Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Norovírus: o que é, sintomas e tratamento

O norovírus é um tipo de vírus redondo e pequeno com alta capacidade infecciosa e resistente, ou seja, é capaz de permanecer em superfícias nas quais a pessoa infectada teve contato, facilitando a transmissão para outras pessoas. 

Esse vírus pode ser encontrado em alimentos e água contaminados e é um dos principais responsáveis pela gastroenterite viral nos adultos, diferentemente do rotavírus, que infecta mais frequentemente bebês. Saiba mais sobre o rotavírus.

Os sintomas da infecção pelo norovírus incluem diarreia intensa seguida de vômitos e, muitas vezes, febre. Essa gastroenterite normalmente é tratada através de repouso e ingestão de bastante líquidos, isso porque o vírus possui alta capacidade mutacional, ou seja, existem vários tipos de norovírus, sendo difícil o seu controle.

Norovírus visualizado em microscópio
Norovírus visualizado em microscópio

Principais sintomas

A infecção pelo norovírus leva a sintomas graves e que podem levar a complicações como a desidratação, por exemplo. Assim, os principais sintomas da infecção pelo norovírus são:

  • Diarreia intensa;
  • Vômitos;
  • Febre alta;
  • Dores abdominais;
  • Dor de cabeça.

Os sintomas surgem normalmente 24 a 48 horas após a infecção e duram em torno de 1 a 3 dias, mas ainda é possível transmitir o vírus para outras pessoas até 2 dias após o desaparecimento dos sintomas. Veja como identificar a gastroenterite.

A transmissão do vírus acontece facilmente de pessoa para pessoa por meio dos aerossóis liberados no vômito, por exemplo, por meio de alimentos e água contaminados, contato com superfícies contaminadas, além do contato direto com a pessoa infectada. Além disso é normal que haja surtos dessa doença em ambientes fechados, como navios, escolas e hospitais, por exemplo, por isso, é importante lavar bem as mãos e evitar ficar no mesmo ambiente que a pessoa infectada.

Como é feito o tratamento

Não existe tratamento para a gastroenterite provocada pelo norovírus, sendo recomendado ficar em repouso e beber bastante líquidos para evitar a desidratação. Também pode ser utilizado medicamentos para aliviar as dores, como o Paracetamol, por exemplo.

Pelo fato de existirem várias formas do norovírus devido a diversas mutações, ainda não foi possível criar uma vacina para esse vírus, no entanto, cientistas estudam a possibilidade de desenvolver uma vacina atualizada periodicamente, como acontece com a gripe.

A melhor forma de evitar a infecção por esse vírus é lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de manipular os alimentos, lavar bem frutas e verduras, desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, evitar compartilhar toalhas e evitar consumir alimentos crus e não lavados. Além disso, se em contato com a pessoa infectada, lave bem as mãos e evite colocá-las na boca, nariz ou olhos, pois correspondem à porta de entrada para o vírus.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...