Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é nervo ulnar, onde fica e possíveis alterações

O nervo ulnar se estende desde o plexo braquial, que é o conjunto de nervos no ombro, passando pelos ossos do cotovelo e chegando até a parte interna da palma da mão. É um dos principais nervos do braço e tem como função enviar comandos para o movimento do antebraço, do punho e dos últimos dedos da mão, como o anelar e o mindinho.

Ao contrário da maioria dos nervos, o nervo ulnar não fica protegido por nenhum músculo ou osso, na região do cotovelo, e por isso quando ocorre uma batida nesta região é possível sentir a sensação de choque e formigamento nos dedos.

Por esse motivo, no nervo ulnar podem ocorrer lesões e paralisias devido a algum trauma ou por manter o cotovelo muito tempo dobrado. Também existe uma situação muito comum, chamada síndrome do túnel cubital, que acontece devido a uma compressão neste nervo e pode piorar em pessoas com outras doenças, como artrite reumatoide. Saiba mais o que é artrite reumatóide e quais são os sintomas.

O que é nervo ulnar, onde fica e possíveis alterações

Onde fica o nervo

O nervo ulnar percorre todo o braço, tendo como inicio uma região do ombro chamada plexo braquial, passando pelo túnel cubital, que é a parte interna do cotovelo, e chegando até as pontas dos dedos mindinho e anelar.

Na região do cotovelo, o nervo ulnar não tem nenhuma proteção de músculos ou ossos, por isso quando ocorre alguma batida neste local é possível sentir a sensação de choque por toda a extensão do braço.

Possíveis alterações

Assim como qualquer parte do corpo, o nervo ulnar pode sofrer alterações por causa de algum trauma ou por condições de saúde, causando dor e dificuldade para movimentar o braço e as mãos. Algumas destas alterações podem ser:

1. Lesões

O nervo ulnar pode sofrer lesões em qualquer local da sua extensão, devido a traumas no cotovelo ou no punho, sendo que essas lesões também podem ocorrer por causa de fibroses, que é quando o nervo fica mais endurecido. Os sintomas de lesões no nervo ulnar são dor intensa, dificuldade para mexer o braço, dor ao fletir o cotovelo ou o punho e "mão em garra", que é quando os últimos dedos ficam constantemente dobrados.

A lesão do ligamento colateral ulnar é um tipo de rompimento que pode acontecer quando uma pessoa cai e se apoia no dedo polegar ou cai segurando algum objeto, como esquiadores que sofrem uma queda com bastão na mão. 

O que fazer: assim que os sintomas surgirem é importante consultar um ortopedista para indicar o tratamento mais adequado que pode ser baseado no uso de medicamentos antiinflamatórios, corticoides e, em casos mais graves, cirurgia.

2. Compressão

A compressão do nervo ulnar, acontece geralmente na região do cotovelo, e é chamada de síndrome do túnel cubital, que pode ser causada pelo acúmulo de líquidos, pela pressão do nervo por períodos longos, esporões, artrite ou cistos nos ossos do cotovelo. Esta síndrome provoca, principalmente, sintomas que são constantes como dor no braço, dormência e formigamento nas mãos e nos dedos.

Em alguns casos mais avançados, a síndrome do túnel cubital causa fraqueza no braço e dificuldade de segurar objetos. Ao surgirem os sintomas é necessário procurar atendimento de um ortopedista, que poderá solicitar exames de raio X, ressonância magnética e exames de sangue.

O que fazer: após confirmado o diagnóstico de síndrome do túnel cubital, o médico pode recomendar medicamentos antiinflamatórios, como o ibuprofeno, para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do nervo e aliviar a dor.

Também podem ser indicado o uso de órteses ou talas para auxiliar na movimentação do braço, sendo que em último caso, o médico encaminha para cirurgia para aliviar a pressão no nervo ulnar.

3. Paralisia

A neuropatia ulnar, ocorre por causa da paralisia e perda muscular do nervo ulnar e leva a pessoa a perder sensibilidade e força no braço ou no punho. Esta condição acontece devido a um processo inflamatório que danifica o nervo e provoca dificuldade de movimentação ou atrofias no cotovelo, braço e dedos da mão.

Além disso, a neuropatia ulnar também pode deixar a pessoa com dificuldade de realizar atividades habituais com as mãos, como segurar o garfo ou um lápis, e pode provocar formigamento. Veja mais sobre outras causas de formigamento nas mãos.

É preciso consultar o ortopedista para que sejam realizados testes de sensibilidade local e outros exames de imagem como raio X, tomografia computadorizada e exames de sangue para analisar determinados marcadores de inflamação do corpo.

O que fazer: o médico poderá receitar medicamentos para reduzir os espasmos causados pela compressão do nervo, como gabapentina, carbamazepina ou fenitoína. Também poderão ser indicados corticoides e antiinflamatórios para reduzir a dor e a inflamação do nervo. Se mesmo com o tratamento medicamentoso os sintomas não melhorarem o médico poderá indicar cirurgia.

O tratamento com fisioterapia é importante para a recuperação dos movimentos e melhora dos sintomas como formigamento, queimação e dor, sendo que o fisioterapeuta poderá indicar exercícios para serem realizados em casa.

Bibliografia >

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Lesões do Plexo Braquial . 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/anatomia/files/2014/07/Lesoes-do-Plexo-Braquial.pdf>. Acesso em 21 Nov 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF ORTHOPAEDIC SURGEONS. Ulnar Nerve Entrapment at the Elbow (Cubital Tunnel Syndrome). 2019. Disponível em: <https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases--conditions/ulnar-nerve-entrapment-at-the-elbow-cubital-tunnel-syndrome>. Acesso em 21 Nov 2019
  • MOTTA, Geraldo; BARROS, Tarcísio. Ortopedia e traumatologia. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 174-176.
  • MATHIAS, Roger N. et al. Compressão do nervo ulnar na região do cotovelo. Arq Bras Neurocir. Vol.34. 128-133, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem