantes para ajudar a cicatriz a fechar rapidamente sem deixar marca.

Os alimentos com propriedades cicatrizantes, como gelatina, laranja ou salmão são boas opções para ajudar a cicatrizar mais rapidamente. Veja uma lista mais completa desses alimentos cicatrizantes.

O que comer após uma apendicite

Alimentação para o pós operatório

Depois da cirurgia ao apêndice, a alimentação durante os primeiros 7 dias deve ser feita com refeições pequenas, de 3 em 3 horas, para evitar a formação de gases. Além disso, o ideal também é confeccionar os alimentos com pouca gordura, dando preferência aos alimentos cozidos e grelhados de fácil digestão, como:

  • Legumes cozidos, como cenoura ou abóbora;
  • Pêra sem casca, maçã cozida ou laranja;
  • Peixe, carne de peru ou frango grelhados;
  • Pão e torradas;
  • Mingaus de aveia ou gelatina;
  • Canja, arroz ou batata cozida.

É ainda muito importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia para prevenir prisão de ventre e reduzir a pressão abdominal que é preciso fazer na hora de evacuar.

Depois de 7 dias a partir da retirada do apêndice, a alimentação já não precisa ter em consideração a cirurgia e já é possível comer sem restrições específicas.

Confira que outros cuidados importantes, além da dieta, se deve ter no pós-operatório da cirurgia ao apêndice.

O que não pode comer após a cirurgia

O que não se pode comer após a cirurgia de apendicite são alimentos ricos em gordura e açúcares, como salgadinhos, embutidos, frituras ou alimentos industrializados ricos em açúcar porque dificultam a digestão e não promovem a cicatrização.

Além disso, também devem ser evitados alimentos que formam gases, como feijão, macarrão, repolho, abacate ou iogurte, por exemplo, porque podem causar inchaço barriga, causando desconforto e dor. Saiba quais são os principais alimentos que causam gases.

Exemplo de cardápio após uma apendicite

Este exemplo de cardápio é uma forma simples de colocar em prática as orientações que devem ser seguidas no pós-operatório em casos de apendicite:

Café da manhã - Mingau de aveia

Almoço - Purê de abóbora com cenoura e batata cozida com salmão grelhado, temperado com pouco azeite. Uma maçã cozida para sobremesa.

Lanche - Torradas com suco de laranja.

Jantar - Canja de galinha com cenoura. Uma pera sem casca para sobremesa.

Ceia - Mingau

Após uma semana da realização da cirurgia já não é necessário seguir essas recomendações porque o intestino já está totalmente recuperado, porém, é importante seguir uma alimentação saudável.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar