O neurocirurgião é o médico especialista por diagnosticar e tratar, muitas vezes por meio de cirurgia, doenças ou lesões que afetam o sistema nervoso, incluindo tumores, aneurisma, traumatismo craniano e lesão na coluna, por exemplo.
Além das cirurgias, o neurocirurgião também avalia os sintomas neurológicos, solicita e interpreta exames de imagem e define, junto com o neurologista quando necessário, o melhor plano de tratamento para cada pessoa.
A consulta com um neurocirurgião geralmente ocorre por indicação de outro médico, como clínico geral ou neurologista, quando há sinais de que uma condição do sistema nervoso exige avaliação mais detalhada.
O que faz o neurocirurgião
O neurocirurgião é o médico especialista em diagnosticar e tratar doenças ou lesões no sistema nervoso, como:
- Tumores ou cistos no cérebro ou na medula;
- Aneurismas e fístulas;
- Hidrocefalia;
- Vazamento de líquido cefalorraquidiano;
- Espinha bífida;
- Traumatismo craniano;
- Lesão ou compressão na coluna e nervos.
Além disso, o neurocirurgião também é indicado para tratar doenças degenerativas da coluna, que costumam causar dor persistente e limitação de movimentos, como a hérnia de disco com compressão nervosa e a estenose espinhal. Confira o tratamento da estenose lombar.
Em alguns casos, o neurocirurgião também atua no tratamento de convulsões ou doenças neurológicas resistentes a tratamentos convencionais, avaliando a possibilidade de intervenção cirúrgica, como ocorre em casos de epilepsia refratária.
Diferença entre neurologista e neurocirurgião
O neurologista é o médico responsável por investigar sintomas como dores de cabeça, formigamento, fraqueza, convulsões ou tremores, oferecendo diagnóstico, prescrição de medicamentos, terapias e orientações de reabilitação.
Leia também: Neurocirurgião: quem é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/neurocirurgiaoJá o neurocirurgião atua quando é necessária uma intervenção cirúrgica ou quando o tratamento clínico sozinho não é suficiente para controlar a condição.
Quando consultar
É indicado consultar o neurocirurgião em casos de:
- Dor intensa ou persistente na cabeça, coluna ou pescoço;
- Fraqueza súbita ou progressiva de um braço ou perna;
- Perda de sensibilidade ou dormência sem causa aparente;
- Queda ou acidente envolvendo cabeça, pescoço ou coluna;
- Alteração de fala e/ou visão dupla;
- Desorientação, convulsão ou mudança de equilíbrio.
No entanto, a consulta com um neurocirurgião geralmente ocorre por encaminhamento de outros médicos, como clínico geral ou neurologista, quando há necessidade de uma avaliação mais detalhada.
Além disso, também é encaminhado em caso de doenças ou sintomas neurológicos já diagnosticados que não respondem ao tratamento clínico ou que evoluem para piora funcional, podendo haver indicação de cirurgia.
Neurocirurgião especialista em coluna
O neurocirurgião especialista em coluna deve ser consultado em casos de dor crônica nas costas ou pescoço, estenose, fraturas, deformidades e compressões nervosas.
Nesses casos, o neurocirurgião utiliza tanto tratamentos clínicos quanto cirurgias, quando necessário, como o objetivo de aliviar a dor, restaurar a função e prevenir complicações, sempre avaliando se a intervenção cirúrgica é realmente necessária.