Grávida pode dormir de barriga para cima? (e melhor posição)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
abril 2022

Até ao 4º mês de gravidez a grávida pode dormir de barriga para cima, sem qualquer problema. No entanto, a partir do 4º mês o ideal é que tente dormir de lado, evitando também a posição de bruços.

Isso acontece porque, à medida que o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, começa a fazer mais peso sobre os músculos da respiração, outros órgãos e vasos sanguíneos, o que pode acabar causando desconfortos, como hemorroidas, inchaço das pernas ou formigamentos.

Assim, a partir do segundo trimestre de gestação, é melhor que a grávida durma somente de lado, podendo usar diferentes travesseiros para apoiar as pernas e a barriga para se sentir mais confortável e assim garantir uma boa circulação sanguínea, o que é importante para garantir a segurança e o bom desenvolvimento do bebê.

Por que não se deve dormir de barriga para cima

Depois que a barriga começa a crescer, além de ficar mais desconfortável dormir de barriga para cima, isso pode aumentar a dificuldade da mulher para respirar, já que o peso do útero pode pressionar os músculos da respiração.

Além disso, o peso da barriga pode ainda dificultar a passagem do sangue pelas artérias da região do quadril, o que aumenta o risco de hemorroidas, assim como o inchaço das pernas e a sensação de formigamento no pés.

É relativamente comum que a gestante, que está dormindo de barriga para cima, acorde pouco tempo depois de ficar nessa posição, já que é bastante mais desconfortável. Ainda assim, e embora possa ser desconfortável para a mulher, essa posição não traz qualquer problema para o bebê que está se desenvolvendo, não devendo ser motivo de preocupação caso se acorde nessa posição, mesmo depois de adormecer de lado.

Melhor posição para dormir

A melhor posição para dormir na gravidez é de lado, preferencialmente para o lado esquerdo. Isso porque, dormir virada para o lado direito pode diminuir ligeiramente a quantidade de sangue que circula para a placenta, reduzindo a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que chegam para o bebê.

Dormir para o lado esquerdo também melhora o funcionamento dos rins, o que faz com que haja maior eliminação de substâncias tóxicas que vão se acumulando no corpo da grávida.

Como dormir mais confortável

A melhor forma para dormir mais confortável durante a gravidez consiste em utilizar almofadas para apoiar o corpo e o peso da barriga. Uma forma simples, para mulheres que preferem dormir de barriga para cima, consiste em colocar almofadas nas costas para dormir numa posição ligeiramente sentada, que alivia o peso da barriga e também evita o refluxo.

Já no caso de dormir de lado, as almofadas também podem ser boas aliadas, já que pode ser colocada uma almofada por baixo da barriga para suportar melhor o peso e outra entre as pernas, para tornar a posição mais confortável.

Outra opção consiste em trocar a cama por um cadeirão reclinável e confortável, onde a grávida pode ficar com as costas ligeiramente mais elevadas, diminuindo o peso do útero sobre os órgãos, as veias e sobre os músculos da respiração.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • WHAT TO EXPECT. Sleeping Positions During Pregnancy. Disponível em: <https://www.whattoexpect.com/pregnancy/sleep-solutions/pregnancy-sleep-positions/>. Acesso em 29 jul 2019
  • HEALTHLINE. Your Guide to Sleeping on Your Back While Pregnant. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/pregnancy/sleep-positions>. Acesso em 29 jul 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.