Após uma apendicite é necessário fazer uma alimentação leve que facilite o funcionamento do intestino para evitar dor e desconforto abdominal, que podem causar incômodo ao evacuar, por exemplo. Além disso, é também importante evitar os doces e comer alimentos cicatrizantes para ajudar a cicatriz a fechar rapidamente sem deixar marca.
Os alimentos com propriedades cicatrizantes, como gelatina, laranja ou salmão são boas opções para ajudar a cicatrizar mais rapidamente, além de serem capazes de diminuir a marca da cicatriz. Veja uma lista mais completa desses alimentos cicatrizantes.

Alimentação para o pós operatório
Depois da cirurgia ao apêndice, a alimentação durante os primeiros 7 dias deve ser feita com refeições pequenas e de 3 em 3 horas, para evitar a formação de gases. Além disso, o ideal também é confeccionar os alimentos com pouca gordura, dando preferência aos alimentos cozidos e grelhados de fácil digestão, como:
- Legumes cozidos, como cenoura ou abóbora;
- Pêra sem casca, maçã cozida ou laranja;
- Peixe, carne de peru ou frango grelhados;
- Pão e torradas;
- Mingaus de aveia ou gelatina;
- Canja, arroz ou batata cozida.
É ainda muito importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia para prevenir prisão de ventre e reduzir a pressão abdominal que é preciso fazer na hora de evacuar. Depois de 7 dias a partir da retirada do apêndice, a alimentação já não precisa ter em consideração a cirurgia e já é possível comer sem restrições específicas.
Confira que outros cuidados importantes, além da dieta, se deve ter no pós-operatório da cirurgia ao apêndice.
O que não pode comer após a cirurgia
O que não se pode comer após a cirurgia de apendicite são alimentos ricos em gordura e açúcares, como salgadinhos, embutidos, frituras ou alimentos industrializados ricos em açúcar porque dificultam a digestão e não promovem a cicatrização.
Além disso, também devem ser evitados alimentos que formam gases, como feijão, macarrão, repolho, abacate ou iogurte, por exemplo, porque podem causar inchaço barriga, causando desconforto e dor. Saiba quais são os principais alimentos que causam gases.
Dieta para apendicite
A dieta para o pós operatório de apendicite deve ser recomendado pelo nutricionista e é importante que as orientações sejam respeitadas para que não haja complicações e nem problemas de cicatrização, por exemplo. Um exemplo de cardápio simples para após a cirurgia de apêndice é o seguinte:
- Café da manhã - Mingau de aveia;
- Almoço - Purê de abóbora com cenoura e batata cozida com salmão grelhado, temperado com pouco azeite. Uma maçã cozida para sobremesa;
- Lanche - Torradas com suco de laranja;
- Jantar - Canja de galinha com cenoura. Uma pera sem casca para sobremesa;
- Ceia - Mingau.
Após uma semana da realização da cirurgia já não é necessário seguir essas recomendações porque o intestino já está totalmente recuperado, porém, é importante seguir uma alimentação saudável.