O que a criança que pratica atividade física deve comer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2019

A criança que pratica atividade física deve comer diariamente, pão, carne e leite, por exemplo, que são alimentos ricos em energia e proteína para garantir o potencial de desenvolvimento na pratica da atividade. Além disso, é fundamental comer legumes e fruta todos os dias e beber água ao longo do dia, evitando alimentos muito doces e salgados e especialmente industrializados.

A prática de exercício durante a infância é de extrema importância, pois contribui para o crescimento dos músculos e ossos e ajuda a manter o peso do corpo adequado, evitando complicações que derivam do sedentarismo, como obesidade. Desta forma, além de brincar no recreio da escola, as crianças devem praticar um esporte, como patinação ou basquete durante 60 minutos por dia.

Alimentação da criança ativa

A criança ativa, que brinca no jardim, corre no recreio da escola ou faz algum desporto como natação ou futebol, por exemplo, deve consumir:

  • Alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições, como pão, cereais, o arroz e as massas, por exemplo, para fornecer energia. Conheça os alimentos em: Alimentos ricos em Carboidratos.
  • Comer alimentos ricos em proteínas especialmente após a atividade física, como frango, ovo, leite ou iogurte.
  • Ingerir pelo menos 2 frutas por dia, que é rica em vitaminas e evita infeções, principalmente antes de praticar atividade física ou como sobremesa;
  • Comer legumes todos os dias, ingerindo sopa ao almoço e jantar;
  • Beber água ao longo do dia, pois esta hidrata e ajuda a regular a temperatura do corpo. No entanto, a criança que faz esporte, deve beber até 15 min antes do exercício água e durante o execício, a cada 15 min, entre 120 e 300 ml .

As crianças que são ativas e que praticam atividade física gastam mais energia do que as que não fazem atividade e, por isso, precisam de ingerir mais calorias, aproximadamente 2000 calorias diariamente, que devem ser divididas ao longo de pelo menos 6 refeições diárias, não devendo passar mais de 3,5 horas sem comer, de modo a manter energia e um bom rendimento escolar.

Cardápio de alimentação para a criança que pratica atividade física

Segue-se um exemplo de um cardápio de um dia para a criança que é ativa.

Café da manhã (8h)Leite, 1 pão com geleia e 1 fruta
Colação (10.30h)250 ml de vitamina de morango e 1 punhado de amêndoas
Almoço (13h)macarrão com carne, com salada e gelatina
Lanche da tarde (16h)pudim de baunilha
Lanche antes do esporte (18h)2 torradas com presunto de peru e 1 fruta
Jantar (20.30h)arroz, feijão, frango e legumes cozido
Ceia (22h)1 iogurte natural

​As frituras, refrigerantes, biscoitos e bolos não devem ser consumidas com regularidade e, nunca devem ser opção antes da atividade física, pois levam à sensação de estômago cheio provocando desconforto.

Saiba como fazer lanches saudáveis para criança levar para escola

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em abril de 2019. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2019.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.