Nutricionista: o que é, o que faz (e quando consultar)

Marque consulta com um Nutricionista

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O nutricionista é um profissional de saúde que faz a avaliação e o diagnóstico nutricional, recomenda planos alimentares e também pode prescrever suplementos alimentares e fitoterápicos, quando necessário.

Existem diferentes áreas onde o nutricionista pode atuar, como nutrição clínica, esportiva, nutrição materno-infantil, nutrição comportamental e alimentação coletiva, por exemplo.

Leia também: Alimentação saudável: o que é, benefícios e como fazer (com dicas) tuasaude.com/alimentacao-e-saude

O nutricionista pode ser consultado em condições onde a pessoa precisar de orientações alimentares,  como alimentação inadequada, excesso de peso, antes e após cirurgias, doenças crônicas ou desnutrição, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

O que faz o nutricionista

O nutricionista é um profissional de saúde que faz diversas atividades, como:

  • Avaliação nutricional;
  • Solicitação de exames laboratoriais;
  • Realização do diagnóstico nutricional;
  • Elaboração de planos alimentares;
  • Prescrição de suplementos nutricionais e fitoterápicos;
  • Inspeção de alimentos, na Vigilância Sanitária;
  • Supervisão da distribuição de dietas;
  • Gerenciamento da produção de refeições;
  • Otimização do desempenho e da recuperação de atletas e desportistas;
  • Gerenciamento de ações em programas de alimentação escolar e de segurança alimentar;
  • Desenvolvimento e controle da qualidade de produtos alimentícios;
  • Monitoramento de doenças transmitidas por alimentos e do estado nutricional da população.

O nutricionista é um profissional de saúde que tem o objetivo de apoiar a segurança alimentar e a atenção nutricional para promover, manter ou recuperar a saúde, e prevenir doenças em pessoas ou grupos.

Se desejar, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, usando a ferramenta a seguir:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Diferença entre nutrólogo e nutricionista

O nutrólogo é um médico graduado em medicina e que fez residência ou curso de especialização em nutrologia. Este profissional diagnostica doenças, como obesidade e diabetes, prescreve remédios e solicita diversos exames médicos.

No Brasil, o nutrólogo não pode prescrever dietas, mas pode realizar orientações gerais sobre alimentação.

Já o nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição, que avalia o estado nutricional e realiza a educação alimentar e nutricional, e o diagnóstico nutricional. Segundo a legislação brasileira, a prescrição de dietas é exclusividade do nutricionista.

Áreas de atuação

Algumas das possíveis áreas de atuação do nutricionista incluem:

1. Nutricionista esportivo

O nutricionista esportivo é o profissional especializado em aplicar a ciência da nutrição para melhorar o desempenho atlético, acelerar a recuperação e manter a saúde de pessoas que praticam atividades físicas.

Este especialista faz avaliações da composição corporal, elabora planos alimentares, recomenda estratégias de reposição de fluidos para evitar a desidratação e, quando necessário, prescreve o uso de suplementos alimentares.

Leia também: Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos (e como tomar) tuasaude.com/suplementos-alimentares

2. Nutricionista materno-infantil

O nutricionista materno-infantil é o profissional especializado no cuidado nutricional desde a gravidez e pós-parto até a infância e a adolescência.

Assim, este especialista pode promover o aleitamento materno, gerir o planejamento de fórmulas infantis e a qualidade do leite humano em bancos de leite, atender às mães de recém-nascidos internados.

O nutricionista materno-infantil também atua no diagnóstico nutricional e tratamento de condições de saúde em crianças.

3. Nutricionista comportamental

O nutricionista comportamental pode atuar, com uma equipe multidisciplinar, no tratamento de condições como obesidade, compulsão alimentar, anorexia e bulimia, por exemplo.

Este especialista mantém o foco na relação da pessoa com a comida e na mudança de hábitos, avaliando fatores como prazer, cultura, memórias afetivas, status social e religião, e não apenas a ingestão de nutrientes.

Assim, o nutricionista comportamental ajuda o paciente a identificar comportamentos disfuncionais e a entender como as emoções afetam as escolhas alimentares.

Leia também: Reeducação alimentar: o que é, como fazer e cardápio tuasaude.com/emagrecer-com-reeducacao-alimentar

4. Nutricionista clínico

O nutricionista clínico é responsável pela assistência nutricional e dietoterápica voltada para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de pessoas saudáveis ou doentes.

Este profissional pode atuar no diagnóstico nutricional, na prescrição de dietas, solicitação de exames e prescrição de suplementos ,quando necessário.

O nutricionista clínico pode atuar em hospitais, bancos de leite humano e lactários, consultórios, em lares de idosos, centros de diálise e na atenção domiciliar.

5. Nutricionista de alimentação coletiva

O nutricionista de alimentação coletiva, ou UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição), gerencia a produção de refeições para escolas, empresas, restaurantes, hospitais, sistemas prisionais e hotéis.

Este profissional planeja, organiza, dirige e supervisiona os serviços de alimentação, incluindo a compra de insumos, o controle de custos e a implementação de Manuais de Boas Práticas para garantir a segurança higiênico-sanitária.

O nutricionista de alimentação coletiva também elabora cardápios conforme as necessidades nutricionais, os hábitos regionais e culturais da população atendida.

Quando marcar consulta

É aconselhado marcar consulta com o nutricionista quando precisar de orientação sobre alimentação em situações como:

  • Alimentação inadequada;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Mudança de padrão alimentar;
  • Doenças crônicas;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Amamentação;
  • Introdução alimentar infantil;
  • Desnutrição ou perda de massa muscular;
  • Performance física;
  • Transtornos alimentares.

O nutricionista também pode ser consultado para ajudar na recuperação do estado nutricional durante internações no hospital e após cirurgias, como a bariátrica, por exemplo.

Dúvidas sobre o nutricionista

Algumas dúvidas sobre o nutricionista são:

1. Nutricionista é médico?

O nutricionista não é médico, pois não possui graduação em medicina, mas sim em nutrição.

Diferente do médico, o nutricionista atua na segurança alimentar, educação nutricional e atenção dietética

2. Nutricionista pode pedir exames?

Sim, o nutricionista pode pedir exames laboratoriais para realizar a avaliação nutricional, ajudar a calcular a dieta correta, verificar se a dieta está funcionando e monitorar a evolução da pessoa.

Os exames que o nutricionista pode pedir incluem hemograma completo, proteínas totais, colesterol total, triglicerídeos, glicemia, teste oral de tolerância à glicose e dosagem de vitaminas e minerais, por exemplo.

3. Nutricionista pode receitar Mounjaro ou Ozempic?

O nutricionista não pode receitar Mounjaro ou Ozempic, porque este profissional de saúde não tem conhecimento técnico e autorização para prescrever medicamentos.