Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 boas razões para colocar o bebê na Natação

A natação para bebês é recomendada para bebês a partir dos 6 meses de idade, pois aos 6 meses o bebê já tomou a maioria das vacinas, está mais desenvolvido e pronto para a atividade física e também porque antes desta idade a inflamação do ouvido é mais frequente.

No entanto, os pais devem ir ao pediatra para ele avaliar se o bebê pode ir às aulas de natação, pois ele pode ter problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.

Além disso, é importante os pais escolherem uma piscina que oferece boas condições para trocar e preparar o bebê para as aulas e verificarem se o cloro está com pH 7, neutro, e se a água está na temperatura ideal, que é entre 27 e 29ºC.

7 boas razões para colocar o bebê na Natação

As 7 boas razões para colocar o bebê na natação são:

  1. Melhora a coordenação motora do bebê;
  2. Estimula o apetite;
  3. Aumenta o vínculo afetivo entre os pais e o bebê;
  4. Previne algumas doenças respiratórias;
  5. Ajuda o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;
  6. Ajuda o bebê a dormir melhor;
  7. Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebê.

Além disso, a piscina relaxa o bebê, pois a piscina lembra quando o bebê estava dentro da barriga da mãe.

As aulas de natação devem ser orientadas por um professor especializado e pelos pais e a primeira aula deve durar cerca de 10-15 minutos, aumentando depois para 30 minutos. As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o sistema de regulação de temperatura do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e a sua capacidade de atenção ainda é mínima.

Conheça outros benefícios da natação para saúde.

Dicas para as aulas de natação do bebê

Na natação para bebês, é recomendado o bebê usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos, contudo, elas não são obrigatórias. Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado.

O bebê pode mergulhar na piscina com a presença do professor, mas só depois de 1 mês de aulas de natação e os óculos de natação só são recomendados a partir dos 3 anos de idade.

O uso de tampões auriculares pode causar eco e assustar o bebê, usar com cuidado.

É normal o bebê se assustar na primeira aula. Para o ajudar, os pais podem fazer brincadeiras com o bebê durante o banho para ele se acostumar com a água.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...