Neuleptil: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Neuleptil é um antipsicótico indicado para o tratamento de epilepsia, autismo, psicose, personalidade antissocial ou psicopatia, ajudando a a melhorar sintomas como agitação, hostilidade ou resposta social comprometida.

Esse remédio contém periciazina na sua composição sendo encontrado na forma de comprimidos de 10 mg ou solução oral de 10 mg/mL ou 40 mg/mL, vendido mediante apresentação de prescrição médica e retenção de uma via pela farmácia.

O Neuleptil deve ser usado por via oral com indicação do psiquiatra, neurologista ou neuropediatra, com doses individualizadas e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Neuleptil é indicado para o tratamento de distúrbios do comportamento, como:

  • Epilepsia;
  • Psicoses agudas ou crônicas;
  • Retardo mental com ou sem atividade convulsiva;
  • Personalidade antissocial;
  • Psicopatia;
  • Esquizofrenia.

Esse remédio ajuda a controlar sintomas dessas condições de saúde como agressividade, irritabilidade, impulsividade, hostilidade, desinteresse; negativismo, lentidão mental, egocentrismo, reações emotivas excessivas, dificuldade de coordenação motora, força e movimento ou resposta social comprometida, por exemplo.

Leia também: 10 tratamentos para autismo (e como cuidar da criança) tuasaude.com/tratamento-do-autismo

Além disso, o Neuleptil também pode ser usado para o tratamento de sintomas do autismo como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.

Neuleptil acalma?

O Neuleptil acalma ajudando a criança a ficar menos agitada, além de ter uma ação sedativa que ajuda a criança a dormir melhor.

O uso do Neuleptil pediátrico deve ser feito somente com indicação do neuropediatra.

Como funciona

O Neuleptil funciona bloqueando os efeitos da dopamina no cérebro, um tipo de neurotransmissor responsável pela comunicação entre os neurônios e regulação do humor, emoções e atenção.

Quando os níveis de dopamina estão altos pode causar comportamentos agressivos, hostilidade, impulsividade ou falta de coordenação motora, por exemplo.

Como tomar

O Neuleptil deve ser tomado por via oral junto com uma refeição, sempre nos horários orientados pelo médico.

A posologia do Neuleptil varia de acordo com sua apresentação que inclui:

1. Neuleptil 1% gotas

O Neuleptil 1% é uma solução em gotas de 10 mg/mL de periciazina, em que cada gota equivale a 0,25 mg de periciazina, sendo indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade.

A posologia do Neuleptil pediátrico 10mg/mL (1%) é de:

  • Crianças de 3 a 10 anos: a dose inicial é de 4 gotas (1 mg) por dia, durante os 3 primeiros dias. Essa dose pode ser aumentada gradativamente pelo médico até no máximo 10 mg por dia, que corresponde a 40 gotas;
  • Crianças com mais de 10 anos: a dose inicial é de 8 gotas (2 mg) por dia, durante os 3 primeiros dias. Essa dose pode ser aumentada gradativamente pelo médico até no máximo de 15 mg por dia, que equivale a 60 gotas;

As doses do Neuleptil pediátrico devem ser administrada em 2 a 3 tomadas por dia, sendo que a dose maior deve ser tomada à noite, conforme orientação do neuropediatra.

As gotas de Neuleptil não devem ser aplicadas diretamente na boca da criança, sendo recomendado adicionar as gotas em um copo ou colher com um pouco de água açucarada.

2. Neuleptil 4% gotas

O Neuleptil 4% é uma solução em gotas de 40 mg/mL, em que cada 1 gota equivale a 1 mg de periciazina, sendo indicada somente para adultos ou idosos.

A podologia recomendada nesses casos é de:

  • Adultos: a dose inicial recomendada é de 5 gotas por dia, que corresponde a 5 mg durante os três primeiros dias, podendo ser aumentada gradualmente pelo médico até 20 gotas (20 mg) a 25 gotas (25 mg), por dia, divididas em 2 a 3 doses, sendo a maior parte tomada à noite;
  • Idosos: a dose inicial é de 2 gotas (2mg) por dia, durante 3 dias, podendo ser aumentada pelo médico para até 15 gotas (15 mg) por dia, em doses divididas.

A duração do tratamento com o Neuleptil depende da orientação e indicação médica.

O Neuleptil gotas deve ser diluído em um pouco de água açucarada antes de tomar.

3. Neuleptil 10 mg comprimido

Os comprimidos de Neuleptil 10 mg são indicados somente para adultos.

As doses normalmente recomendadas são de 5 mg por dia, que corresponde a meio comprimido de 10 mg, durante os 3 primeiros dias de tratamento.

Essa a dose pode ser aumentada pelo médico, de forma gradativa, para 20 mg a 25 mg por dia, divididas em 2 ou 3 tomadas por dia, sendo a maior parte da dose tomada à noite.

O que fazer se esquecer de tomar

No caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Neuleptil são tontura, sonolência, insônia, ausência de menstruação, produção de leite pelas mamas, aumento ou desenvolvimento dos seios, retenção de urina, prisão de ventre, boca seca, sensibilidade a luz ou diminuição do desejo sexual.

Além disso, o Neuleptil pode causar a síndrome neuroléptica maligna, que é um efeito colateral grave que deve ser tratado imediatamente no hospital. Entenda o que é e sintomas da síndrome neuroléptica maligna.

Quem não deve usar

O Neuleptil não deve ser usado por crianças com menos de 3 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à periciazina ou problemas na uretra, na próstata ou glaucoma.

Além disso, o Neuleptil pode interferir na ação de outros remédios como amantadina, apomorfina, bromocriptina, cabergolina, entacapona, lisurida, pergolida, piribedil, pramipexol, quinagolida, ropinirol, por exemplo.

É importante informar ao médico e ao farmacêutico todos os medicamentos ou produtos naturais que são utilizados, para evitar aumento ou diminuição dos efeitos do Neuleptil e aparecimento de efeitos colaterais.